Cerca de 83% do território -

Paulo Lopes defende que Strans inclua propostas para zona rural no Plano de Mobilidade Sustentável

O vereador Paulo Lopes (PSDB) acompanhou toda a explanação dos técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito sobre o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável para Teresina ocorrida em audiência pública nesta terça-feira (23/11) na Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, o plano em nada beneficia a zona rural e não acrescenta novas propostas de ciclovias.

Teresina tem uma zona rural que compreende cerca de 83% do território total da cidade. A prefeitura vinha investindo em pavimentação para melhorar as condições de mobilidade. Porém, o plano apresentado não cita novas propostas para a região, como a reorganização das estações de transbordo de passageiros e das vias de circulação do transporte que liga as regiões.

“Temos uma zona rural que interage de forma intensa com a urbana. Trabalhadores e estudantes se deslocam diariamente, pessoas transitam para realizar compras. Por isso, não justifica o Plano Diretor excluir a zona rural desse contexto. Precisamos aprofundar essas discussões para incluirmos essa importante região nas políticas de mobilidade”, afirma o vereador.

Além disso, Paulo Lopes ressalta que é necessário melhorar as ciclivias atuais e defende ainda que novas vias sejam adotadas, ampliando a capilaridade desse modal.

“O que estamos defendendo é que, se é um plano de mobilidade sustentável, que sejam incluídas propostas concretas para modais como a bicicleta, por exemplo”, finaliza.

Além dos técnicos da Strans e Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, estiveram presentes também representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Agrimensura e também de entidades da sociedade civil.

Fonte: CMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco