Veja a programação -

Nossa Senhora Aparecida: um dia de devoção e celebração para milhões de fiéis piauienses

No dia 12 de outubro, o Brasil se une em devoção e celebração para homenagear Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país. Esta data é um símbolo de fé e esperança para milhões de fiéis, marcada por diversas atividades religiosas e culturais que unem pessoas de diferentes origens em torno do amor e veneração à Virgem Maria.

No Piauí: 

No estado do Piauí, a devoção a Nossa Senhora Aparecida transcende fronteiras e se torna uma expressão profunda de fé e união entre os piauienses. Em cidades por todo o estado, fiéis se reúnem para celebrar o Dia da Padroeira do Brasil em um espírito de devoção e comunhão.

Foto: Reprodução

A Arquidiocese de Teresina celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida com a 17ª Festa da Mãe de Deus. A programação terá início às 6h30 com concentração no adro da Igreja São Benedito. Em seguida, às 7h, Santa Missa presidida por Dom Juarez Marques, arcebispo metropolitano de Teresina.

Após a Celebração Eucarística os católicos seguem em procissão pelas ruas do Centro de Teresina em direção a Catedral de Nossa Senhora das Dores, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora. Durante todo o percurso, haverá recitação do terço com parada em cada início de mistério em alguns pontos devidamente sinalizados e montados para esse momento.

Foto: Reprodução

Com o tema ‘Mãe Aparecida; dai-nos coração ardente, e pés a caminho’, a solenidade deve reunir centenas de católicos para celebrar a Padroeira do Brasil em unidade com o Santuário de Aparecida. O coordenador da Festa, padre Geneilson Bezerra, externa que todos são convidados a viver o dia dedicado à Virgem Maria, que representa este sinal de graça do amor de Deus.

“Nós enquanto cristãos devemos nos reunir nesta grande festa para celebrar a nossa padroeira, em sintonia com o Santuário de Aparecida, alimentando ainda mais a nossa fé e o amor por nossa Mãe, que nos dar também esse ardor missionário para que estejamos sempre com os pés a caminho da missão”, disse o sacerdote.

Surgindo através da necessidade de um momento mariano em Teresina, em sua 17ª edição, a Festa da Mãe de Deus representa uma expressão pública de fé desta Igreja Particular. Como forma de divulgação e preparação para a grande festa, durante 11 dias a imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrina em alguns locais que integram o território geográfico da Arquidiocese de Teresina.

Foto: Reprodução

Dom Juarez Marques reforça a importância de Maria como exemplo de missionária. “Nossa Senhora é aquela que mais soube escutar a Palavra. Maria é aquela que é modelo de discípula porque soube escutar e colocar-se a caminho. ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra’. Portanto, venha participar conosco, neste 12 de outubro, da Festa da Mãe de Deus”, convida o arcebispo.

A história de Nossa Senhora Aparecida:

A história de Nossa Senhora Aparecida remonta ao ano de 1717, quando pescadores encontraram uma pequena imagem da Virgem Maria nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo. Após este milagroso achado, muitos acreditaram ser um sinal divino e começaram a prestar homenagens à imagem, construindo uma capela em seu nome. Ao longo dos anos, a devoção à Nossa Senhora Aparecida cresceu exponencialmente, transformando-se em uma das maiores expressões de fé no Brasil.

O dia de celebração:

O dia 12 de outubro é uma ocasião especial para os fiéis católicos. Milhões de pessoas de todas as idades se dirigem a basílicas, igrejas e santuários dedicados a Nossa Senhora Aparecida para expressar sua devoção. As cerimônias incluem missas solenes, procissões, cânticos religiosos e orações, todas realizadas em honra à padroeira do Brasil. Muitos devotos também aproveitam a data para agradecer pelas graças recebidas e fazer pedidos de proteção e bênçãos para suas famílias e entes queridos.

Um dia de confraternização e solidariedade:

Além das atividades religiosas, o Dia de Nossa Senhora Aparecida é também um momento de confraternização e solidariedade. Muitas comunidades organizam eventos beneficentes, distribuição de alimentos para os necessitados e outras ações de caridade como uma forma de viver os ensinamentos de amor ao próximo propagados por Nossa Senhora.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco