
Ex-jogadores são investigados por suposta compra de diplomas de treinador na Argentina
Uma série de ex-jogadores de futebol brasileiro é citada em uma investigação sobre a suposta compra de diplomas de treinador que prometiam licenças da Associação de Técnicos de Futebol Argentino (ATFA) sem a necessidade de cumprir os cursos exigidos pela entidade. Segundo informações do Metrópoles.

Entre os nomes mencionados na apuração estão Thiago Silva, Luiz Gustavo, Diego Lugano, Roberto Carlos, Felipe Melo, Alex de Souza, Dejan Petkovic, Paulinho, ex-Corinthians, e Paolo Guerrero.
Segundo a investigação, Alejandro Mancuso, ex-jogador com passagens por Flamengo e Palmeiras e que trabalhou como auxiliar de Diego Maradona na seleção argentina durante a Copa do Mundo de 2010, seria responsável por oferecer aos atletas o chamado “trâmite urgente” para obtenção das licenças.
O caso foi revelado pela jornalista Joanna de Assis, do UOL, a partir de áudios, mensagens e documentos relacionados ao suposto esquema. De acordo com a apuração, jogadores chegavam a pagar cerca de R$ 100 mil para receber quatro licenças de treinador — C, B, A e PRO — que seriam enviadas pelo correio em poucos dias.
Em áudios obtidos pela reportagem, Mancuso afirmaria ter um acordo com dirigentes da entidade para facilitar a emissão dos certificados. Ele também se apresentaria como “diretor internacional da ATFA” e afirmaria que o presidente e o departamento jurídico da escola estariam envolvidos.
A apuração citada aponta suspeitas sobre a obtenção irregular das licenças, mas a participação individual de cada jogador e eventual responsabilidade ainda dependem da investigação.











