'Para se promover' -

Ibope notifica apresentador da TV Meio Norte novamente por dados falsos: 'Falcatruas'

O site Bastidores da TV divulgou que o apresentador Erlan Bastos, do programa 'Vida de Artista', da TV Meio Norte, foi notificado mais uma vez pelo Kantar Ibope Media, por divulgar dados de audiência adulterados para a imprensa e em suas redes sociais.

Segundo o site, a Kantar Ibope Media, empresa que afere os índices de audiência das emissoras de Televisão no Brasil, enviou a primeira notificação extrajudicial para o apresentador em 10 de janeiro de 2020, já a segunda notificação foi enviada no dia 2 de março de 2020. 

Mônica Freitas e Erlan Bastos, apresentadores do Vida de Artista
Mônica Freitas e Erlan Bastos, apresentadores do Vida de Artista  

A notificação deu o prazo de 24h para que Erlan Bastos excluísse as publicações. Como ele é reincidente, essa será a última tentativa de resolver a situação fora dos tribunais. Caso Erlan Bastos volte a divulgar gráficos adulterados usando o nome da Kantar Ibope Media como fonte, ele responderá a dois processos, um cível e outro criminal. 

“Apesar da notificação extrajudicial enviada em 10 de janeiro e 2020, e de ciência dos três citados anteriormente, os notificados insistem em adulterar de maneira vil e criminosa dados de audiência da Kantar Ibope Media por meio de montagens grotescas e de citações inverídicas em redes sociais”, diz um trecho da notificação.

'Falcatruas estranhas e pouco isentas'
Em outra parte da notificação, o instituto acusa Erlan de fazer falcatruas: "Os citados deixem de, uma vez por todas, a partir do recebimento desta, de utilizar o nome e a credibilidade da Kantar Ibope Media em suas falcatruas estranhas e pouco isentas". 

O portal UOL foi um dos que utilizou um gráfico adulterado enviado por Erlan Bastos. também foi notificado e teve que excluir a publicação.

Nas publicações, Erlan Bastos tenta promover a boa audiência do programa 'Vida de Artista'. Segundo os gráficos divulgados pelo mesmo, o programa é vice-líder e atinge 13 pontos de audiência na TV Meio Norte. O problema é que em Teresina não existe medição regular de audiência, devido ao número pequeno de habitantes. 

Um dos pedidos do Ibope para retirada da informação, foi do Twitter do programa, que ainda permanece:

Um das vezes que Erlan citou os dados adulterados do programa da TV Meio Norte foi quando deu entrevista para o canal Intervenção, de Roger Turchetti. O vídeo foi divulgado cinco dias antes da primeira notificação e o apresentador diz que o Vida de Artista é segundo lugar em audiência, perdendo apenas para a Globo, confira:

Atualmente, a Kantar Ibope Media faz aferição regular de audiência apenas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Goiânia, Manaus, Fortaleza, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Vitória e Campinas.

O site Bastidores da TV procurou a TV Meio Norte para se pronunciar sobre a conduta irregular do apresentador, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. 

Advogado diz que não assinou notificação
O 180 entrou em contato com o advogado Márcio Lamonica Bovino, que representa o Ibope. No primeiro contato, não houve retorno sobre o assunto, mas numa nova ligação nesta terça-feira (10/03) o advogado informou que não assinou as notificações. Ele disse ainda que seria divulgada uma nota esclarecendo o caso.

Leia a notificação 

Erlan já havia se manifestado sobre o caso
Erlan já havia se manifestado sobre o caso, onde assume que divulgou os dados falsos que recebeu de uma fonte confiável, confira:

 

Comentários

Trabalhe Conosco