Medicamentos expostos? · 31/08/2017 - 10h21 | Última atualização em 31/08/2017 - 10h22

Caixas de medicamentos transportados de maneira irregular no aeroporto de Teresina

Caixas de medicamentos transportados de maneira irregular no aeroporto de Teresina


Compartilhar Tweet 1



Medicamentos são produtos facilmente perecíveis se armazenados ou transportados de forma incorreta, podem ter sua qualidade e eficácia comprometidas, considerando que a maioria destes não podem ser submetidos a temperaturas superiores a 30 graus Celsius, temperatura esta facilmente ultrapassada em 365 dias do ano em Teresina.

Entre muitas viagens já realizadas a trabalho, não era incomum deparar com o transporte irregular, de medicamentos, ou seja, submetendo-os a intempéries (frio, calor e sol) em aeroportos que estão entre os maiores da América Latina, como Brasília e Guarulhos.

Ontem, por conta de problemas técnicos de um voo, ficamos durante uma hora e meia dentro da aeronave e, durante todo este tempo, foi possível ver e fotografar um carro de transporte de bagagens carregado de caixas de laboratórios de medicamentos em pleno sol da tarde teresinense, durante o horário de 14:50 até aproximadamente 16:30, quando buscamos o posto da Anvisa que fica no aeroporto e solicitamos verificação e providências.

Caso realmente se trate de medicamentos, o que é muito provável, não nos será possível saber se o tempo de exposição destes medicamentos a temperaturas bem superior a preconizada foi suficiente para arruiná-los, porém o risco é grande. E se chegarem a ter danos a qualidade, o prejuízo será da população que os irá consumir, seja ao adquiri-los em uma farmácia ou recebê-los em um leito hospitalar.

Esperamos que as Vigilâncias Sanitárias fiquem atentas para que não tenhamos que depender da sorte.