Registrados 3 mil focos -

Marina Silva rompe o silêncio e aborda as queimadas no Pantanal

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, se manifestou após os recentes incêndios no Pantanal.

Ela descreveu os eventos como "fora da curva" e "uma das piores situações já vistas" no bioma. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitora o Pantanal por meio de imagens de satélite, já foram registrados mais de 3 mil focos de incêndio desde o início do ano.

Marina fez suas declarações após uma reunião na sala de situação com membros de seu ministério para discutir medidas de prevenção e controle dos incêndios no Pantanal.

"A estiagem na Amazônia demanda esforços logísticos e de abastecimento, enquanto no Pantanal estamos lidando com questões logísticas e de incêndios. Estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal", enfatizou a ministra.

"E toda a bacia do Paraguai está enfrentando uma severa escassez hídrica. Não tivemos a cheia esperada, e o período entre El Niño e La Niña não trouxe alívio, o que faz com que uma grande quantidade de matéria orgânica em combustão espontânea esteja alimentando incêndios que são incomparáveis com o que conhecemos", acrescentou.

Marina também abordou os fenômenos que contribuem para o aumento dos incêndios, como os provocados por fazendeiros para renovar pastagens, qualificando tal prática como "criminosa".

Foto: Fabio Rodrigues/ Agência BrasilMarina Silva
Marina Silva

Fonte: BNews

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco