Saiba detalhes -

Marcelo Castro defende criação de piso nacional para profissionais de apoio escolar

O senador Marcelo Castro apresentou, nesta segunda-feira (14/09), relatório favorável ao projeto que prevê a criação de um piso salarial nacional para profissionais que atuam no apoio às escolas públicas de educação básica. A análise ocorreu na Comissão de Educação do Senado.

Relator do Projeto de Lei nº 2.531/2021, Marcelo optou por manter a versão aprovada pela Câmara dos Deputados. A proposta alcança trabalhadores de diferentes áreas das unidades de ensino, entre eles secretários escolares, merendeiras, porteiros, auxiliares e inspetores.

Foto: Divulgação/AscomMarcelo Castro apresenta parecer favorável a piso salarial para profissionais de apoio escolar

Pelo texto, os profissionais com formação de nível médio e jornada de até 40 horas semanais poderão ter como referência salarial um valor equivalente a 75% do piso nacional dos professores da educação básica.

Ao defender a medida, o senador destacou o papel dos trabalhadores que atuam nos bastidores das escolas. “Essa matéria é fundamental para valorizar e reconhecer os servidores que não dão aulas, mas contribuem diariamente para o funcionamento das nossas escolas”, afirmou.

O projeto ainda precisa ser apreciado pela Comissão de Educação. Em seguida, a matéria deverá passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de avançar para as demais etapas de tramitação no Senado.

Representantes dos profissionais também participaram de uma reunião com Marcelo nesta segunda-feira (14/09). Expedito Pacífico, presidente da Associação dos Trabalhadores em Vigilância Escolar (ASTVES), destacou a atuação do senador em defesa da categoria.

“É a primeira vez que o Congresso se reúne para nos valorizar. O senador tem a gratidão de todos os trabalhadores administrativos do Piauí”, declarou Expedito.

Instagram

Comentários

Canal Zap