Compartilhar Tweet 1



Milhares de pessoas participaram da Festa das Mães do município de Buriti dos Lopes, que foi realizada na praça Antonio Romão, sob a coordenação da Prefeitura Municipal.

A deputada federal Iracema Portella, o senador Ciro Nogueira e a ex-prefeita Ivana Fortes marcaram presença, assim como várias lideranças políticas do Estado. 

Iracema falou sobre o trabalho do prefeito Júnior Percy na administração do município. "O prefeito Júnior Percy tem mostrado seu total empenho em trabalhar pelo crescimento de Buriti dos Lopes, está sempre em contato com a bancada federal em busca de investimentos para o desenvolvimento da cidade. Essa festa de hoje, tão prestigiada, é resultado do carinho e do cuidado com que ele trata os buritienses", disse a deputada. 

 

Comentar
Colônia do Piauí · 27/05/2018 - 12h17 | Última atualização em 27/05/2018 - 12h48

Emoção marca a Festa das Mães em Colônia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Colônia do Piauí organizou uma grande festa para comemorar o Dia das Mães neste fim de semana. O evento contou com as presenças da deputada federal Iracema Portella, senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete Coelho e de lideranças da região como a ex-vereadora Katia Tapety, primeira travesti eleita no Brasil. 

Segundo a prefeita Lúcia Moura (Progressistas) , este é um dos eventos mais aguardados do município. "Já é uma tradição em nossa cidade, e este ano não poderia ser diferente", disse. 

Para a deputada federal Iracema Portella, é sempre uma alegria voltar a Colônia. "Me sinto em casa em Colônia, é um município que me acolhe com muito carinho e respeito todas as vezes que venho aqui. É sempre bom voltar para rever os amigos e ver de perto o grande trabalho que nossa prefeita Lúcia Moura e sua equipe tem feito", declarou a parlamentar. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella esteve na zona rural de União para acompanhar a final do torneio de futebol. Em campo, os times Santa Rita x São Paulo. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella e o senador Ciro Nogueira estiveram em Oeiras nesta sexta-feira, participando da abertura da sexta edição da Expoeiras - Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras -, que reúne grande público e tem uma vasta programação com palestras, concursos de caprinos e ovinos, competições e atrações musicais.

O evento é organizado pela Prefeitura Municipal. "O prefeito progressista dr. José Raimundo e toda a sua equipe estão de parabéns por mais este grande evento na nossa querida Oeiras. A festa é prestigiada por pessoas de toda a região do Vale do Canindé", destacou Iracema Portella.

Um dos pontos altos da Expoeiras é a Festa do Vaqueiro, que homenageia estes profissionais tão importantes para o desenvolvimento do Piauí.

Os ingressos para os shows foram trocados por alimentos não perecíveis que serão doados para instituições do município, importante ação social que contou com apoio maciço da população. 

 

 

 

Comentar
São Félix do Piauí · 20/05/2018 - 09h24 | Última atualização em 22/05/2018 - 13h16

Vaquejada marca encerramento dos festejos de São Félix do Piauí


Compartilhar Tweet 1



 A deputada federal Iracema Portella visitou o município de São Félix do Piauí neste fim de semana para participar dos festejos de São Félix de Cantalice, atendendo a convite do prefeito Jailson Pio. 

A parlamentar elogiou a organização da festa, que contou com programação cultural, novena e missa. "São Félix é um município muito querido, fico feliz de estar aqui mais uma vez e de ver essa festa tão bonita, que anima toda a cidade e atrai visitantes da região", comentou. 

A tradicional vaquejada de São Félix é uma atividade importante no Piauí e no Nordeste. "A vaquejada movimenta a economia local, gera empregos. Hoje em dia existe todo um cuidado para proteger os animais, então sigamos valorizando essa tradição que homenageia os vaqueiros do Piauí", frisou Iracema.

Além de Iracema, participaram dos festejos o deputado estadual Julio Arcoverde e a vice-governadora do Piauí Margarete Coelho. 

 

Comentar
Agenda em Brasília · 19/05/2018 - 10h36 | Última atualização em 22/05/2018 - 16h33

Iracema prestigia lançamento da pré-candidatura da deputada distrital Renata d´Aguiar


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella como Presidente Nacional da Mulher Progressistas, esteve no lançamento da pré-candidatura da deputada distrital Renata d´Aguiar, um grande festa que reuniu políticos e lideranças, em Brasília.

Renta é uma mulher jovem, idealista, auditora, economista, presidente do Instituto de Renovação Política Hernani d´Aguiar e idealizadora do Projeto Reciclando o Futuro – destacou a deputada piauiense.  

De acordo com Iracema, ela representa o novo no cenário da política brasiliense com as suas ideias e a sua determinação em lutar por melhores condições de vida para a população do DF.

 “O Progressistas sempre está de portas abertas para as novas lideranças. O Movimento de Mulheres Progressistas tem feito um trabalho constante e dedicado para incentivar a presença feminina nos quadros do Partido. Queremos mais mulheres no Progressistas. E queremos apoiar verdadeiramente essas mulheres que desejam entrar na política para dar sua valiosa contribuição à democracia brasileira”, disse.

Ainda de acordo com Iracema Portella, só teremos um País desenvolvido, igualitário e realmente democrático quando pudermos contar com a participação de mulheres e homens na vida pública, trabalhando em perfeita sintonia e com as mesmas oportunidades para ocupar os espaços de poder.

“Renata, seja bem-vinda ao clube das mulheres que atuam na política. Desejo a você muito sucesso não apenas na campanha, mas, sobretudo, depois das eleições, no mandato de deputada distrital para que possa defender os direitos femininos, lutar contra as desigualdades e por um modelo de desenvolvimento inclusivo, capaz de aliar o crescimento econômico com a distribuição de renda, sempre com um olhar especial para os segmentos mais vulneráveis da população”, finalizou a deputada federal.

 

Comentar
Saúde Piauí · 16/05/2018 - 15h10 | Última atualização em 16/05/2018 - 15h15

Ciro Nogueira e Iracema Portella buscam investimentos para Hospital Getúlio Vargas em Teresina


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella e o senador Ciro Nogueira estiveram em audiência com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, juntamente com o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Rafael Neiva, o deputado estadual Pablo Santos e a diretora do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, Fátima Garcêz.

Na reunião, Ciro e Iracema solicitou apoio do ministério para a aquisição de equipamentos para implantação de cirurgias cardíacas, além de equipamentos para novos leitos de UTI, no Hospital Getúlio Vargas. Atualmente existe uma longa fila de atendimentos e o hospital precisa de melhoria na infraestrutura para oferecer atendimento  de qualidade a população.

“A nossa intenção é investir cada vez mais na área de saúde para ofertar um serviço público de qualidade", disse a deputada, acrescentando que “tanto o Governo quanto o Parlamento precisam trabalhar para garantir que as dificuldades na área sejam superadas", finalizou.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quarta-feira (16/05), a deputada federal Iracema Portella (Progressistas Piauí) juntamente com a senadora Ana Amélia (RS) e o deputado federal Roney Nemer (DF), se reuniram na Câmara Legislativa do Distrito Federal, a convite da deputada distrital Celina Leão. O encontro foi para apresentar as pré-candidatas a distritais pelo Progressistas.

Na ocasião, Celina apresentou as principais atribuições da Procuradoria Especial da Mulher da CLDF, que consiste em fiscalizar e acompanhar programas do Governo do Distrito Federal, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher.

Para Iracema Portella trata-se de uma conquista importante para a Câmara Legislativa e para as mulheres do DF. Segundo a deputada piauiense, ter uma instância no Parlamento voltada especificamente para os assuntos relacionados à defesa dos direitos femininos é fundamental.

“Parabéns, Celina, por mais essa vitória. Aprofundar os debates sobre os direitos das mulheres é uma missão que precisamos abraçar com determinação e vontade política”, declarou Iracema.

A deputada ainda defendeu a necessidade de qualificar e aumentar a presença das mulheres na vida pública. Ressaltou também que o Progressistas, continua fazendo um trabalho cuidadoso e constante nessa direção.

No Congresso Nacional, de acordo com Iracema, a bancada feminina tem atuado com extremo zelo na defesa vigorosa dos direitos femininos, conseguindo a aprovação de matérias que melhoram as condições de vida das mulheres.

“Temos que unir esforços nas três instâncias de poder para que possamos superar, cotidianamente, essas barreiras que ainda impedem milhares de mulheres de terem uma vida plena, saudável e feliz, em que possam desenvolver os seus talentos e, assim, dar sua valiosa contribuição ao crescimento do Brasil”, finalizou a deputada progressistas. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella acompanhou, na Companhia Metropolitana de Transportes Públicos, a apresentação do primeiro VLT de Teresina. A composição chegou a Teresina no fim de semana, tem capacidade para até 600 passageiros e deve entrar em funcionamento a partir de junho.

De acordo com o governador Wellington Dias, os VLTs estão sendo adquiridos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans).

Para Iracema, a modernização de transporte ferroviário com os VLTs é uma das maiores ações de mobilidade urbana da história. "Os investimentos em transporte público moderno, seguro e confortável são essenciais para o desenvolvimento", disse a parlamentar. 

Os recursos para a compra dos VLTs, obras de revitalização da linha férrea e reforma das estações de passageiros chegam ao Estado através de intermediação do senador Ciro Nogueira junto ao Governo Federal. 

 

Comentar
Educação Infantil · 11/05/2018 - 20h52

Creche Cynthia Portella é reinaugurada em Beneditinos


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal  Iracema Portella participou da reinauração da Creche Cynthia Portella, no município de Beneditinos. A creche leva o nome da irmã da parlamentar, que faleceu precocemente aos 19 anos. 

De acordo com o prefeito Jullyvan Mendes (Progressistas), 180 crianças serão beneficiadas com o funcionamento da creche, que foi a primeira escola de educação infantil do município. 

Para Iracema Portella, o momento da reinauguração foi de muita emoção e alegria. "Estou feliz de representar minha família neste momento tão importante para Beneditinos, vejo que a creche tem uma estrutura excelente para as crianças e uma equipe que trabalha com carinho e compromisso", afirmou a parlamentar. 

O deputado estadual Júlio Arcoverde participou da reinauguração, assim como o secretariado municipal e vereadores de Beneditinos. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mais de 350 pessoas participaram do I Encontro Regional de Mulheres Progressistas em Beneditinos. O evento contou com palestra da delegada da Mulher Vilma Alves e a presença da deputada federal Iracema Portella, presidente nacional do movimento Mulheres Progressistas, e do deputado estadual Júlio Arcoverde, presidente do Progressistas Piauí.

A deputada Iracema explicou que o evento é uma ação de empoderamento feminino. "Nosso objetivo é despertar e fortalecer a consciência política e cidadã nas mulheres, para que sintam-se cada vez mais seguras do seu papel na sociedade e não aceitem qualquer tipo de opressão, violência ou discriminação", disse. 

A coordenadora estadual do movimento Mulheres Progressistas, Erinalda Feitosa, destacou a importância de levar as mensagens de confiança e empoderamento a todo o Piauí. "Estamos cada vez mais interiorizando nossas ações, porque acreditamos que fazer a boa política também é isso, é usar informação correta e de boa qualidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente das mulheres", comentou. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A coordenação estadual do movimento Mulheres Progressistas do Piauí, em parceria com a Fundação Milton Campos, realizou o seminário "Bebida, Lazer com Responsabilidade" em Alto Longá. 

A deputada federal Iracema Portella, presidente nacional do Mulheres Progressistas, e o deputado estadual Júlio Arcoverde, presidente do Progressistas Piauí, marcaram presença no evento, que aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de 200 pessoas. 

Iracema falou sobre a interiorização das ações dos movimentos como o Mulheres Progresssistas, Juventude Progressista e Afro Progressistas. "Nós buscamos fazer política de um jeito diferente e inovador, não trabalhamos apenas nas grandes cidades. Os seminários que realizamos no interior já capacitaram milhares de pessoas para trabalhar em suas comunidades no sentido de prevenir o uso de drogas e também o abuso de bebidas alcoólicas. Estou feliz por trazer este evento a Alto Longá", disse a parlamentar. 

O deputado estadual Júlio Arcoverde destacou a importância de falar sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. "Não podemos esquecer que a grande maioria dos acidentes de carro e de moto acontecem quando o motorista está alcoolizado. Precisamos fortalecer a cultura de não beber quando for dirigir", comentou. 

O prefeito Henrique César, o vice-prefeito Maciel Sindô, vereadores e secretários municipais participaram do seminário. 

Comentar

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, esteve no Piauí para visitas técnicas a hospitais de Teresina, Picos e Piripiri.

Em Teresina, Abdalla foi recebido para um café da manhã com o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Rafael Neiva, o senador Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portella, a vice-governadora Margarete Coelho, o deputado estadual Pablo Santos e diretores dos hospitais Getúlio Vargas e Justino Luz (Picos) e Hospital Infantil Lucídio Portella.

Durante visita ao HGV, que está passando por reformas, Rogério Abdalla recebeu informações sobre novos projetos daquele hospital. "O HGV está tentando viabilizar a realização de cirurgias cardíacas e bariátricas; e nós vamos em busca de assegurar melhorias também para os demais hospitais do Estado", comentou a deputada federal Iracema Portella. 

Programa Mais Médicos

À tarde, Rogério Abdalla teve um encontro com os profissionais do Programa Mais Médicos em Teresina. 

Iracema Portella destacou a importância do Programa para o Estado. "Mais de 300 médicos atuam em todo o Piauí pelo Programa Mais Médicos; eles hoje representam esperança para milhares de famílias, pois trabalham tanto em ações de prevenção quanto no acompanhamento de tratamentos de doenças crônicas. São profissionais que fazem a diferença onde chegam", disse a parlamentar. 

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella, o deputado estadual Júlio Arcoverde, o secretário estadual dos Transportes Guilhermano Pires e o coordenador estadual do Dnocs Djalma Policarpo visitaram as obras de uma estrada vicinal na zona rural do município de Monsenhor Hipólito nesta segunda-feira. 

Os 19km de estrada vão beneficiar centenas de famílias que vivem em comunidades rurais na região. Iracema comentou que a obra é um anseio antigo da comunidade. "Essa estrada vai fazer a diferença na vida de quem mora aqui, é mais mobilidade urbana, infraestrutura e saúde, e também representa uma grande ajuda para o escoamento da produção, uma vez que o acesso atualmente é difícil por causa da estrada ruim", disse a parlamentar.

O secretário estadual dos Transportes, Guilhermano Pires, afirmou que a previsão é de entregar a obra até o início do segundo semestre. "Estamos empenhados em fazer este trabalho de forma rápida para concluir em breve", comentou. 

As comunidades que vivem na região produzem milho, mandioca, feijão e mel. 

 

Comentar
Santana do Piauí · 30/04/2018 - 20h10 | Última atualização em 01/05/2018 - 11h18

Santana do Piauí completa 26 anos e ganha academia popular


Compartilhar Tweet 1



O município de Santana do Piauí encerrou neste domingo as comemorações do seu aniversário de 26 anos de emancipação política. A deputada federal Iracema Portella participou da inauguração de uma academia popular adquirida com recursos que destinou a Santana.

A parlamentar destacou a importância de investir em ações para a saúde da população. "A administração da prefeita Maria José está de parabéns pelo cuidado que tem com a saúde dos cidadãos santanenses. Ela é incansável na busca de apoio e recursos para melhorar a qualidade de vida de quem vive aqui, e esta academia é prova disso, assim como as unidades de saúde, a limpeza das ruas. Fico feliz de ver os resultados do trabalho da nossa prefeita", disse Iracema. 

A prefeita Maria José de Sousa Moura falou sobre o trabalho de Iracema em prol de Santana do Piauí. "Nossa deputada está sempre de portas abertas para Santana e tem buscado atender as nossas reivindicações. O município agradece", comentou. 

A deputada estadual Belê Medeiros também participou das festividades em Santana do Piauí, juntamente com outras grandes lideranças da região. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella marcou presença nas festividades dos 26 anos de emancipação política de Queimada Nova neste fim de semana. 

A parlamentar foi recebida pelo prefeito Raimundo Júlio (Progressistas), primeira-dama Tereza Coelho, vice-prefeito Jeso Dias e secretário municipal de Administração Gilmar Macedo. 

Iracema destacou o grande respeito que tem pelo município. "Queimada Nova é uma cidade organizada, graças à administração responsável do prefeito Raimundo Júlio e sua equipe. Cada vez que venho aqui fico mais feliz por ver que as emendas que destino ao município são importantes para promover a qualidade de vida das pessoas. Pelo carinho que recebo, vejo que elas estão felizes também", comentou a parlamentar.

O prefeito Raimundo Júlio agradeceu à parlamentar pela presença e pelo apoio. "A deputada Iracema tem compromisso com Queimada Nova, é graças ao trabalho dela que estamos conseguindo investimentos na área da saúde, que é uma das prioridades aqui, e também no abastecimento d'água para as comunidades da zona rural", disse.

A programação teve início na sexta-feira com a abertura da 8ª Caprinova - Feira de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura de Queimada Nova, em show na praça do município.

Na manhã de sábado, a tradicional Cavalgada dos Vaqueiros movimentou a cidade e em seguida a Missa dos Vaqueiros reuniu uma multidão no Parque da Feira. 

 

Comentar
Mulheres Progressistas · 26/04/2018 - 17h46 | Última atualização em 26/04/2018 - 18h50

Santa Cruz dos Milagres recebe seminário de prevenção ao uso de drogas


Compartilhar Tweet 1



O município de Santa Cruz dos Milagres recebeu o seminário Drogas Por quê - Desafios para para a Educação, realizado pelo movimento Mulheres Progressistas do Piauí em parceria com a Fundação Milton Campos e deputada federal Iracema Portella. 

De acordo com a coordenadora Erinalda Feitosa, mais de 200 pessoas, entre professores, assistentes sociais, lideranças comunitárias e lideranças religiosas participaram do evento, que aconteceu na Escola Mundica Portela. 

As palestras foram ministradas pelas psicólogas Maria Cecília Fallani, especializada em Psicoterapia Dinâmica para Jovens e Adultos, Especialista em Dependência Química e Professora de cursos sobre Prevenção e Atendimento a Dependentes Químicos e Familiares; e Vera Da Ros, Mestre em Ciências Humanas, Especialista em Prevenção de Drogas, Aids, Redução de Danos e Dependência Química e Consultora em projetos na área de Drogas do Ministério da Saúde e de órgãos da ONU. 

Com esta importante ação de prevenção, o Piauí já tem mais de dez mil pessoas capacitadas para trabalhar no enfrentamento às drogas em suas comunidades. 

O prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues, esteve presente no evento, juntamente com assessores da administração municipal. 

 

Comentar
Mulher Progressistas · 24/04/2018 - 09h52 | Última atualização em 24/04/2018 - 10h17

Iracema é nomeada Presidente Nacional do Movimento das Mulheres Progressistas


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) assume interinamente a presidência Nacional do Movimento das Mulheres Progressistas, depois da saída do partido da deputada federal Conceição Sampaio (Amazonas).

A ampliação da presença das mulheres na vida pública do Brasil é uma das prioridades do Progressistas. O Partido vem trabalhando para atrair novas lideranças e aumentar a presença feminina na política, lançando as bases para ampliar essa participação já nas próximas eleições municipais.

Para a deputada federal Iracema Portella (PP-PI), as discussões da reforma política sobre a participação da mulher podem abrir espaço para que se avance nesse caminho. "Precisamos aproveitar que o assunto está em pauta para fortalecer a nossa batalha para garantir que cada vez mais mulheres participem da vida pública do País, dando sua contribuição para o aprimoramento das instituições e da democracia", afirma Iracema.

"A mulher tem um jeito diferente de tratar a política porque costuma pensar primeiro nos outros e depois em si. Quando ela assume um cargo, são claros os avanços sociais, para as famílias e para a coletividade", defende a parlamentar, acrescentando que o PP trabalha para incentivar as mulheres do Piauí a fazerem a boa política, aquela que tem como o objetivo o desenvolvimento do Estado.

Iracema frisou que é hora de mudar a realidade da sub-representação das mulheres na política. “Os espaços importantes de poder estão aí para serem conquistados. Com dedicação e trabalho, podemos chegar a eles”, acredita Iracema Portella.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, marcou presença no 3º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí, que aconteceu em Gilbués nesta sexta-feira. A região engloba 23 municípios. 

O tema do evento este ano foi Planejamento e Desenvolvimento Regional; e as discussões giraram em torno da criação e fortalecimento de políticas públicas para as áreas de saúde e agronegócio, principalmente. 

O ministro Blairo Maggi destacou as possibilidades de crescimento do Piauí através do setor agrícola. "O Piauí recebe bem os agricultores de fora, há uma boa integração com os produtores daqui e essa troca de ideias e experiências garante mais desenvolvimento para a região", afirmou Maggi.

Para a deputada federal Iracema Portella, a união dos prefeitos em torno de uma única causa é essencial para encontrar soluções para as demandas da população. "Sabemos que o cenário é de dificuldades, mas se pensarmos juntos é possível viabilizar saídas criativas e superar os desafios com determinação e inovação", disse a parlamentar, acrescentando que considera fundamental estar perto das comunidades para saber de suas demandas. 

O prefeito de Gilbués, Léo Matos, frisou que o Consórcio de Saúde que foi firmado pelos 23 municípios do extremo sul do Estado é de grande importância para os mais de 200 mil habitantes da região.

O senador Ciro Nogueira, o governador Wellington Dias, a vice governadora Margarete Coelho, deputados federais, deputados estaduais, o secretário estadual de Transportes, Guilhermano Pires e o presidente da APPM, prefeito Gil Carlos, também participaram do Encontro, juntamente com prefeitos, vereadores e secretários municipais da região.

 

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



 O PLC 410/2017, da deputada federal Iracema Portella (Progressistas) que insere uma nova tabela de tributos dentro do Simples Nacional, para beneficiar empresas que utilizem energia elétrica de fontes renováveis, foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Câmara dos Deputados.

Trata-se de um incentivo fiscal por parte do Estado, em defesa do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Pois a proposta é reduzir a emissão de agentes poluentes na atmosfera e fazer a gestão ambientalmente correta dos resíduos sólidos de produção industrial.

Segundo a deputada, é preciso quebrar paradigmas que engessam a ação do Estado quando se trata de direitos fundamentais, e isso envolve também o meio ambiente. "A ideia é inserir, dentro do Simples Nacional, uma nova tabela de tributos, beneficiando as empresas que sigam os critérios ambientais de utilização de energia elétrica proveniente de fonte renovável, controle da propagação de agentes poluentes na atmosfera e gestão responsável dos resíduos sólidos de produção industrial", explicou.

Iracema defende que o Estado trabalhe no sentido de alcançar o equilíbrio ecológico através do desenvolvimento econômico sustentável. "Fica mais fácil quando cada um faz a sua parte. Entendo que esta matéria é importante e tem um impacto socioambiental relevante. Por isso, conto com o apoio dos meus ilustres pares para a sua aprovação”, concluiu a deputada piauiense.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Juventude Progressista do Piauí, em parceria com a Fundação Milton Campos e o Detran Piauí, está realizando uma maratona para levar o seminário “Bebida, Lazer com Responsabilidade” para jovens de todas as regiões do nosso Estado. Neste mês de abril, 19 municípios foram visitados pela Caravana do Conhecimento: Lagoinha do Piauí, Água Branca, São Pedro do Piauí, São Gonçalo do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, Angical, União, Miguel Alves, Porto do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Alto Longá, Beneditinos, Pau D'Arco, Altos, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Curralinhos e Teresina.

Nesta primeira etapa, 3.528 jovens participaram das palestras em suas escolas.

De acordo com o coordenador da Juventude Progressista do Piauí, a ideia é promover palestras e ações educativas para um trânsito mais seguro, abordando principalmente a questão do consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir. “Estamos chegando a um público jovem, então é importante que eles tenham essa consciência agora, antes de começarem a dirigir. A formação de motoristas e cidadãos mais responsáveis deve começar cedo”, comentou Roberto Veloso.

Por meio do Whatsapp, muitos estudantes enviaram mensagens de apoio à equipe e afirmaram que as palestras foram importantes para sua formação.

A apresentação dos seminários tem o apoio do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portella. A parlamentar destacou que considera essencial estar ao lado de iniciativas positivas como esta. “Sempre defendo que o conhecimento e a boa informação são uma base firme para os cidadãos. E sou grande incentivadora de levar conhecimento aos jovens, para que se tornem adultos mais conscientes e responsáveis, as mudanças importantes começam assim”, disse Iracema.

A programação continua no mês de maio, em municípios de todas as regiões do Piauí.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Cocal de Telha recebeu o Encontro das Mulheres Progressistas, com o tema "Empoderamento e Violência". Trata-se da nova campanha do movimento de mulheres do Progressistas, que visa conscientizar a população sobre os diversos tipos de violência contra a mulher. 

Mais de 200 pessoas participaram do Encontro, que foi conduzido pela coordenadora estadual do Mulheres Progressistas, Erinalda Feitosa. 

O evento contou com a parceria da Prefeitura de Cocal de Telha, que disponibilizou apoio logístico através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Conselho Municipal de Direitos das Mulheres; deputada federal Iracema Portella, senador Ciro Nogueira e deputado estadual Júlio Arcoverde. 

Comentar
Afro Progressistas · 13/04/2018 - 15h43

Afro Progressistas debate Abolição e Discriminação


Compartilhar Tweet 1



O Afro Progressistas do Piauí iniciou um ciclo de debates sobre o tema “Abolição e Discriminação”, para discutir a importância histórica do dia 13 de maio nas escolas, levando aos jovens uma visão crítica sobre novas formas de escravidão, 130 anos após a assinatura da Lei Áurea.

O cientista político e jornalista Denilson Avelino é o responsável pelo conteúdo e explica que o objetivo do projeto é mostrar aos estudantes que mesmo após a abolição da escravatura no Brasil, os negros continuam sendo alvo de preconceitos e discriminações. “Ainda existe trabalho escravo e a maioria das vítimas são negras, no mercado de trabalho formal os homens e mulheres negros ganham menos que os brancos, e até sexualmente falando os negros ainda são vítimas de objetificação. Essas são barreiras que ainda precisam ser ultrapassadas”, comenta o palestrante.

Avelino destaca ainda que chegar às escolas com este projeto é importante porque o público alvo está numa faixa etária em que começa a ter consciência cidadã e interesse por formação política. “O Afro Progressistas busca passar informação de forma correta e responsável”, diz.

Para a coordenadora do movimento no Piauí, Virna Lisi, contar com o apoio da deputada federal Iracema Portella para a realização dos seminários é essencial para chegar ao maior número possível de jovens. “Estamos começando por Teresina mas vamos também ao interior, temos convite de várias escolas e comunidades. O papel do Afro Progressistas é trabalhar a visão crítica do público em relação ao preconceito e à discriminação, e não só racial, mas também sexual e religiosa. A deputada Iracema é madrinha nacional do movimento e nos dá apoio incondicional”, declara.

No Colégio Síntese, em Teresina, cerca de 100 jovens participaram do seminário. Além da deputada federal Iracema Portella, a Fundação Milton Campos, o senador Ciro Nogueira e o deputado estadual Júlio Arcoverde abraçam a causa do Afro Progressistas no Piauí.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em evento concorrido na sede da Associação Piauiense de Municípios, o Progressistas do Piauí filiou os deputados estaduais Wilson Brandão e Firmino Paulo, e também prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de municípios de todas as regiões do Piauí. 

Para a deputada federal Iracema Portella, a chegada dos novos progressistas engrandece o partido não apenas numericamente. "Um grande orgulho que temos é de ver que o Progressistas cresce de forma responsável, atraindo pessoas trabalhadoras, comprometidas com uma causa importante que é o desenvolvimento do Piauí e do Brasil", comentou.

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, destacou que o partido continuará firme em seu objetivo de chegar a cada vez mais municípios. “O Progressistas tem hoje 84 prefeitos. Vamos bater esta marca porque já estamos marcando novas filiações, tem prefeitos que querem se filiar em suas cidades. Isso é uma grande alegria para nós", disse o senador. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Duas campanhas lançadas ontem em Teresina abordam o enfrentamento da violência contra a mulher. No início do jogo da semifinal do campeonato piauiense de futebol, foram apresentadas as campanhas Todos em Campo no Combate à Violência Contra a Mulher, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, em parceria com a CBF; e Sou Homem e Luto Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, do movimento Mulheres Progressistas, com apoio da Federação de Futebol do Piauí. 

A deputada federal Iracema Portella e o deputado estadual Júlio Arcoverde entraram em campo junto com os jogadores do River Atlético Clube e do Piauí Esporte Clube e o presidente da FFP, Cesarino Oliveira, vestindo camisetas alusivas às duas campanhas. 

A parlamentar comentou que a iniciativa de levar a campanha de enfrentamento à violência para dentro dos estádios é interessante por ser um ambiente predominantemente masculino. "A presença e o apoio dos homens é fundamental nestas campanhas. Homem de verdade não agride mulher, não bate, não xinga. Poder contar com o apoio dos times para reforçar isso é muito bom", disse. 

Pesquisa encomendada pela Secretaria de Políticas para Mulheres revela que os índices de violência contra a mulher aumentam em dias de jogo, o que se torna mais um motivo para levar o assunto ao meio esportivo. "Além destas, existe ainda outra campanha relacionada aos direitos da mulher que está ligada ao futebol, aos esportes em geral, que é a #deixaelatrabalhar , criada para chamar a atenção para o assédio sofrido pelas mulheres que trabalham com esporte, como jornalistas, árbitras, treinadoras...os estádios são espaços públicos e nós mulheres temos todo o direito de frequentá-los sem precisar passar por nenhum constrangimento ou aturar atitudes machistas", declarou Iracema Portella. 

Comentar