E a regulamentação do uso? -

Ministro de Temer participa de Fórum sobre Drogas e diz que o Brasil fará o que nem os EUA fizeram

Aconteceu ontem e hoje o VIII Fórum Social sobre Drogas do Piauí realizado pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí.

O 180graus cobriu o evento. Veja a integra aqui.

Segundo a matéria, dentre os presentes à abertura, estavam o governador Wellington Dias; o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; o coordenador-geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa e os secretários de Estado da Assistência Social, José Santana; da Saúde, Florentino Veras; Segurança, Fabio Abreu, e do coordenador de Políticas sobre Drogas, Sâmio Falcão.

O jornalista Jhone Sousa, autor da matéria, destaca que para Wellington Dias, o Brasil tem um grande desafio  mas têm dado passos largos na direção do controle de armas, munições e drogas nas suas fronteiras. “O Brasil está se tornando a nova Colômbia da América do Sul, e precisamos tomar providencias quanto a isso. Reconheço que, além do combate ao crime, temos que cuidar das pessoas que têm uma dependência, seja de álcool, cocaína, crack, ou outras, por isso, temos a necessidade de ter uma rede de acolhimento que conte com a forte integração do setor público e a sociedade, pois as drogas estão em todas as classes sociais e cada vez mais perto das nossas crianças e adolescentes”, disse o governador.

Já, de acordo com Osmar Terra, a questão das drogas é uma epidemia e que traz junto a violência. “...Temos que ter tolerância zero ao uso de drogas, além de tirar as drogas de circulação, tirar os traficantes das ruas, precisamos informar melhor nossos adolescentes. Hoje vende-se a ideia de que droga é remédio, que maconha não faz mal, no entanto, pode causar danos irreversíveis ao cérebro e é muito mais prejudicial ao pulmão do que o cigarro”, destacou o ministro do Desenvolvimento Social.

O coordenador-geral da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, espera que o fórum seja um mecanismo de alerta e que possa apresentar soluções efetivas que seja implantada na Política Sobre Drogas do Estado do Piauí.“É chegada a hora de cada um de nós perguntarmos para nós mesmos o que estamos fazendo para proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes contra as drogas? O fórum tem esse caráter também instigador e, por isso, é importante que, tanto as autoridades que fazem a política sobre drogas estejam aqui presentes, mas precisamos também do apoio da sociedade em geral”, comentou Célio.

Lamento que as três autoridades citadas na matéria tenham ficado no lugar-comum de sempre. Combate, combate e combate às drogas. Desde sempre, este “combate” acontece e o que se vê, diariamente, é o aumento de usuários de drogas, o tráfico impondo suas normas e o aumento da violência.

Entorpecentes não aparecem do nada. Eles estão aí, na natureza. O Estado precisa regulamentar o seu uso. O tal “combate” e a realidade dos nossos dias, é o atestado de incapacidade do Estado de proibir o uso, criminalizando aqueles que escaparam do tal “combate”.  

O Estado é obrigado a fazer isso para deixar de ser hipócrita. Como que o Estado regulamenta e inclusive fatura sobre as vendas de cigarro e bebidas alcóolicas e fica fazendo pregação de “combate” a outras drogas.  

A fala do ministro Osmar Terra é de um nonsense sem tamanho. Ele disse:     "Temos que ter tolerância zero ao uso de drogas, além de tirar as drogas de circulação, tirar os traficantes das ruas”. É muita audácia. Os Estado Unidos da América não tiraram drogas de circulação, nem traficantes das ruas. Como o Brasil de Osmar Terra, ministro de Michel Temer, vai fazer isso?

- A tolerância zero Osmar Terra deveria ser com a corrupção praticada por seu presidente e os traficantes do dinheiro público deveriam sair dos palácios de governos, isso sim! Nada mata mais que isso.

Como esperar algo de um Fórum sobre Drogas se as principais autoridades não fazem referência, por exemplo, ao PL 7270/2014, de autoria do deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ)   que regula a produção e comercialização da maconha?

Hoje realizamos o VIII Fórum Social sobre Drogas do Piauí, continuando nesta ‘eficaz’ política do “combate”, em breve, estaremos fazendo a edição de numero 80 do Fórum.  

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco