
Governo compra 310 mil toneladas de arroz e 180 mil de milho para enfrentar crise climática
O governo federal anunciou a compra de 310 mil toneladas de arroz e 180 mil toneladas de milho como parte das ações para reduzir os impactos do fenômeno El Niño no país. A medida foi divulgada nesta quarta-feira (29/07) pela ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, em Brasília.

Segundo a ministra, a aquisição adicional de arroz foi definida diante do risco de redução da safra no Rio Grande do Sul, afetado pelo excesso de chuvas. Já a compra de milho terá como prioridade o atendimento ao semiárido nordestino, principalmente para garantir alimentação de animais.
Miriam Belchior afirmou que os efeitos do fenômeno climático variam conforme a região do Brasil. Enquanto o Norte e o Nordeste enfrentam períodos de seca, o Centro-Oeste registra atraso no volume de chuvas e o Sul sofre com excesso de precipitações.
Além da compra dos grãos, o governo anunciou um reforço orçamentário de R$ 1,335 bilhão para ações relacionadas ao enfrentamento do El Niño. Os recursos serão destinados ao abastecimento de alimentos, monitoramento de rios, prevenção e combate a incêndios e iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS).
As medidas fazem parte de um pacote voltado para minimizar os impactos climáticos no país, com ações direcionadas ao setor agropecuário e às regiões afetadas por diferentes condições meteorológicas.








