Ponte da Gameleira · 08/02/2018 - 18h03

Ponte entre Beneditinos e Pau D'Arco é iniciada


Compartilhar Tweet 1



Em solenidade realizada em Pau D'Arco, o governador Wellington Dias e o secretário estadual dos transportes Guilhermano Pires assinaram a ordem de serviço para as obras da ponte sobre o rio Gameleira, que liga os municípios de Pau D'Arco e Beneditinos. 

Os recursos para a construção da ponte foram viabilizados pelo senador Ciro Nogueira, junto ao Ministério da Integração Nacional. "Essa ponte é um sonho das comunidades ribeirinhas desta região, pra mim é uma alegria poder contribuir para sua realização", comentou o senador.

Para a deputada federal Iracema Portella, que marcou presença na solenidade, obras como esta representam compromisso com o Piauí. "Uma ponte que vai encurtar em quase 50km o percurso entre Teresina e Beneditinos é importantíssima", destacou. O prefeito de Beneditinos, Jullyvan Mendes (Progressistas) , o deputado estadual Júlio Arcoverde e vários prefeitos e lideranças da região acompanharam a assinatura da ordem de serviço. 

Além dos recursos para a execução da ponte, o senador Ciro assegurou recursos para a recuperação de estradas vicinais que passam pela região; junto ao Ministério da Agricultura. No total, são quase R$ 8 milhões para as duas obras.

Comentar
Semiárido Piauiense · 07/02/2018 - 10h03

Iracema comemora investimentos para o semiárido piauiense


Compartilhar Tweet 1



O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) confirmou que seguirá investindo na produção familiar em zonas rurais do semiárido piauiense.  A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) comemorou o anuncio da liberação de 20 milhões de dólares para comunidades agrícolas até 2021.

Outros 20 milhões serão disponibilizados pelo governo do Piauí, que, em parceria com a agência da ONU, desenvolve atualmente o Projeto Viva o Semiárido, uma iniciativa para fortalecer a produção local, noticiou o site das Nações Unidas no Brasil.

Dentro das ações com o FIDA, o Piauí aprovou a liberação de 7 milhões de reais para 23 municípios do semiárido. Esses recursos serão usados na implementação de planos de negócios de mais de mil famílias de agricultores familiares.

Iracema explicou que o montante está dividido entre 30 planos de investimentos, voltados para os setores da cajucultura, ovinocaprinocultura, mandiocultura, apicultura, fruticultura irrigada, avicultura, piscicultura, artesanato, suinocultura e beneficiamento de frutas.

No total, 150 termos de cooperação já foram assinados, beneficiando 6 mil famílias com investimentos de 25 milhões de reais.

Para Marineide Francisca do Nascimento Bispo, da comunidade quilombola Caraíbas, no município de Isaías Coelho, a qualificação é muito importante. “Através destas palestras, adquirimos conhecimentos, principalmente na área de gestão, que serão levados às comunidades.”

 A associação que representa a comunidade de Marineide possui 45 sócios, sendo 35 mulheres e dez jovens. Eles serão beneficiados com um investimento de quase 340 mil reais para fomentar a apicultura.

“Eu gostaria de parabenizar os gestores desse programa que é fundamental para o semiárido piauiense, uma região que sofre com as inconstâncias climáticas e precisa, cada vez mais, de projetos estruturantes, capazes de impulsionar o desenvolvimento das comunidades locais”, declarou a parlamentar piauiense. 

Comentar
Câmara dos Deputados · 05/02/2018 - 10h08

Abertura dos trabalhos legislativos de 2018


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) participou hoje, em Brasília, da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos. A cerimônia marcou a retomada dos trabalhos na 54ª legislatura e formalizou o retorno dos parlamentares ao trabalho.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reafirmou que a votação da reforma da Previdência deve ser uma prioridade, mantendo o calendário anunciado no ano passado, com início da discussão a partir do dia 5 e votação para a sessão logo após o carnaval, no dia 19.

“A sociedade vem clamando de todos nós por um Brasil mais simples e mais igual. Igual entre o poder público e o setor privado, uma previdência pública que garanta aos servidores públicos os mesmos direitos do trabalhador mais simples que ganha um salário mínimo” disse Maia.

Para 2018, o governo defende a reforma da Previdência Social, lembrando que ela “responde à mudança demográfica do País” e “corrige distorções e injustiças” e destacando que a equipe econômica já fez concessões com base no texto em tramitação na Câmara dos Deputados.

Para Iracema Portella esse mandato será de muito trabalho e oportunidades para que o Brasil supere os obstáculos que ainda impedem seu desenvolvimento pleno, sustentável, justo e equilibrado.

“Desejamos que o ano legislativo de 2018 seja pautado na ética e responsabilidade, pensando no crescimento do Brasil e oferecendo oportunidades para todos. Continuarei trabalhando pelo desenvolvimento do nosso Piauí e do todo Brasil”, declarou a parlamentar piauiense.  

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O senador Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portella e o deputado estadual Júlio Arcoverde estiveram em Alto Longá participando dos festejos de Nossa Senhora dos Humildes, um dos grandes eventos da região. 

Iracema elogiou a organização da festa. "Alto Longá está de parabéns por essa festa tão bonita, um trabalho realizado pelo prefeito Henrique César, nosso vice-prefeito progressista Marciel Sindô, Flávio do Teté e vereadores, em parceria com a comunidade", comentou. 

Os festejos estão acontecendo na praça central da cidade e tiveram início dia 22 de dezembro e serão encerrados dia 01 de janeiro.

A programação tem novena, barracas, leilões e shows musicais. 

Comentar
Natal Solidário · 23/12/2017 - 12h08

Natal Solidário presenteia crianças em Teresina


Compartilhar Tweet 1



A coordenação estadual da Mulher Progressista, a Juventude Progressista, a deputada federal Iracema Portella, o deputado estadual Júlio Arcoverde e o vereador Aluísio Sampaio realizaram mais uma edição do Natal Solidário.

Este ano a ação aconteceu no Caic do Promorar, em Teresina, e reuniu cerca de 500 crianças. 

O evento teve a presença do Papai Noel, lanche especial, pula-pula, piscina de bolinhas, pintura de rosto e outras brincadeiras durante toda a manhã deste sábado.

A deputada Iracema falou sobre a importância do Natal para as famílias e também de praticar a solidariedade o ano inteiro. "É gratificante ver o sorriso das crianças nesses eventos, pra nós é uma alegria estar aqui", disse. 

Após as brincadeiras e lanche, houve distribuição de brinquedos para as crianças e sorteio de presentes entre as mães. 

Comentar
Pavimentação · 23/12/2017 - 07h37 | Última atualização em 23/12/2017 - 09h43

Setrans realiza obras de asfaltamento em Teresina


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella acompanhou o secretário estadual de Transportes, Guilhermano Pires, em visita a obras de asfaltamento nos bairros Matinha (zona norte) e Piçarreira (zona leste), em Teresina. 

Na Matinha, o asfaltamento era reivindicação antiga da comunidade. "As pessoas reclamavam das más condições das ruas aqui, então achamos importante esta obra ser realizada agora, antes do início do período chuvoso. Vai garantir mais segurança para quem mora aqui", disse o líder comunitário Wilson Gomes.

Para a deputada Iracema, obras de infraestrutura urbana como calçamento e asfaltamento são importantes porque melhoram a qualidade de vida das pessoas. "São obras que fazem a diferença, quem tem crianças e idosos em casa sabe como é ruim ter que conviver com poeira o tempo todo. Agora vai ficar melhor", comentou a parlamentar.

Na Piçarreira, o asfaltamento já está em execução. Nos próximos dias, de acordo com o secretário Guilhermano Pires, será feita a sinalização horizontal nas ruas. "Temos que esperar que o asfalto seque completamente antes de colocar a sinalização, mas em breve a obra estará concluída", explicou.

Também participaram das visitas o deputado estadual Júlio Arcoverde, o vereador Aluísio Sampaio e o diretor geral do Detran-Pi Arão Lobão. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella, a Juventude Progressista do Piauí e o Grupo Mais Solidário presentearam o Hospital Infantil Lucídio Portella com uma nova brinquedoteca, um espaço lúdico e colorido para as crianças que estão internadas no local. 

Para a deputada federal Iracema Portella, brincar ajuda as crianças a se fortalecerem durante seus tratamentos. "Apesar dos problemas graves que muitos deles têm, não podemos esquecer que são crianças. Querem brincar, assistir desenho, pintar, fazer o que toda criança gosta. Estou feliz com a brinquedoteca porque sei que será muito bem utilizada", disse.

O presidente Juventude Progressista do Piauí, Roberto Veloso, conta que realizar este projeto foi um presente de Natal. "Nós viemos aqui para fazer a festinha do Dia das Crianças, e nesta ocasião a Jacy, supervisora do Serviço Social do Hospital, falou sobre a brinquedoteca. Decidimos começar imediatamente e nossa equipe se empenhou para que estivesse pronta até o Natal. Tivemos o apoio da deputada Iracema e de muitos amigos, e agora entregamos um espaço lindo para as crianças", comentou. 

A Brinquedoteca Natureza é equipada com TV, DVD, ar-condicionado, ventilador, mesa e cadeiras infantis, brinquedos educativos e livros. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em solenidade prestigiada na sede da Associação Piauiense de Municípios, o presidente da Fundação Nacional de Saúde Rodrigo Dias anunciou investimentos de R$ 50 milhões para a perfuração de poços em mais de 190 municípios do Piauí. 

Dias afirmou que estes investimentos são resultado do trabalho do senador Ciro Nogueira para atender ao maior número possível de municípios piauienses. "Gostaria de dizer que o Piauí pode contar com a Funasa nessa luta do combate à seca e do saneamento básico. E parabéns, senador Ciro, pela preocupação em trabalhar por toda a população, não apenas por um agrupamento político", disse. 

Ricardo Dias anunciou ainda que o Piauí vai receber mais vinte caminhões compactadores de lixo e R$ 70 milhões em investimentos para saneamento rural. "Grande parte destes recursos vêm por intervenção do senador Ciro", destacou o presidente da Funasa.

A deputada federal Iracema Portella lembrou que o Piauí ainda é um dos estados mais atrasados no quesito saneamento básico. "Saneamento básico está diretamente ligado à saúde e qualidade de vida. Cada 1 real investido em saneamento básico representa 5 reais de economia no sistema de saúde. O Piauí tem baixa cobertura de saneamento básico até mesmo na capital", comentou a parlamentar.

Mais de 140 prefeitos participaram da solenidade na APPM. 

Comentar
Campo Maior · 18/12/2017 - 07h39

Natal Campo Maior reúne multidão


Compartilhar Tweet 1



A população de Campo Maior e região atendeu ao chamado do Natal Campo Maior e compareceu à praça Valdir Fortes para acompanhar a abertura do evento na noite deste domingo, dia 17.

O senador Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portella e o deputado estadual Júlio Arcoverde, do Progressistas, foram alguns dos políticos que marcaram presença.

Para Iracema, a iniciativa do empresário Hélder Eugênio já é sucesso. "É uma ideia incrível, o evento está lindo e com certeza vai ganhar o coração não só dos campomaiorenses, mas de todo o Piauí", comentou. 

Foi montada uma estrutura gigantesca na praça Valdir Fortes com a Casa do Papai Noel, árvores de Natal e uma praça de alimentação onde é possível encontrar pratos típicos da região. 

O Natal Campo Maior tem entrada gratuita e se estende até o dia 6 de janeiro. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Massapê do Piauí comemorou seus 22 anos de emancipação política com programação esportiva e cultural.

A deputada federal Iracema Portella prestigiou o aniversário e acompanhou o prefeito Chico Carvalho (Progressistas) na entrega da premiação ao time Abóboras, vencedor do Campeonato Municipal de Futebol Amador. 

"Massapê é um município que tem paixão pelo esporte. Essa é uma ótima maneira de comemorar o aniversário da cidade", comentou a parlamentar.

Este ano o município inaugurou uma Unidade Básica de Saúde no povoado São Francisco, resultado de emendas da deputada Iracema; que também destinou recursos para pavimentação em paralelepípedo no povoado. "A administração do prefeito Chico Carvalho é ética e responsável, ele está sempre em contato conosco para buscar recursos para o município. Massapê está de parabéns pelo desenvolvimento nos últimos anos", disse Iracema Portella. 

 

Comentar
Ipiranga do Piauí · 15/12/2017 - 15h09

Ipiranga comemora 55 anos com inaugurações


Compartilhar Tweet 1



 

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí organizou uma grande programação para celebrar os 55 anos de emancipação política do município. 

A deputada federal Iracema Portella marcou presença na comemoração para inaugurar junto com o prefeito dr. Zé Maria a Unidade de Saúde Osvaldo Marinho de Sousa, na localidade São José dos Cocos; e também de mais de 25 mil metros quadrados de calçamentos distribuídos nos bairros Cidade Nova, Nóbilies, Santa Catarina e Boa Vista.

A parlamentar parabenizou o município e reforçou sua definição de atuação na Câmara dos Deputados. "Tenho procurado atuar em parceria com as prefeituras, destinando recursos das emendas parlamentares para as benfeitorias que são fundamentais à qualidade de vida das pessoas, como o calçamento e a construção de Unidades Básicas de Saúde", disse. 

 

Comentar
Cocal de Telha · 15/12/2017 - 10h18

Cocal de Telha ganha nova Unidade Básica de Saúde


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella esteve em Cocal de Telha para participar das comemorações do aniversário da cidade e inaugurar a Unidade Básica de Saúde Antonio Borges da Silva Neto - Cocalinho , na localidade Chapadinha, construída e equipada com recursos de emenda parlamentar de sua autoria. 

A Prefeitura organizou uma programação para comemorar os 22 anos de emancipação política do município, que contou com alvorada, desfile de banda pelas ruas da cidade, missa, café da manhã, competições esportivas e inaugurações.

A deputada Iracema falou sobre a alegria de inaugurar mais uma Unidade de Saúde. "Para mim é muito gratificante poder contribuir para obras que fazem a diferença na vida das pessoas. Essa unidade de saúde vai atender toda a região do povoado Chapadinha. As UBS são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, é aqui que as pessoas têm acesso ao atendimento básico, ao clínico geral, ao dentista. Estou muito feliz hoje", comentou a parlamentar. 

Além da visita à nova Unidade de Saúde, Iracema Portella, a prefeita Ana Célia e o deputado estadual Júlio Arcoverde foram conferir o funcionamento dos novos quiosques para venda de lanches no município, que foram contruídos e tiveram todo o espaço revitalizado através de recursos destinados pela deputada. "É bom ver essa mudança. Antes eram barraquinhas bem simples, sem estrutura e sem conforto para os comerciantes e para os clientes. Agora melhorou para todos", concluiu. 

Comentar
Fazenda da Paz · 15/12/2017 - 08h01 | Última atualização em 15/12/2017 - 08h17

Fazenda da Paz inicia ampliação da Unidade Feminina


Compartilhar Tweet 1



 A Fazenda da Paz lançou hoje a pedra fundamental da ampliação da Unidade Feminina Santa Maria Madalena, na zona rural de Teresina. 

O coordenador da comunidade terapêutica, Célio Barbosa, relatou que desde quando a Fazenda da Paz iniciou seu trabalho no Piauí, há 23 anos, havia o sonho de ter um local adequado para o tratamento de mulheres dependentes químicas. “Conseguimos realizar este sonho graças à ajuda de muitos amigos e parceiros que acreditam na Fazenda da Paz e no nosso ideal. Temos hoje a presença de alguns desses amigos, como a deputada Iracema, que destinou emenda parlamentar para equipar esta casa e é nossa voz mais forte em Brasília, abre portas para nós lá; o secretário Samuel, que desde que era delegado é um grande parceiro nosso, o coordenador Sâmio, que sempre está ao nosso lado, nossos amigos da FENNOCT e CONFENACT, entre outros”, disse, acrescentando que hoje inicia-se uma nova fase de conquistas para a instituição. 

A deputada federal Iracema Portella falou que se sente realizada por ver a Unidade Feminina em pleno funcionamento. “O tratamento para as mulheres é diferente do dispensado aos homens , temos outras prioridades, outras necessidades. O diferencial aqui é que essas particularidades são respeitadas. As mulheres têm acolhimento e cuidados especiais”, comentou. 

O secretário municipal de Trabalho, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, frisou em seu discurso que ter uma causa faz diferença na vida pública. “Feliz do Político que encontra uma causa e luta por ela. Isso nos diferencia do todo, nos ajuda a não perder o foco”, disse, citando a deputada Iracema como exemplo de política que abraçou a causa do enfrentamento às drogas, que também é defendida por ele desde quando era delegado.

Já o coordenador da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão, destacou a importância da representação política para fortalecer as instituições. "Nós não chegamos a procurar a deputada Iracema Portella, ela veio até nós e ofereceu ajuda. Temos uma parceria forte e com bons frutos, com a realização dos seminários Drogas Por Quê? e Bebida - Lazer com Responsabilidade, realizados pela Fundação Milton Campos no nosso Estado, viabilizados pela deputada", comentou. 

A Unidade Feminina da Fazenda da Paz atende hoje dez mulheres, que recebem acompanhamento multidisciplinar e passarão um ano em tratamento na casa. Com a ampliação o número será inicialmente dobrado e em seguida o objetivo é chegar a atender sessenta mulheres dependentes químicas. 

A deputada federal Iracema Portella destinou emenda parlamentar de R$ 500 mil para equipar e mobiliar a casa onde funciona a comunidade terapêutica. Os recursos também foram utilizados para a compra de um veículo e de equipamentos para a fábrica de cajuína da Fazenda da Paz.  

 

Comentar
Evento · 09/12/2017 - 20h43

Iracema Portella visita 67ª Expoapi


Compartilhar Tweet 1



 A deputada federal Iracema Portella visitou a 67ª Expoapi – maior exposição agropecuária do Piauí, no fim de semana.

O evento acontece no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina, e este ano contou com a participação de expositores de 16 Estados.

Iracema falou sobre a grandiosidade da Exposição, que é uma das tradições de fim de ano no Piauí. “Todo mundo se encontra na Expoapi. É um evento que reúne gente de todas as idades e tem atrações para todos os públicos, de shows musicais a leilões e concursos. Vim para prestigiar amigos que estão trabalhando e também para comer um carneiro, comida típica do nosso Estado”, disse.

O senador Ciro Nogueira foi homenageado pelo Núcleo Piauiense dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador.

Associações de criadores como a APCZ – Associação Piauiense dos Criadores de Zebu e APCEQ – Associação Piauiense dos Criadores de Equinos, e instituições ligadas à área como a AVAPI – Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí , participam do evento.

Comentar
Mulher na Política · 09/12/2017 - 18h10 | Última atualização em 11/12/2017 - 21h04

Encontro Ampliado da Mulher Progressista do Piauí celebra conquistas de 2017


Compartilhar Tweet 1



 

A coordenação estadual da Mulher Progressista no Piauí realizou um grande encontro para celebrar as conquistas de 2017 e comemorar o crescimento do movimento progressista feminino no Estado.

Mais de 150 mulheres participaram do evento em Teresina, dentre elas a deputada federal Iracema Portella, vice-presidente nacional da Mulher Progressista, e a governadora em exercício do Piauí, Margarete Coelho.

Ao saudar as progressistas, a deputada Iracema falou sobre a importância da luta pelo fortalecimento dos direitos femininos. “Temos um movimento cada vez mais forte aqui no Piauí. A Coordenação Estadual da Mulher Progressista no Piauí, sob o comando da minha querida amiga Erinalda Feitosa, vem fazendo um trabalho extraordinário em várias frentes, sensibilizando a população para questões que são importantes, como o combate à violência contra a mulher, a prevenção e o enfrentamento ao câncer de mama, a batalha contra as drogas, a participação feminina nos espaços de poder, entre outros temas”, destacou.

Para a coordenadora estadual Erinalda Feitosa, a força do movimento vem crescendo a cada ação. “Começamos com vinte mulheres, hoje somos mais de 100, e estamos presentes em mais de 150 municípios piauienses. Nosso objetivo é continuar levando a mensagem da boa política, aquela que faz diferença na vida das pessoas, que está presente no dia a dia das comunidades”, disse.

Após o momento político, que contou inclusive com novas filiações, o Encontro Ampliado da Mulher Progressista do Piauí teve feijoada e show com a banda Sambaton, formada apenas por mulheres, dentre elas a coordenadora do Afro Progressistas no Piauí, Virna Lisi.

O evento marcou o encerramento das atividades da Mulher Progressista no ano de 2017.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em encontro realizado na sede da Associação Piauiense de Municípios – APPM - , o senador Ciro Nogueira anunciou uma grande conquista para o Piauí. Através de um esforço concentrado da bancada federal junto ao Ministério da Saúde, foi assegurada a compra de ambulâncias e gabinetes odontológicos para todos os municípios piauienses.

O ministro da Saúde Ricardo Barros revelou que mais de 340 obras estão sendo executadas no Piauí, com investimentos que chegam a quase R$ 98 milhões. “Estamos conseguindo investir porque houve uma política de contenção de gastos da União. O Ministério da Saúde conseguiu economizar este ano cerca de R$ 4,5 bilhões, estes recursos estão sendo direcionados para melhorias nos serviços de saúde em todo o país. Para o Piauí estamos liberando R$ 3,7 milhões para a aquisição de equipamentos e melhorias na gestão da saúde nos municípios”, disse.

A deputada federal Iracema Portella destacou que os recursos do Ministério da Saúde vão fazer grande diferença nos municípios do Piauí. “Ter uma ambulância em cada município é uma grande conquista, sabemos a importância disso para quem precisa de socorro urgente ou precisa ser transferido para hospitais de maior porte. A bancada federal do Piauí é grata ao Ministério por essa atenção especial ao nosso Estado”, comentou a parlamentar.

 

Comentar

Teresina terá um Centro de Atenção à Saúde da Mulher para a realização de exames e tratamentos especializados.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, apresentou o projeto ao ministro da Saúde Ricardo Barros durante visita ao local, anexo ao Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, no centro da capital. Barros assegurou recursos da ordem de R$ 3 milhões para a obra.

A deputada federal Iracema Portella falou sobre a importância de oferecer atendimento especializado à mulher. “O projeto do Centro de Atenção à Saúde da Mulher é amplo e contempla desde as adolescentes até as mulheres da terceira idade com consultas, exames e tratamentos. É muito bom ver que Teresina e o Piauí estão recebendo um tratamento tão atencioso do Ministério da Saúde; o ministro Ricardo Barros tem sido muito sensível aos pleitos do nosso Estado que chegam até ele”, disse.

O local terá uma equipe multiprofissional e vai oferecer atendimento nas áreas de ginecologia, mastologia e radiologia, dentre outras.

Comentar
Litoral do Piauí · 08/12/2017 - 18h57 | Última atualização em 08/12/2017 - 22h18

Ministro da Saúde anuncia R$ 30 milhões para Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



O ministro da Saúde Ricardo Barros anunciou recursos importantes para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba.

 Serão destinados R$ 30 milhões para reforma e ampliação do hospital. “É uma obra importantíssima para o Piauí. Garantir o acesso à saúde de qualidade é uma das nossas missões enquanto parlamentares, e sabemos das necessidades do Hospital Dirceu Arcoverde. Com a reforma, toda a população da região Norte do Estado será beneficiada”, destacou a deputada federal Iracema Portella.

De acordo com o senador Ciro Nogueira, o Ministério da Saúde assegurou também a compra de um acelerador linear para Radioterapia, equipamento importante para o tratamento de pacientes com câncer. 

Além do Hospital Dirceu Arcoverde, o ministro Ricardo Barros visitou a Santa Casa de Parnaíba , acompanhado dos senadores Ciro Nogueira e Elmano Ferrer, deputados federais Iracema Portella e Paes Landim, governadora em exercício Margarete Coelho e secretário estadual de Saúde Florentino Neto .

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ministro da Saúde Ricardo Barros visitou o Parque Lagoas do Norte nesta sexta-feira para acompanhar ações do Dia D de Combate a Dengue. Ao conferir o trabalho realizado pelos agentes de saúde de Teresina, Barros destacou que o combate à dengue deve ser um compromisso de toda a sociedade. “É um cuidado que precisa ser diário, só assim conseguiremos evitar a doença”, comentou. A Sexta-Feira Sem Dengue acontece em todo o país.

A deputada federal Iracema Portella participou da visita e falou sobre a importância da campanha. “É uma responsabilidade que todos nós devemos ter com as nossas casas, a campanha lembra, os agentes de saúde fazem a parte deles, mas cada um de nós tem que estar atento. A dengue é uma doença que maltrata e pode até ser fatal”, comentou a parlamentar.

De acordo com o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, Teresina está em situação de baixo risco para a infestação do Aedes aegypti. A pesquisa foi feita pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) na segunda quinzena de outubro.

Comentar
Cocal dos Alves · 06/12/2017 - 09h51 | Última atualização em 06/12/2017 - 09h57

Iracema parabeniza professor piauiense finalista da Olimpíada de Matemática em Cocal dos Alves


Compartilhar Tweet 1



A premiação Veja-se, concedido pela revista Veja a brasileiros que se destacaram em 2017 como agentes de mudança na sociedade, teve entre seus finalistas o professor piauiense Antônio Cardoso do Amaral. Ele é professor de matemática de uma escola estadual do município de Cocal dos Alves, cidade de cinco mil habitantes, situada a 300 quilômetros da capital, Teresina.

Antônio Cardoso do Amaral já foi 11 vezes medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep), por preparar estudantes da Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão. Ele teve mais de 70% dos seus alunos aprovados em universidades federais em 2016.

Para a deputada federal Iracema Portella (Progressistas), o trabalho do professor Amaral é extraordinário. Graças ao empenho, à dedicação e ao amor de mestres como ele, o Piauí vem se destacando, no cenário nacional, na área de educação.

Em 2016, o Estado obteve um resultado recorde na Obmep, conquistando 11 medalhas de ouro, 20 medalhas de prata e 64 de bronze, além de 567 menções honrosas. Deste quantitativo, os alunos da rede estadual conquistaram 42 medalhas, sendo 06 ouros, 13 pratas e 23 bronzes.

Antônio Cardoso do Amaral é formado em matemática pela Universidade Estadual do Piauí. Filho de agricultores analfabetos que sempre acreditaram que o melhor caminho para vencer na vida são os estudos, ele resolveu ser professor porque achava que seria fácil arrumar emprego.

 A Olimpíada de Matemática mudou todo o cenário: em 2005, ele montou uma equipe de 25 alunos que mergulharam em cálculos e aprenderam a gostar da matéria. Três deles voltaram com medalhas e revolucionaram o ambiente escolar.A escola deu as costas para a desmotivação e iniciou um novo ciclo, sob a batuta de Amaral, com alunos motivados e encantados pela matemática.

“Eu gostaria, portanto, de parabenizar o professor não apenas por estar entre os finalistas de mais um prêmio. Mas, sobretudo, por nunca desistir de nenhum aluno. De ver em cada estudante um universo a ser explorado e cultivado, com os estímulos adequados, determinação e coragem para fazer a diferença. Parabéns, professor Amaral”, concluiu a parlamentar piauiense.

Comentar
Palácio do Planalto · 06/12/2017 - 08h16 | Última atualização em 07/12/2017 - 08h39

Iracema no lançamento da Rede Brasil Mulher no Palácio do Planalto


Compartilhar Tweet 1



A Bancada Feminina da Câmara dos Deputados esteve hoje, no Palácio do Planalto, para o lançamento da Rede Brasil Mulher. Uma iniciativa do governo federal, sob o comando da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

 

O objetivo é reunir diversos atores da sociedade civil e do poder público em torno da promoção da equidade de gênero e do enfrentamento à violência contra a mulher.

 

Para a deputada federal Iracema Portella (Progressistas), a luta pelos direitos femininos deve ser abraçada pelo conjunto da sociedade. É uma batalha que precisa do engajamento de mulheres e homens comprometidos com a construção de uma sociedade justa e pacífica, com oportunidades iguais para todas as pessoas.

 

 

A proposta da Rede é trabalhar com cinco eixos fundamentais: Educação, Saúde, Autonomia Econômica, Espaços de Poder e Decisão e Enfrentamento à Violência.

 

Iracema reforça que a Rede Brasil Mulher surge como uma plataforma de união de estratégias com o mesmo intuito. Atuando em parceria, de forma colaborativa, participativa e transparente, com certeza, os resultados serão muito melhores.

 

“Precisamos conectar pessoas e ideias, trocar experiências, derrubar barreiras e preconceitos. Com a Rede Brasil Mulher, será mais fácil trabalhar em prol do empoderamento feminino nas variadas dimensões”, ressaltou a deputada Iracema.

Comentar
PROGRESSISTAS · 05/12/2017 - 10h13

Progressistas realiza ato de filiações em Teresina


Compartilhar Tweet 1



O Progressistas-PI realizou uma grande solenidade em Teresina para a recepção dos seus novos filiados. Prefeitos e lideranças de todo o Estado tiveram suas fichas abonadas pelo presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira; deputados federais Iracema Portella e Mainha, vice-governadora Margarete Coelho e deputado estadual Júlio Arcoverde.

O evento contou com a presença do governador do Piauí Wellington Dias, do prefeito de Teresina Firmino Filho, parlamentares, dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças.

Para a deputada federal Iracema Portella, o momento é de orgulho por ver o crescimento do Progressistas no Estado. “As pessoas que estão se filiando ao nosso partido são prefeitos e lideranças que fazem diferença no Piauí. Para nós é uma honra ter pessoas que trabalham e fazem a política com P maiúsculo. O nosso partido cresce paulatinamente, isso é bom. Nunca quisemos crescer a qualquer custo, sempre pensamos em crescer com responsabilidade, principalmente dando atenção especial a cada um dos municípios. O resultado é este, que nos faz muito felizes”, disse a parlamentar.

 

Comentar
Piauí · 04/12/2017 - 15h39 | Última atualização em 04/12/2017 - 18h05

Bancada Federal se reúne para interceder por empréstimo para o Piauí


Compartilhar Tweet 1



O Secretário-Geral da Presidencia da República, ministro Moreira Franco, recebeu a Bancada Federal do Piauí, em Brasília, parar tratar a liberação de um empréstimo, junto a Caixa Econômica, de 315 milhões.

Para a deputada federal Iracema Portella (Progressistas), esse investimento é de grande importância, pois além de sanar as finanças do Estado, será possível dar prosseguimento a obras de infraestrutura, implantação e recuperação de rodovias, melhoria da mobilidade urbana e saneamento básico.

 

 

Estiveram na reunião, os senadores Ciro Nogueira e Elmano Ferrer e os deputados federais, Iracema Portella, Mainha, Átila Lira e Paes Landim.

 

 

Comentar
Saúde Piauí · 30/11/2017 - 14h38 | Última atualização em 30/11/2017 - 14h57

Piauí receberá novos equipamentos para o tratamento de câncer


Compartilhar Tweet 1



O senador Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portella e o secretário estadual de Saúde do Piauí, Florentino Neto, estiveram em audiência com o ministro da Saúde Ricardo Barros na manhã de hoje. Após a reunião, o ministro anunciou a destinação de dois equipamentos para o tratamento de câncer no Piauí. 

Serão dois aceleradores lineares para a realização de Radioterapia, um para o Hospital Universitário, em Teresina, e o outro para a Maternidade Marques Basto, na cidade de Parnaíba. Vale ressaltar que a capital do Piauí é referência em saúde no Nordeste.

Iracema Portella destacou o empenho de Ricardo Barros e agradeceu pela atenção que o Ministério dedica às reivindicações do Estado. “A Radioterapia é um tratamento eficaz e seguro contra o câncer. Estamos certos de que os equipamentos terão bom uso e vão melhorar o atendimento aos pacientes de câncer no Piauí”, declarou a deputada federal. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A data de 25 de novembro foi declarada como Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, no Primeiro Encontro Feminista da América Latina e Caribe, realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia, em 1981.

Em meio à mobilização internacional dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, a Câmara dos Deputados realizou hoje (29/11), uma Sessão Solene como parte da programação em torno do tema.  

A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) reforçou que já se avançou bastante nesse combate. Mas também é certo que ainda enfrentamos cenários absurdos, de preconceito, discriminação e violência contra meninas e mulheres.

“Datas como essa são fundamentais para que possamos aprofundar os debates sobre como prevenir e combater a violência contra as mulheres, buscando soluções para aprimorar nossas políticas públicas de proteção às vítimas e de empoderamento feminino”, declarou.

De acordo com a deputada, cabe ressaltar que a violência não é apenas a física. Ela se manifesta de várias formas, de maneiras sutis, sendo uma realidade em casa, na comunidade, nas ruas, nas relações afetivas, sociais e familiares, no trabalho e nas redes sociais.

“São práticas que causam sofrimento físico e psicológico, constrangimentos, barreiras no mercado de trabalho e no ambiente escolar. Temos duas leis fantásticas e modernas, que merecem ser aclamadas. A Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio. São conquistas essenciais para as mulheres”, disse.

 A Lei do Feminicídio diferencia os assassinatos de mulheres pela condição de gênero do conjunto de homicídios do Brasil. É uma forma de mostrar que a violência contra a mulher no nosso País é, infelizmente, um fato cotidiano, muitas vezes, naturalizado e banalizado.

 A taxa de feminicídio do Brasil é a quinta maior do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma em cada três mulheres brasileiras é vítima de violência, segundo dados do Datafolha.

 As mulheres negras estão morrendo mais no Brasil. Segundo números do Atlas da Violência 2017, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), enquanto a mortalidade por homicídio de mulheres brancas, indígenas e amarelas caiu 7,4% entre 2005 e 2015, a mortalidade de mulheres negras teve um aumento de 22% no mesmo período.

Eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas é uma das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de compromissos assumidos pelos países membros da ONU para melhorar as condições de vida no planeta até 2030.

Para Iracema Portella, é preciso unir forças para enfrentar o fenômeno da violência contra a mulher. Antes de tudo, é crucial melhorar os mecanismos de prevenção, investindo cada vez mais em campanhas maciças de conscientização da sociedade sobre os direitos das mulheres, a importância da equidade de gênero e de viver num mundo sem discriminação de qualquer ordem.

“Mas, quando a violência é constatada, é nossa missão oferecer às vítimas uma rede sólida e preparada para ajudá-las a denunciar os agressores e a reconstruir suas vidas. Vamos em frente, com determinação e vontade política para colocar um ponto final nessa violência que tira a vida e interrompe os sonhos de milhares de mulheres brasileiras”, finalizou a parlamentar piauiense.

 

 

Comentar