Time Brasil -

Perto do fim dos Jogos Sul-americanos, Atletismo brasileiro soma 25 medalhas

    Washington Alves/Exemplus/COB

A equipe de atletismo do Brasil teve o seu melhor dia nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018, nesta quinta-feira (07/06). Os atletas do Time Brasil conquistaram 11 medalhas no penúltimo dia de competições da modalidade, sendo quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze. Depois de três dias, a modalidade soma 25 medalhas (sete ouros, nove pratas e nove bronzes) nos Jogos.

Um dos destaques do dia foi a dobradinha brasileira no lançamento do disco feminino. A paraibana Andressa Oliveira de Morais conquistou o ouro, com 58,86 metros, e a gaúcha Fernanda Borges ficou com a prata, com 57,29 metros. “Estou muito feliz em sair daqui com essa medalha de ouro em minha primeira edição nos Jogos Sul-americanos. Essa é mais uma conquista na minha vida”, disse a paraibana, feliz por ter companhia brasileira no pódio. “É bom ter duas brasileiras lançando alto e fazer uma dobradinha no pódio”, disse a atleta de 27 anos.

Filha de atleta, Andressa começou a praticar o lançamento do disco aos 13 anos e logo foi descoberta em uma competição escolar na Paraíba. Aos 17, a atleta se mudou para São Paulo e treina em Bragança Paulista. “Meu objetivo é seguir melhorando as minhas marcas para chegar nos Jogos Olímpicos de Tóquio na melhor forma. Mas antes disso tem os Jogos Pan-americanos de Lima”, disse a recordista brasileira do disco.

O catarinense Darlan Romani foi anunciado como uma das grandes atrações do torneio pelos organizadores. E o brasileiro fez por merecer. Entrou na área do arremesso do peso para competir com ele mesmo. Acertou quatro tentativas das seis (todas com resultados melhores do que as do vice-campeão), ganhou a medalha de ouro, quebrou o recorde do torneio, com a marca de 21,21 metros.

Outro grande resultado brasileiro do dia foi obtido no salto triplo feminino, com a mineira Nubia Soares. Ela venceu a prova com 14,59 metros, também quebrando o recorde da competição. A marca foi obtida na terceira tentativa. Ela saltou ainda 14,38 metros.

A carioca Vitória Cristina Rosa também brilhou nos 200 metros na altitude de Cochabamba. Ela venceu a prova com 22.87, assumindo a liderança do Ranking Brasileiro. Vitória foi de bronze nos 100 metros, na quarta-feira (06/06).

No salto triplo masculino, o Brasil não pôde contar com Almir Junior, vice-campeão mundial em pista coberta. Ele sentiu dores no pé esquerdo nos treinamentos. “Não é nada grave. Após avaliação médica e técnica, o atleta foi aconselhado a não participar da prova, para não aumentar o incômodo e virar uma lesão”, disse João Paulo Alves da Cunha, o chefe da equipe de Atletismo em Cochabamba. Sem ele, o Brasil foi prata no triplo com Mateus Daniel de Sá, com 16,76 metros.

Esta sexta-feira (08/06) será o último dia de disputas nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco