
Merlong Solano cobra Congresso ativo e defende votação de pautas prioritárias
O deputado federal Merlong Solano (PT) defendeu, nesta terça-feira (11/08), que o Congresso Nacional mantenha o ritmo de trabalho durante o segundo semestre, mesmo com a proximidade das eleições. Segundo o parlamentar, o calendário eleitoral não deve impedir que deputados e senadores cumpram suas responsabilidades com a população.
Entre as pautas consideradas prioritárias por Merlong estão o fim da escala 6x1 sem redução de salários, a PEC da Segurança Pública, o aumento do limite de faturamento anual do Microempreendedor Individual (MEI), além da regulamentação das terras raras e da inteligência artificial e da criminalização da misoginia.
“Eu considero de grande importância que o Congresso vote e aprove matérias muito relevantes para o Brasil. O Congresso não pode parar em função das eleições. Nós somos pagos, e bem pagos, para trabalhar pelos brasileiros”, afirmou.

Deputado destaca aumento do limite do MEI
Merlong também destacou a proposta encaminhada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para elevar de R$ 81 mil para R$ 130 mil o limite anual de faturamento do MEI. Segundo o parlamentar, a medida poderá beneficiar mais de 13 milhões de microempreendedores individuais.
O deputado classificou ainda a regulamentação das terras raras como um tema estratégico para o país. Sobre a inteligência artificial, defendeu a criação de regras diante dos impactos da tecnologia na sociedade e na democracia.
Merlong cita necessidade de diálogo com o Centrão
Para o parlamentar, a aprovação da agenda dependerá da capacidade de articulação entre as diferentes forças políticas do Congresso.
Merlong afirmou que a base de apoio ao presidente Lula é minoritária tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado e, por isso, será necessário ampliar o diálogo com o Centrão para garantir a aprovação das propostas.
Segundo ele, quando setores do Centrão se unem à base governista, o governo consegue avançar nas votações. Caso contrário, algumas matérias acabam sendo derrotadas no plenário.








