Em combate ao mosquito -

FMS mantém ações de combate ao Aedes aegypti e recolhe mais de 26 mil pneus em Teresina

A Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) recolheu 26.662 pneus em vias públicas e pequenas borracharias, de janeiro a abril. O recolhimento faz parte das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Até o dia 25 de maio, Teresina notificou 492 casos de dengue, 53 casos de chikungunya e oito casos de zika.

“A Gerência de Zoonoses da FMS realiza o recolhimento de pneus em ruas e avenidas da cidade e em pequenas borracharias diariamente. Esse trabalho é contínuo e fundamental para evitar a proliferação do Aedes aegypti. O material recolhido é encaminhado para reciclagem. Fazemos também o monitoramento de cemitérios, hortas comunitárias, terrenos e sucatas, onde instalamos armadilhas para o esgotamento de ovos do mosquito. Somente este ano, um total de 205.820 ovos foram recolhidos. São trabalhos que não podem parar, pois apenas em 2019 foram retirados mais de 1,2 milhão de ovos do Aedes nesses locais”, diz Oriana Bezerra.

A prevenção à dengue segue também com as visitas de rotina dos agentes de endemias aos domicílios, em toda a cidade: “A única alteração é que, por medidas de segurança em função do novo Coronavírus, a vistoria está restrita à área externa das residências. Por isso, sugerimos que as pessoas aproveitem o período de distanciamento social e verifiquem suas residências, quintais e jardins, em busca de potenciais criadouros do Aedes”, orienta a gerente.

De acordo com Oriana Bezerra, é importante também vistoriar as áreas de lazer dos edifícios, ralos de banheiros, calhas e marquises, além de providenciar a retirada de qualquer objetivo que possa acumular água e vir a se transformar em criadouro do mosquito.

Fonte: Com informações da PMT

Comentários

Trabalhe Conosco