Era Uma Vez... -

Vídeo comprova que construtora Sá Cavalcante prometia restaurar o Sanatório Meduna

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_Imagem: Divulgação
_Imagem: Divulgação 

ERA SÓ PUBLICIDADE (ENGANOSA?)

Um dos exemplos de que a história e o que fazemos é importante para se olhar para o passado e dele extrair lições ou informações úteis sobre o que fazer, o que não fazer ou o que cobrar, é um vídeo (abaixo) de apresentação do empreendimento da Construtora Sá Cavalcante quando do lançamento do empreendimento Shopping Rio Poty. 

O vídeo anuncia o Sanatório Meduna restaurado no futuro em meio às muitas promessas, feito que hoje o empreendimento não se compromete mais ao recusar ratificar o que agora parece ser publicidade enganosa, como anunciou o Portal 180graus, através do Blog Bastidores, na tarde desta terça-feira (2º) - Shopping Rio Poty e construtora Sá Cavalcante podem vir a destruir o histórico Sanatório Meduna.

JORNALISTAS RETRATAVAM PRESERVAÇÃO DO MEDUNA

Matérias jornalistas à época do lançamento do shopping Rio Poty, como a do Portal O DIA, datada de 22 de março de 2012, em meio a show pomposo de Jorge Vercillo, traz que "o prédio original do sanatório [Meduna] será reformado para abrigar um complexo cultural, com biblioteca, pinacoteca, igreja, teatro e outros" - VER AQUI.O discurso, no entanto, agora é outro.

"ANTES QUE ACONTEÇA"

Em manifestação nas redes sociais, o professor Cineas Santos indaga se vão deixar mesmo a destruição do Sanatório Meduna acontecer, porque para ele, se depender das autoridades, o Meduna já era. O texto é intitulado de "Antes que aconteça".

"Por razões que ignoro, Teresina não tem o menor apreço por nada que lembre o passado. Seria melhor dizer: tem absoluto desprezo por tudo que não seja novidade. Nesse tudo cabem patrimônio edificado, patrimônio intangível, pessoas, memórias, etc. Por falta de um "passado glorioso", a cidade tornou-se novidadeira: vive de "tendências". Do patrimônio edificado, sobrou muito pouco. Por oportuno, vale lembrar que um supermercado engoliu o Clube das Classes Produtoras, um dos espaço mais belos da capital. Um outro destruiu a sede social do Piauí Esporte Clube. Um terceiro quer destruir o que sobrou do Sanatório Meduna. Vamos Deixar acontecer? Se depender das autoridades, a coisa degringola. À luta pelo direito de preservar o que foi construído com tantos sacrifícios".

Comentários

Trabalhe Conosco