
Com 27 deputados, PL articula sucessão de André do Prado na Presidência da Alesp
O PL deve manter a Presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na próxima legislatura. O partido elegeu 27 deputados estaduais em 2026, ampliando a bancada, que atualmente conta com 21 parlamentares. O PT aparece em seguida, com 16 eleitos.

Entre os nomes apontados por parlamentares do PL como possíveis candidatos ao comando da Casa estão Alex Madureira, reeleito com 122,7 mil votos; Rogério Franco, ex-prefeito de Cotia, eleito com 89 mil votos; e Rodrigo Ashiuchi, ex-prefeito de Suzano, eleito com 162,6 mil votos. Metrópoles
A eleição da nova Mesa Diretora ocorrerá em 10 de fevereiro de 2027, data prevista para o início do ano legislativo da Alesp. O atual presidente, André do Prado (PL), foi eleito senador no domingo (4/10), abrindo a disputa pela sucessão. Segundo o Metrópoles.
Alex Madureira já vinha sendo citado desde o ano passado como possível sucessor de André do Prado. Rodrigo Ashiuchi, por sua vez, é apontado por correligionários por integrar o grupo político do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no Alto Tietê.
Rogério Franco passou a ser considerado uma alternativa nas articulações internas. Ex-prefeito de Cotia, ele possui uma antiga parceria política com André do Prado. Apesar dos rumores sobre a disputa, Franco afirmou que, neste momento, o foco do partido está no segundo turno das eleições.











