• Confira: O que fazer no fim de semana em Teresina

    Com dificuldade para encontrar o que fazer nesse feriadão? Nós do 180graus montamos um compilado de eventos e shows que ocorrerão na capital durante o final de semana.

    Se você é do tipo que curte um bom clube no final de semana, aquela piscininha com uma carne assada na brasa e um churrasco, sempre pode visitar os clubes de Teresina, dentre eles estão o ElDorado, Chapadinha Sul, entre outros. Essas são ótimas opções para curtir o calorão do domingo.
     

        Facebook: Eldorado Country Club



    E no sábado a noite…
    Para a galera que gosta mais de uma baladinha a noite com os amigos em ambientes descontraídos, que possam relaxar da semana estressante, Teresina terá neste final de semana uma variedade de shows dentre elas o “FUNK NA ZONNA”, que é a festa de inauguração da casa de shows “ZONNA”, na avenida União, 2540, (ao lado da Ferronorte), na região norte da capital.

    Inclusão e Diversidade
    Para o público LGBTQIA+ também existem alternativas na noitada do fim de semana em Teresina, com certeza uma das melhores é o show de DJ 's, Casa de Troian, que ocorrerá na casa Light's Music Bar, localizada na rua Alcides Freitas, 1381, Mafuá, no centro norte de Teresina.

        Divulgação: Sympla

    As informações dos shows foram removidas do Site de Ingressos “Sympla”, confira as regras e condições de presença nos locais antes de comprar seu ingresso.
     

    Receba notícias do 180graus no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: t.me/noticias180graus

    PostMídia: (86) 9 9927-1422

  • Trabalhadores são resgatados em situação de trabalho escravo no Piauí

    Dez trabalhadores foram resgatados em situação análoga a de escravidão nos municípios piauienses de Currais e Palmeira do Piauí, região Sul do Estado. Os resgates foram feitos através de uma atuação do Grupo Móvel Estadual de Combate ao Trabalho Escravo, que envolve o Ministério Público do Trabalho e os auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho. Os trabalhadores atuavam na catação de raízes em Fazendas da região.

        MPT-PI

    Segundo o procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, que atuou nos resgates, os trabalhadores se encontravam em situação degradante. “Os alojamentos não tinham as condições mínimas. Eles estavam em barracas de lonas improvisadas no meio do mato, dormiam em redes armadas entre árvores e faziam suas refeições sentados em pedras. Os alimentos eram armazenados sem as mínimas condições de conservação. As refeições também eram preparadas em fogões improvisados nas pedras”, relata.

    Entre os resgatados em Currais estava um adolescente de 17 anos. Além das irregularidades nas condições de alojamento, foi constatado ainda que os trabalhadores estavam sem registro profissional. O procurador do Trabalho reiterou que as irregularidades trabalhistas na atividade de catação de raízes têm sido bastante comuns. “Tivemos um bom período de chuvas, propício para o plantio. Os produtores querem aproveitar essas terras e para isso precisam prepara-las. Fizemos algumas fiscalizações pelo interior e, nelas fizemos esses resgates”, pontua.

        MPT-PI

    Com a identificação do empregador, o MPT e os auditores fiscais do trabalho acordaram fazer uma rescisão indireta de contrato de trabalho, para garantir o pagamento dos direitos trabalhistas. Além disso, o empregador também fica obrigado a assinar carteira de trabalho, foi autuado pelos fiscais do trabalho e deverá assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o MPT-PI. Ele poderá entrar ainda na lista suja de trabalho escravo, sofrendo uma série de sanções. Os trabalhadores resgatados também receberão, por três meses, seguro desemprego.

    Esses foram os primeiros resgates de trabalhadores no Estado do Piauí em 2022. No entanto, o Ministério Público do Trabalho do Mato Grosso do Sul conseguiu resgatar outros cinco trabalhadores piauienses no município de Naviraí, que estavam atuando no plantio da cana de açúcar. “É importante que a sociedade se engaje também e procure o Ministério Público do Trabalho para formalizar as denúncias. Elas podem ser feitas pelo Disque 100, pelo site do MPT (www.prt22.mpt.mp.br), por exemplo, de maneira rápida e fácil”, conclama o procurador.

    Confira mais fotos:
     

        MPT-PI
        MPT-PI

     

    PostMídia (99) 8175-5041

  • Atleta piauiense vai estrear como ator em filme da Netflix

        Cedida por Kennedy Lima

    O jovem Kennedy Lima que mora atualmente no Rio de Janeiro, piononense, filho de Laurinda Pinheiro Neta, vai estrear no longa-metragem “Barba, cabelo & bigode”. O filme estreia na Netflix, neste mês, no dia 28. As informações são do Cidades na Net.

    Kennedy Lima vive o personagem Alexxis que é gerente de um salão de beleza no bairro carioca da Penha. Ele é amigo pessoal da dona do salão, Greyce Kelly, interpretado pela atriz, Juliana Alves. 

        Cedida por Kennedy Lima

    “A experiência de estar num set de filmagem com tantos artistas que respeito e admiro foi de uma alegria ímpar. Ser dirigido por um cara como o Rodrigo França que eu admiro e acompanho a estrada que é feita com tanto afeto e profissionalismo faz tudo ser incrível. É o meu primeiro longa. Já fiz outros trabalhos no cinema, mas nos bastidores”, conta o ator.

    O filme é dirigido por Rodrigo França. O roteiro é assinado por Anderson França, Marcelo Andrade e Silvio Guindane.

    A história traz Solange Couto e Lucas Koka Penteado como mãe e filho, e os protagonistas Cristina e Richardsson.

    “O filme mostra como a comunidade é, antes de tudo, formada por pessoas que querem se ajudar e apoiar umas às outras. Queremos deixar as pessoas com o coração bem quente e cheio de afeto”, diz Rodrigo França.

    Kennedy está no elenco juntos com os atores Juliana Alves, Rebecca, MV Bill, MC Carol, Yuri Marçal, Jeniffer Dias, Sérgio Loroza, Neuza Borges, Luana Xavier, Xando Graça, Nando Cunha, Bruno Jablonski e Leandro Santanna, Danrley Ferreira, Léa Garcia entre outros.

    Kennedy Lima

    Kennedy Lima nasceu no município de Pio IX e permaneceu até seus 17 anos, quando saiu de sua cidade natal para cursar Educação Física, no Ceará, na cidade de Crato. Anos depois, em 2012, foi aprovado para uma companhia de dança no Rio de Janeiro e em 2018 ingressou no esporte pelo Fluminense Futebol Clube, onde é nadador artístico.

     

    PostMídia (99) 8175-5041

  • Ônibus escolares de cidade do Piauí paralisam por falta de pagamento

    Mais de 130 alunos que moram na zona rural de José de Freitas-PI, a 48 km de Teresina, estão prejudicados em suas aulas, porque os cinco ônibus que fazem o transporte dos estudantes para as escolas do Governo do Estado do Piauí, na cidade de José de Freitas, paralisaram as atividades, por falta de pagamento aos motoristas e a empresa que venceu a licitação para fazer o transporte dos estudantes, que juntamente com os pais estão indignados com a situação. As informações são doSaraiva Repórter.

    De acordo com informações repassadas ao Saraivareporter.com, por uma fonte segura, que pediu sigilo do seu nome, desde o mês de abril até hoje, 4 de julho de 2022, quase quatro meses, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI) não efetua o pagamento da empresa Marvão Serviços Ltda, que ganhou a licitação para fazer o transporte dos mais de 130 estudantes que moram na zona rural de José de Freitas, e que estudam em escolas do Governo do Estado.

    Os motoristas dos cinco ônibus que paralisaram as atividades estão sem saber o que fazer, pois, há quase quatro meses não recebem salário, o que é muito difícil para um pai de família que precisa se alimentar e alimentar a família. Um ônibus transporta os alunos da região do povoado Mocambo, no horário da manhã, sendo que outro ônibus transporta os estudantes da região dos povoados Felicidade e Boqueirão, e um terceiro ônibus faz o transporte dos estudantes da região da grande Graciosa, para as escolas Antônio Freitas (Ginásio Moderno), Ferdinand Freitas e Pedro Freitas (Ensino Médio).

    Dois micro-ônibus fazem o transporte de alunos para a Escola Firmo José da Cunha, no povoado Ema, no período da noite. Todos paralisaram por falta de pagamento, por parte do Governo do Estado do Piauí, que há quase quatro meses não paga a empresa responsável pelo transporte dos alunos para as escolas do estado.

    Nessa semana, os alunos terão que fazer provas e estão prejudicados por falta de transporte, pois os cinco ônibus que estavam transportando eles (alunos) da zona rural de José de Freitas até as escolas, paralisaram, por falta de pagamento. O caso é grave e as autoridades competentes devem tomar providências com urgência, para evitar que os alunos tenham um prejuízo maior quanto aos seus estudos.

     

    PostMídia (99) 8175-5041

  • Piauí foi o único estado do Nordeste que reduziu a pobreza nos últimos dois anos

    O Piauí é o único estado da Região Nordeste que conseguiu reduzir a pobreza entre a população no período de 2019 a 2021. Nos demais estados a pobreza cresceu no mesmo período, assim como no Brasil, que registrou alta de 4,54 pontos percentuais. Os dados são do Mapa da Nova Pobreza divulgado, nessa quarta-feira (29/06), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Social. São consideras pobres pela FGV pessoas com renda domiciliar per capita de até R$ 497 mensais.

    A pesquisa alerta que no período, o número de pobres no Brasil cresceu em 9,6 milhões de pessoas entre 2019 e 2021, alcançando 62,9 milhões de brasileiros, ou 29,6% da população. A mudança da pobreza de 2019 a 2021 por Unidade da Federação revela que o maior incremento se deu em Pernambuco (8,14 pontos percentuais). Além do Piauí, que reduziu a pobreza em 0,03 pp, o único outro estado que também registrou queda foi Tocantins (0,95 pp).

    A governadora Regina Sousa destaca que esse estudo mostra que houve um investimento por parte do estado em ações que promovem o desenvolvimento econômico dos municípios. “Isso é bom. Significa que a renda do piauiense cresceu. A gente ultrapassou alguns estados e não figura mais nessa lista dos 50 menores PIB per capita”, completa a gestora.

    O estudo dividiu o Brasil em 146 estratos geográficos, dentro de todas as unidades da Federação. Nos três estratos em que o Piauí foi dividido, houve redução da pobreza na região “Baixo Parnaíba do Piauí”, de 56,05% da população em 2019 para 49,81% em 2021; e também na região Alto Parnaíba e Chapadas do Sul do Piauí (queda de 55,59% dos piauienses para 52,88%, respectivamente).

    Em relação ao total da população, o Piauí foi o segundo estado da Região Nordeste com menor índice de pobreza, chegando a 45,81% dos habitantes, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, que registrou 42,86% de pobres. No vizinho estado do Maranhão, por exemplo, 57,90% da população é considerada pobre.

    Entre as diversas medidas para combater a pobreza e acelerar o desenvolvimento do Piauí, estão a atração de novos investimentos, com instalação de empresas, o crescimento das exportações agrícolas, a liberação de crédito para incentivar o empreendedorismo (por meio da Piauí Fomento), o apoio incessante à agricultura familiar, e também o lançamento do Cartão Sasc Emergencial e Cartão PRO Social.

    O Cartão Sasc Emergencial beneficiou 15 mil famílias piauienses em 2021, com um benefício de R$ 200 durante dois meses, representante uma injeção de R$ 6 milhões na renda dessas famílias. O recurso foi 100% estadual.

    Já o Cartão PRO Social, lançado em dezembro de 2021, consiste num cartão com crédito de R$ 200 durante seis meses, para 8 mil famílias vulneráveis.

    “Conseguimos reduzir a pobreza, mas precisamos fazer muito mais até reduzi-la a zero ou próximo disso. Isso só será possível com ajuda do Governo Federal, pois a economia piauiense depende da brasileira”, explica a governadora.

  • Técnico cai do poste ao trocar lâmpadas na Zona Norte de Teresina

    Durante a manutenção nos refletores em uma praça localizada no bairro Mafrense II, na Zona Norte de Teresina, um técnico que estava em cima do poste caiu junto com o poste e sofreu escoriações pelo corpo, por volta das 11 horas desta quinta-feira (30/06). O técnico é contratado por uma empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura de Teresina.

    Moradores do local relatam que há algum tempo o outro poste que ficavam os refletores também caiu e por sorte não passava ninguém pelo local, falaram também que depois da queda desse poste não foi colocado outro no local, deixando a praça escura e propicia para usuários de drogas.

    O técnico felizmente não teve ferimentos muito graves, teve os primeiros socorros realizados por Motolâncias (Moto do SAMU), mas aguardou cerca de 1 hora até a chegada da ambulância no local.

    PostMídia: (86) 9 9800-9535

  • Greve dos professores da rede estadual do Piauí chega ao fim

    Em Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (29/06) os trabalhadores da rede estadual de educação deliberaram pelo final da greve que a categoria deflagrou há 127 dias.

        Sinte

    A decisão foi unânime e se deu principalmente devido ao corte do ponto dos servidores.

    "A posição do Sindicato foi de não sacrificar a categoria, por conta do corte de ponto, muitos professores tem apenas o serviço estadual e a pressão está grande", disse a assessoria do Sinte.

    Mesmo com o fim da greve a categoria  informa que continuará com manifestações regulares por todo o estado. 

     

    PostMídia (99) 8175-5041

     

  • Enxame de abelhas assusta fiéis durante missa em Catedral de cidade do Piauí

    Nos últimos dois meses duas ocorrências envolvendo enxames de abelhas na área urbana de Campo Maior foram registradas gerando pânico na população.  informações são doCampo Maior em Foco.

    Na manhã desta quarta-feira (08/06) aconteceu mais um incidente envolvendo esses animais e mais uma vez a Defesa Civil do município precisou ser acionada. 

    Segundo a assessoria de comunicação da Diocese, estava havendo uma celebração religiosa dentro da Catedral de Santo Antônio quando o enxame foi percebido, no alto da torre central, causando pânico nos fiéis que estavam presentes na missa.

    Testemunhas contam que algumas pessoas chegaram a ser atacadas tanto dentro do santuário quanto fora.  A Defesa Civil interditou as áreas de acesso ao local para que o enxame fosse removido.

     

    PostMídia (99) 81 75-5041

  • INMET coloca o Norte do Piauí sob alerta laranja com precipitação de até 100 mm/dia

        Reprodução

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (03/06), um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para 48 municípios da região Norte do Piauí, incluindo o litoral.

    De acordo com o instituto, a previsão vai até sábado (04/06) sendo esperados entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 mm/dia a 100 milímetros por dia, com ventos intensos que podem chegar até 100 km/h.

    O instituto ainda emite algumas recomendações:

    Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);

    Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

    Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

    Confira a lista dos municípios piauienses que estão no alerta:

    Barras, Batalha, Boa Hora,Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Domingos Mourão, Esperantina, Ilha Grande, Jatobá do Piauí, Joaquim Pires, Joca Marques, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Milton Brandão, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Parnaíba, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Porto, São João da Fronteira, São João do Arraial, São José do Divino, Sigefredo Pacheco, União.

     

    PostMídia (99) 8175-5041

     

  • Furto de fiação deixa hospital no Piauí sem telefonia fixa por tempo indeterminado

        Ascom

    O Hospital Regional Tibério Nunes, na cidade de Floriano, está com o sistema das linhas telefônicas desativado após o furto dos cabos na região. Além da unidade hospitalar, outras residências e estabelecimentos comerciais, no bairro Manguinha, também estão sem a linha de telefone. O furto foi confirmado nesta quinta-feira (02/06). As informações são do Portal Ponto X.

    A direção informou que já entrou em contato com a empresa responsável pelos cabos, mas que não há previsão rápida para a substituição dos fios. Diante dessa situação, a direção buscou pela contratação de outra empresa do ramo, que deu o prazo inicial de 15 dias para normalizar a situação.

    A Avenida Santos Dummont, onde os fios foram furtados, fica está localizada a duas quadras no hospital regional. Essa avenida separa os bairros Manguinha e Irapuá I.

    Leia a nota de esclarecimento

    Nossas linhas estão desativados, devido ao furto de cabo de internet de 200 pares da empresa Oi Velox, na Avenida Santos Dumont, cabos que alimentam o sistema de telecomunicação das linhas telefônicas da nossa Central. Em busca de solucionar o problema e reduzir os transtornos, entramos em contato com a empresa ‘Oi’, porém, não estipularam prazos devido mudanças institucionais da empresa, e para evitar mais desgastes e buscando atender da melhor forma, buscamos soluções eficazes com outro responsável experiente no ramo, e a previsão para normalizar é de 15 dias, onde será feita a mudança da linha convencional para fibra óptica.

     

    PostMídia (99) 8175-5041

Carregar mais