Prata forjada entre os século 15 -

Descoberta Arqueológica: Tesouro centenário é enontrado em obras de esgoto na Alemanha

Durante obras de construção de uma rede de esgoto na cidade de Wettin, localizada no centro-leste da Alemanha, um tesouro histórico foi encontrado. O achado, que inclui 285 moedas de prata forjadas entre os séculos 15 e 17, provavelmente pertencia a Johann Dondorf, um rico prefeito da região no final do século 17.

As moedas, que abrangem tanto moedas locais da Saxônia quanto táleres de prata do Sacro Império Romano e de outras regiões europeias, estavam compactadas no solo e aparentemente envoltas em algum tipo de saco orgânico que se degradou ao longo do tempo. Devido à exposição, o tesouro adquiriu uma coloração esverdeada característica da oxidação.

Foto: Parte do tesouro encontrado pelos trabalhadores alemães (Crédito: Escritório Estatal para a PreservaTesouro centenário da Europa

Especialistas acreditam que as moedas foram enterradas no final da Guerra de Trinta Anos (1618-1648), período em que Johann Dondorf acumulou grande riqueza. Após sua morte, Dondorf foi um dos cidadãos mais prósperos de Wettin, possuindo uma fortuna estimada em 2.500 táleres e 500 ducados (moedas de ouro). O tesouro recentemente descoberto pode representar uma parte dessa riqueza escondida, agora revelada após séculos enterrada.

Essa descoberta proporciona uma fascinante visão da história local e regional da Alemanha durante um período tumultuado. Além disso, oferece um vislumbre da vida e da riqueza de figuras proeminentes como Johann Dondorf, cujo legado ressurge com essa revelação.

Foto: Moeda forjada por Cosimo II. de’ Medici, em 1620 (Crédito: Escritório Estatal para a Preservação de Monumentos e Arqueologia da Saxónia-Anhalt/ Juraj Lipták)

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco