
Policiais civis são presos por cobrar R$ 300 mil em propina de comerciantes no Rio de Janeiro
Três policiais civis e um quarto homem foram presos na manhã desta sexta-feira (4), sob suspeita de integrar uma associação criminosa que usava a estrutura da Polícia Civil para exigir propina de comerciantes dos setores de sucata, ferro-velho e reciclagem em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. A operação, batizada de Anhangá, cumpriu quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (GAESP/MPRJ) e pela Corregedoria da Polícia Civil.
Segundo a denúncia, os acusados atuavam uniformizados, armados e em viaturas oficiais, simulando fiscalizações para apontar supostas irregularidades e criar ambiente de intimidação. Em uma abordagem contra a SOF Comércio e Reciclagem de Sucatas, exigiram inicialmente R300mil,reduzindoparaR300mil,reduzindoparaR 100 mil parcelados e R800mensaisapoˊsrecusa.AvıˊtimatransferiuR800mensaisapoˊsrecusa.AvıˊtimatransferiuR 25 mil a um denunciado, que daria suporte financeiro ao grupo. Em outra investida, contra a Afermota, pediram R$ 20 mil, mas nenhum pagamento foi realizado.

A operação Anhangá faz referência à figura do folclore indígena protetora dos animais e florestas, aludindo à atuação contra agentes que teriam se valido da função de proteção para obter vantagens indevidas.










