• No Piauí, capela desaba após chuva e imagens de Nossa Senhora e Cristo Crucificado ficam intactas

    Fortes chuvas foram registradas na macrorregião de Picos nos últimos dois dias. Além dos alagamentos provocados pelo grande volume de chuvas em algumas cidades, no município de Padre Marcos, uma Capela desabou. As informações são do Cidades na Net

    A Capela São Francisco de Assis, localizada no povoado Riacho do Padre, zona rural de Padre Marcos, desabou na manhã desta quarta-feira, 15 de março, após a forte chuva registrada a noite.

    Foto: Cidades na Net

    Toda a estrutura da Capela ficou comprometida, o teto desabou e as paredes que não caíram, ficaram com rachaduras, porém as imagens de Jesus Crucificado, de São Francisco e de Nossa Senhora Aparecida ficaram intactas. A situação surpreendeu os moradores da comunidade.

    Segundo informou, o senhor Santiago José da Costa, que reside próximo a Capela, o desabamento aconteceu por volta das 7h. “Eu estava na roça, tinha ido deixar o gado, quando ouviu um barulho forte, quando cheguei a Capela tinha caído”, disse.

    Foto: Cidades na Net

    O senhor Santigo, disse que a imagem de São Francisco estava no altar que ficou destruído com o desabamento do teto. Já imagem de Jesus Cristo Crucificado estava na parede próximo ao altar. “A Capela ficou toda destruída, mas as imagens não foram destruídas”, afirmou o morador.

    A Irmã do senhor Santiago, a senhora Maria Graciosa, com as imagens que foram retiradas intactas da capela, após o desabamento

    A imagem de Nossa Senhora aparecida, que ficava em cima de uma mesa, não foi atingida e também permaneceu intacta.

    A Capela foi construída em 1978, pela Diocese de Picos e anualmente é celebrado no mês de outubro, o dia de São Francisco de Assis.

    Foto: Cidades na Net
    Foto: Cidades na Net

  • Fome é tema da Campanha da Fraternidade de 2023: "dai-lhes vós mesmo de comer!”

    A Campanha da Fraternidade tem a fome como tema em 2023. O movimento, promovido pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964, marca a Quaresma, período religioso entre o Carnaval e a Páscoa. As informações são do Metrópoles.

    É a terceira vez que a fome é tema da Campanha promovida pela Igreja Católica. A volta se deve à urgência da situação no país. Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no Brasil.

    Além disso, após uma década, o país voltou a aparecer no Mapa da Fome divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

    O tema escolhido pela CNBB tem o lema do Evangelho de Mateus “Dai-lhes vós mesmo de comer!”. A frase é dita por Jesus Cristo pouco antes do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes para alimentar uma multidão.

    Segundo a sede da CNBB, em Brasília, um dos objetivos deste ano é “propor aos fiéis um caminho de conversão para não ceder à cultura da indiferença frente ao sofrimento humano”.

    A cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade de 2023 será realizada com uma Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, sede da CNBB, em Brasília, a partir das 9 horas.

     

  • Arquidiocese de Teresina divulga horários de missas desta Quarta-Feira de Cinzas

    Marcando o início da Quaresma no calendário litúrgico, este ano a Quarta-Feira de Cinzas é celebrada no dia 22 de fevereiro. Período de penitência e oração mais intensa, é nesta época que os cristãos são convidados a se preparar para celebrar os mistérios da Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

    Durante a celebração, os fiéis recebem a “imposição das cinzas”, como sinal de conversão cristã em preparação para a Páscoa. A Igreja propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, a oração, a penitência e a caridade como práticas a serem vivenciadas de maneira ainda mais intensa pelos fiéis ao longo dos próximos 40 dias.

    O padre Isaías Pereira, assessor eclesiástico da Comunicação na Arquidiocese de Teresina, reforça que a quarta-feira de cinzas é um tempo muito especial para a fé cristã, pois marca o início da Quaresma, que é um tempo de conversão.

    “A palavra forte da Quaresma é sempre conversão, muito presente na celebração da Quarta-Feira de Cinzas. Quando se impõe as cinzas na fronte dos fiéis o padre diz: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’, ou seja, as cinzas são para lembrar que nós somos pó e que um dia voltaremos ao pó, e enquanto caminhamos nesta vida devemos ser cada dia melhores e buscarmos de fato uma vida reta, porque Deus nos chama a santidade que passa por um caminho de conversão”, ressaltou.

    Na quarta-feira (22/02), as paróquias da Arquidiocese de Teresina realizam a Missa de Cinzas, conforme os horários específicos de cada comunidade. Para mais informações, os fiéis devem procurar a secretaria paroquial ou as redes sociais da sua comunidade. O administrador apostólico, Dom Jacinto Brito, presidirá celebração eucarística no horário de 17h na Catedral de Nossa Senhora das Dores.

    “Neste dia é de suma importância que os fiéis participem da Santa Missa em sua comunidade. Nós só poderemos passar por este período de conversão se escutarmos a palavra de Deus, que vai nos orientar por onde devemos caminhar, e também nos alimentando do seu Corpo na Eucaristia, que é a força de quem busca ser melhor e uma conversão verdadeira”, finaliza o padre.

    Foto: Reprodução/Arquidiocese de Teresina

    FORANIA CENTRO
    – Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores (Praça Saraiva) – 07h; 12h e 17h;
    – Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Centro) – 7h15; 09h e 17h;
    – Paróquia São Benedito – 6h30 e 17h;
    – Capela Mater Dolorosa (Dom Barreto) – 9h e 18h;

    FORANIA SUL I
    – Paróquia de Cristo Rei (Cristo Rei) – (Aparecida) 08h; (Matriz) 19h;
    – Paróquia Nossa Senhora da Paz (Vila da Paz) – (Igreja São José) 6h30; (N. Sra Perpétuo Socorro) 9h; (Matriz) 19h;
    – Paróquia de São Pedro Apóstolo (São Pedro) – (Com. Sagrada Família) 12h; (Com. Santo Antônio) 17h; (Matriz) 18h30;

    FORANIA SUL II
    – Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Morada Nova) – (Matriz) 07h30 e 19h; (Com. N. S. do Carmo) 17h30; (Com. Santa Rita) 17h30; (Com. N. S. Maria Auxiliadora) 07h30; (Com. Santo Expedito) 08h; (Com. São Francisco das Chagas) 19h;
    – Diaconia Territorial São Francisco de Assis (Angelim) – (Matriz) 08h e 17h; (Comunidade N. Senhora das Mercês) 18h; (Com. São Sebastião) 18h30; (Com. Santa Rosa de Lima) 19h;
    – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cerâmica Cil) – (Matriz) 7h30 e 18h; (Lagoa do Piauí) 09h;

    FORANIA NORTE I
    – Paróquia São Paulo (Bom Jesus) – 7h e 19h;
    – Paróquia São José Operário (Vila Operária) – (Matriz) 8h e 19h, (Matinha) 8h, (Matadouro) 19h, (Conjunto dos Moradores) 8h, (Bom Jesus) 19h, (Acarape) 19h;
    – Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Cabral) – 07h, 09h e 18h30;

    FORANIA NORTE II
    – Paróquia Divino Espírito Santo (Povoado São Vicente) – 7h30;
    – Área Pastoral São José (Residencial Jacinta Andrade) – 19h30;

    FORANIA LESTE
    – Paróquia São Cristóvão (São Cristóvão) – 07h e 19h;
    – Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima) – (Matriz) 08h, 11h e 18h; (Igreja Sagrado Coração de Jesus) 19h;

    FORANIA SUDESTE
    – Paróquia Nossa Senhora de Fátima e do Santo Rosário (Gurupi) – (Matriz) 07h e 19h; (Com. Menino Deus) 17h;
    – Paróquia Imaculada Conceição de Maria (Tancredo Neves) – (Matriz) 19h;
    – Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Dirceu II) – 06h e 19h;
    – Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Renascenças I) – (Matriz) 19h;
    – Paróquia Cristo Libertador (Renascença II) – (Matriz) 7h e 19h);

    FORANIA RURAL I
    – Paróquia Menino Deus (Monsenhor Gil) – 19h;

  • Papa Francisco nomeia novo arcebispo para Arquidiocese de Teresina

    O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (04/01), Dom Juarez Sousa da Silva como novo arcebispo metropolitano de Teresina. Desde 2016, ele exercia o ministério de bispo diocesano de Parnaíba/PI.

    Após 10 anos de episcopado na Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito torna-se bispo emérito nesta Igreja particular.

    Papa Francisco nomeia novo arcebispo para Arquidiocese de Teresina
    Papa Francisco nomeia novo arcebispo para Arquidiocese de Teresina

    Trajetória eclesial

    Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí – PI, no dia 30 de junho de 1961. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Cursou o Ensino fundamental na Unidade Escolar Matias Olímpio e Unidade Escolar Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o Ensino Médio, no Curso Técnico Tradutor e Intérprete no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR. Fez bacharelado em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI, é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma – Itália. Foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI, e presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras – PI.

    Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos-PI, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008. Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras-PI, pelo Santo Padre, o Papa Bento VI; sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras – PI, onde exerceu seu pastoreio até o dia 06 de janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade desta diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano.

    Atualmente é presidente do Regional Nordeste IV da CNBB, sendo nomeado hoje, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, o 8º arcebispo metropolitano de Teresina. Dom Juarez tem o lema episcopal Ut vitam habeant (Para que tenham vida – Jo 10,10).

    Por meio de nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma saudação ao novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez de Souza da Silva, e um agradecimento a Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, agora emérito.

  • Arquidiocese de Teresina lamenta a morte do Papa Emérito Bento XVI: 'deixa um legado extraordinário'

    A Arquidiocese de Teresina divulgou neste sábado (31/12) uma nota de pesar lamentando a morte do Papa Emérito Bento XVI, e destacou o legado extraordinário deixado à Igreja e ao mundo, com uma vida inteira dedicada a fé com ardor, humildade e zelo apostólico. O Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado (31/12), aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias.

    Foto: FramePhoto/Folhapress**ARQUIVO** São Paulo, SP.10.05.2007 - Visita do papa Bento 16 ao Brasil: o papa Bento 16 durante missa e encontro com a juventude católica, no estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP). (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)
    **ARQUIVO** São Paulo, SP.10.05.2007 - Visita do papa Bento 16 ao Brasil: o papa Bento 16 durante missa e encontro com a juventude católica, no estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP). (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

    CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

    A Arquidiocese de Teresina, com profundo pesar, se despede do Papa Emérito Bento XVI, que faleceu na manhã deste sábado, 31 de dezembro, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

    Bento XVI deixa um legado extraordinário à Igreja e ao mundo, com uma vida inteira dedicada a fé com ardor, humildade e zelo apostólico. Sua vida é um grande testemunho do poder da verdade a serviço da vida e do bem comum.

    Um dos maiores teólogos da atualidade, deixa um legado teológico e magisterial de referência. Sua obra o destaca entre os maiores teólogos da Igreja de todos os tempos.

    Diante da Páscoa deste grande servo de Deus, enquanto Igreja particular de Teresina manifestamos também a nossa gratidão ao papa emérito, que em seu pontificado nomeou Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho como Arcebispo Metropolitano de Teresina, no ano de 2012.

    Segundo informações do Vaticano, as exéquias de Bento XVI terão início na segunda-feira (02) na Basílica de São Pedro, com funeral previsto para quinta-feira (05), presidido pelo Papa Francisco.

    🖤 Até o céu, Santo Padre! Descanse em paz!  

  • Morre, aos 95 anos, o papa emérito Bento XVI

    O Vaticano confirmou, por meio de um publicação no Twitter, a morte do papa emérito Bento XVI, neste sábado (31/12).

    Bento XVI tinha 95 anos e se encontrava em estado grave. O papa Francisco, atual chefe da Igreja Católica, fez, durante a semana, pedidos de orações aos fiéis para o seu antecessor.

    Mateo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, publicou nota confirmando a morte de Bento XVI neste sábado. “Com pesar informo que o papa emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, diz o comunicado. A causa da morte ainda não foi confirmada.

    Nascido Joseph Aloisius Ratzinger, o papa emérito renunciou ao cargo em 2013, algo que só havia acontecido há 600 anos. Desde então, vivia em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, com o secretário dele, o arcebispo Georg Ganswein, auxiliares e uma equipe médica.

    Foto: FramePhoto/Folhapress**ARQUIVO** São Paulo, SP.10.05.2007 - Visita do papa Bento 16 ao Brasil: o papa Bento 16 durante missa e encontro com a juventude católica, no estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP). (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)
    **ARQUIVO** São Paulo, SP.10.05.2007 - Visita do papa Bento 16 ao Brasil: o papa Bento 16 durante missa e encontro com a juventude católica, no estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP). (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

    A vida

    Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927, em uma pequena vila chamada Marktl am Inn, na Baviera, Alemanha, às margens do rio Inn. Seus pais eram Joseph, um comissário de polícia, e Maria Peintner.

    Ele entrou no seminário em 1939 e se tornou padre em 29 de junho de 1951. Na tarde de 19 de abril de 2005, Ratzinger foi escolhido como papa para suceder o futuro santo João Paulo II, que exerceu a função por 26 anos, 5 meses e 17 dias.

    Depois de dois dias e quatro rodadas de conclave, às 17h56 (horário local), a chaminé da Capela Sistina exalou a fumaça branca: havia sido escolhido o 265º sucessor de Pedro. Então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Ratzinger pediu para ser chamado de Bento XVI.

    A explicação: ele queria se inspirar na coragem de Bento XV (1914-1922) durante a 1ª Guerra Mundial. E também em São Bento de Núrsia, copadroeiro da Europa, chamado de Patriarca do monarquismo ocidental.

    A renúncia

    O papa Bento XVI anunciou sua renúncia em 11 de fevereiro de 2013, e deixou o cargo em 28 de fevereiro de 2013. Segundo o próprio papa, foi uma “escolha difícil”, mas feita “em plena consciência”. Diversas vezes ele falou que não se arrependia. E sempre deixou claro que renunciava por causa da velhice.

    “Alguns de meus amigos um tanto ‘fanáticos’ ainda estão irritados, eles não quiseram aceitar minha escolha. Acreditam nas teorias de conspiração: alguns disseram que foi por causa do escândalo Vatileaks, outros por causa de um complô da lobby gay, outros ainda por causa do caso do teólogo conservador Lefebvrian Richard Williamson. Eles não querem acreditar em uma escolha feita conscientemente. Mas minha consciência está limpa”, explicou Bento XV, em uma entrevista reveladora ao jornal Corriere della Sera.

    Era a primeira vez que um papa renunciava em 600 anos.

  • Padre da Diocese de Teresina explica o verdadeiro significado do Natal

    Foto: ReproduçãoPadre explica o verdadeiro significado do Natal
    Padre explica o verdadeiro significado do Natal

    A Igreja Católica celebra no dia 25 de dezembro o nascimento do Menino Jesus, remetendo os cristãos ao espírito de paz, solidariedade e alegria. É durante o Natal, que há a renovação da vinda de Cristo e um novo clima paira no ar. As ruas, casas e lojas se iluminam e encantam trazendo um colorido especial, convidando a comunidade à grande celebração. 

    Envolvidos por várias mudanças de comportamento e das vivências próprias do fim de ano, a comunidade vive um tempo diferente. Segundo o Padre Isaias Pereira, assessor eclesiástico da Comunicação na Arquidiocese de Teresina, existe uma grande diferença entre a vivência do Natal na Igreja e do Natal comercial.  

    De acordo com o sacerdote, muitas vezes a comunidade esquece o verdadeiro significado da celebração, dando mais importância aos presentes, do que com o nascimento do Menino Jesus. “As propagandas natalinas têm começado cada vez mais cedo, muitas vezes fazendo com que as pessoas também se antecipem nas compras de Natal e decoração de suas casas antes do tempo”, destaca o sacerdote. 

    O padre externa que a melhor maneira de se preparar para a vivência deste período é ter a esperança como centro da vida. “É nesta época que precisamos ter a esperança como foco de nossa vida, além da necessidade de preparar o nosso coração através da conversão e da mudança. Não podemos deixar só os apelos comerciais tomarem conta e esquecermos o verdadeiro significado do Natal. Jesus nasce e com Ele nós também renascemos”, explica. 

    A melhor forma de comemorar o nascimento de Cristo é em família, sempre que possível, já que o Natal também é um período de confraternização. “É sempre importante que as famílias busquem se reunir, fazendo uma ceia nem que seja simples, para que todos se reúnam ao redor da mesa e agradeçam a Deus pelos aprendizados e pela saúde, além de pedir que o Menino que vai nascer, abençoe o ano que vai se iniciar”, finaliza. 

    A melhor forma de resgatar o sentido do Natal é repassar para as futuras gerações, o que de fato representa esta época e a melhor forma de vivenciá-la, fazendo ecoar no coração de cada um o verdadeiro sentido do Natal.

  • Confira a programação de missas natalinas em Teresina neste domingo (25)

    No dia 25 de dezembro, a Igreja celebra o nascimento de Jesus Cristo. Nesta época, todos são convidados a celebrar o nascimento do Salvador que mudou a história da humanidade e veio à Terra a fim de renovar aqueles que estavam perdidos no pecado.

    Pensando na melhor forma de comemorar esta data tão importante para os cristãos, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina prepararam uma programação especial para o dia 25 de dezembro, a fim de celebrar o nascimento do Filho de Deus.

    Confira abaixo a programação detalhada em algumas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Teresina:

    CENTRO

    Paróquia Nossa Senhora das Dores – Igreja Catedral

    25/12 – 07h30; 17h

    Paróquia Nossa Senhora do Amparo

    25/12-  07h; 09h e 11h

    Paróquia São Benedito

    25/12- 06h30 e 17h

    NORTEI

    Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Mafrense

    25/12- 08h30 (Comunidade Sagrada Família – Itaperu); 19h (Igreja Matriz)

    Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Cabral

    25/12- 07h, 09h, 10h30 e 18h30

    Paróquia São José Operário – Vila Operária

    25/12- 06h, 08h e 17h (Matriz Vila Operária)

    Paróquia São Joaquim – São Joaquim

    25/12- 08h (Natal do Senhor Com. São Judas); 17h (Com. São Joaquim); 19h (Com. São Francisco)

    Paróquia Santa Joana d’Arc – Mocambinho

    25/12- 07h15; 18h30

    Paróquia São Paulo – Bom Jesus

    25/12- 08h e 19h (Igreja Matriz)

    Paróquia Nossa Senhora das Graças – Buenos Aires

    25/12- 07h (Comunidade Matriz); 09h (Comunidade Santo Afonso); 17h (Comunidade Matriz); 19h (Comunidade São João)

    Área Pastoral Santa Clara – Real Copagre

    25/12- 08h e 17h

    Paróquia Santíssima Trindade – Primavera

    25/12 – 19h (Igreja Matriz)

    Capelania São Miguel Arcanjo (Centro Pastoral Paulo VI)

    25/12- 09; 18h

    Capela Universitária São Paulo VI

    25/12- 17h

    NORTE II

    Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Santa Maria da Codipi

    25/12-  19h

    Área Pastoral São José – Residencial Jacinta Andrade

    25/12- 10h  (Igreja São Padre Pio); 18h (Igreja São Frei Galvão);

    Paróquia Divino Espírito Santo – Povoado São Vicente 

    25/12- 7h30

    LESTE

    Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Bairro de Fátima

    25/12- 08h (Matriz de Fátima); 11h (Matriz de Fátima); 19h (Matriz de Fátima)

    Paróquia Santo Inácio de Loyola – Pedra Mole

    25/12 – 7h (Socopo); 8h (Pedra Mole); 9h (Soinho); 10h (Cidade Jardim); 17h (Anita Ferraz); 19h (Vila Nova); 19h (Vila São José)

    Paróquia Nossa Senhora da Vitória e São José – Planalto Uruguai 

    25/12 – 08h (Matriz); 11h (Matriz); 19h (Matriz), 19h (Celebração na Com. São Judas Tadeu)

    Paróquia Imaculada Conceição – Vila Bandeirantes 

    25/12 – 18h

    Diaconia Territorial Nossa Senhora Virgem de Fátima – Cacimba Velha 

    25/12 – Não haverá celebração

    Paróquia de são Francisco de Assis e Santa Clara – Piçarreira

    25/12 – 19h

    Igreja São José – Lar de Misericórdia

    25/12 – 17h

    Paróquia São Cristóvão – São Cristóvão

    25/12 – 10h; 18h30

    SUDESTE

    Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Renascença I

    25/12- 07h e 19h (Igreja Matriz); 09h (Comunidade Santa Luzia)

    Paróquia Cristo Libertador – Renascença II

    25/12- 09h (Matriz); 17h (Com. Assunção); 19h (Matriz)

    Paróquia Imaculada Conceição de Maria – Tancredo Neves

    25/12- 08h (Matriz); 17h (Com. Nossa Senhora da Guia); 19h (Matriz)

    Paróquia Nossa Senhora de Fátima e do Santo Rosário – Gurupi

    24/12- 19h  (Igreja Matriz)

    25/12-  10h45 (Cemitério Jardim da Ressureição); 18h (Igreja Matriz); 19h30  (Com. Menino Deus)

    Paróquia Santuário São Francisco de Assis – Dirceu I

    25/12 – 07h, 09h e 19h;

    Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Dirceu I

    25/12 – 07h; 09h, 11h e 19h (Matriz); 09h e 17h (Com. São José – Parque Jurema)

    Paróquia São Sebastião – Todos os Santos

    25/12 – 17h30 (Todos os Santos); 17h30 (Santo Expedito – Imobiliária); 19h (Santa Ana – Santana)

    SUL I

    Paróquia de Cristo Rei – Cristo Rei

    25/12- 07 e 17h (Igreja Matriz); 09h (Igreja N.S. Aparecida); 19h (Imaculada Coração de Maria)

    Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz – Vila da Paz

    25/12- 10h (Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro – Bairro Redenção); 17h (Com. São José da Costa Rica); 19h (Matriz);

    Paróquia Nossa Senhora das Graças – Capelinha de Palha

    25/12- 18h30 (Igreja Matriz)

    Paróquia São Pedro Apóstolo – São Pedro

    25/12-  09h e 17h (Santo Antônio); 07h e 19h (São Pedro)

    SUL II

    Paróquia São João Evangelista e São João Batista – Parque Piauí

    25/12-  07h e 19h – (Igreja Matriz); 09h e 17h – (Igreja São Paulo).

    Paróquia Santíssimo Sacramento – Porto Alegre

    25/12 – 18h (Igreja Matriz)

    Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Morada Nova

    25/12 – 09h30 e 17h30 (Igreja Matriz); 9h e 17h (Com. São Francisco das Chagas); 8h (Com. Maria Auxiliadora).

    Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – Bela Vista

    25/12 – 08h (Igreja Matriz); 18h (Com. Nossa Senhora Aparecida)

    Diaconia territorial São Francisco de Assis – Angelim 

    25/12-  17h (Matriz São Francisco de Assis); 18h (Com. Nossa Sra. das Mercês); 18h30 (Com. São Sebastião); 19h (Com. Santa Rosa de Lima)

    Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Cerâmica Cil

    25/12-  16h Igreja de São José (Lagoa do Piauí); 18h Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Demerval Lobão)

    Diaconia Territorial São Lourenço – Eduardo Costa 

    25/12- 09h (Cebola); 19h (Eduardo Costa)

    Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Santa Fé

    25/12- 09h (Dignidade); 17h (Santo Antônio) e 19h (Santa Fé)

    Paróquia Santa Luzia – Promorar 

    25/12- 07h; 09h e 19h

    Diaconia territorial Santa Edwigens – Vamos Ver o Sol

    25/12- 18h (Matriz)

  • Em mensagem de Natal, Dom Jacinto ressalta promoção da paz e fortalecimento de laços familiares

    No Natal, a comunidade cristã celebra o nascimento de Jesus, o Deus Eterno que escolheu fazer-se menino para trazer salvação. É nesta época, que a Igreja se reúne em torno da Palavra de Deus e declara a fé no Verbo Encarnado, que viveu em nosso meio para resgatar a humanidade decaída pelo pecado.

    O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, externa em mensagem aos fiéis que o Natal é tempo de esperança e alegria com o nascimento do Filho de Deus. “Deus nos deu o seu Filho anunciando aos homens que Ele traz a paz. Hoje, temos vivido um período difícil com focos de tensão entre as nações, representando uma terceira guerra mundial, como o Santo Padre Francisco costuma dizer. Nada melhor para um momento como esse do que o anúncio da paz”, destaca.

    Em seu próprio nascimento em Belém, Jesus nasce em uma estrebaria juntamente com José e Maria, como uma criança pequena e indefesa, para desmontar todos os projetos de ódio e de vingança com a sua inocência. De acordo com o arcebispo, a época também é propícia para fortalecer os laços com os familiares, tomando consciência de que o Sagrado Batismo faz de todos irmãos.

    “Deus deu ao seu Filho uma família para que ele pudesse ter o apoio masculino e o apoio feminino, e assim crescer em uma verdadeira família onde seus dons humanos pudessem crescer com a sabedoria divina de que Ele era peculiar. É importante que aproveitemos este momento para fortalecer os laços com nossos familiares, não importando os laços sanguíneos, assim como irmãos a partir do Sagrado Batismo”, finaliza.

    Para bem viver esse tempo de paz, esperança e renovação, as paróquias da Arquidiocese de Teresina prepararam uma programação especial para os dias 24 e 25 de dezembro. Os horários das celebrações podem ser conferidos nos canais de comunicação de cada comunidade ou no site: http://arquidiocesedeteresina.org.br/.

    Dom Jacinto Brito presidirá missa solene da noite do Natal do Senhor no dia 24 de dezembro, às 21h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva (Centro de Teresina). Todos os cristãos são convidados a celebrar o Natal, exaltando o nascimento do Salvador.

    Foto: ReproduçãoEm mensagem de Natal, Dom Jacinto ressalta promoção da paz e fortalecimento de laços familiares
    Em mensagem de Natal, Dom Jacinto ressalta promoção da paz e fortalecimento de laços familiares
  • Morre monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova

    O monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, comunidade católica que segue as linhas da Renovação Carismática, morreu na noite desta segunda-feira (12), aos 85 anos, em sua casa em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.

    O religioso havia comemorado 58 anos de sacerdócio na quinta-feira (8). No mesmo dia, recebeu alta hospitalar após ser internado no fim de outubro, por causa de frequentes episódios de pneumonia.

    Foto: Reprodução/Redes SociaisMonsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova
    Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova

    A morte foi confirmada pela Canção Nova em seu site oficial e nas redes sociais. A causa foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. Abib fazia tratamento quimioterápico desde maio de 2021 devido a um mieloma múltiplo.

    Nascido em Elias Fausto, também no interior do estado, o monsenhor foi um pregador internacional, conhecido como referência na musicalidade católica e pela atuação junto aos jovens. Era cantor e escritor. Na Canção Nova, fundada em fevereiro de 1978, utilizava os meios de comunicação para evangelizar.

    Abib foi um dos pioneiros da Renovação Carismática no Brasil. Presidia a Canção Nova e a Fundação João Paulo 2º, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação. Era ainda reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista.

    Líder de um segmento católico conservador, era considerado um aliado de Jair Bolsonaro (PL), que já ouviu dele que "o Brasil tem o presidente que precisava ter".

    Em nota de pesar, o bispo de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, desejou que o legado do religioso seja levado adiante "por aqueles que de modo mais próximo o acompanharam, bem como o número grandioso de colaboradores que mantém esta obra que tanto bem tem feito à igreja, inspirados no seu lema para a vida sacerdotal".

    O religioso será velado no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista, a partir da manhã desta terça-feira (13). Segundo a Canção Nova, as homenagens serão realizadas durante três dias.

    O Sistema Canção Nova de Comunicação fará a cobertura da despedida.

Carregar mais
Trabalhe Conosco