
Lula edita decreto que viabiliza contratação de mais de 15 mil servidores para a Educação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou um decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23/10) que viabiliza a convocação de 15.659 novos servidores públicos federais para a área da educação. A medida atende ao planejamento de pessoal e regulamenta a liberação do código de vagas para cargos de técnicos e analistas administrativos nas universidades e institutos federais espalhados pelo país. As Informações são do Metrópoles.

Segundo informações veiculadas pelo Ministério da Educação (MEC), a distribuição engloba 10.859 postos para universidades federais e 4.800 vagas para os institutos federais, divididas entre os níveis técnico e superior. A publicação do ato normativo estabelece a estrutura formal necessária para que as instituições de ensino possam dar prosseguimento ao preenchimento dos quadros funcionais.
A oficialização da medida ocorre no ambiente da reta final do processo eleitoral, período em que o Poder Executivo tem anunciado ações direcionadas ao funcionalismo público e a programas de infraestrutura social. A liberação dos códigos de vaga formaliza a etapa regulatória exigida para a futura nomeação dos aprovados em concursos públicos do setor.











