
Governador Rafael Fonteles celebra nota 5 no Ideb e Piauí assume 2º lugar nacional
Pela primeira vez na história, o Piauí alcançou nota 5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e passou a ocupar o 2º lugar no ranking nacional da qualidade do ensino básico, ficando atrás apenas do Paraná, que registrou nota 5,1. Os resultados do Ideb 2025 foram apresentados pelo governador Rafael Fonteles (PT), nesta quarta-feira (05/08), durante solenidade no Palácio de Karnak.

Além do desempenho histórico no índice, o estado também registrou 99,5% de aprovação no ensino médio em 2025 e tornou-se o único do Brasil com 100% das escolas estaduais de ensino médio funcionando em tempo integral. Outro destaque foi o avanço na alfabetização na idade certa, área em que o Piauí apresentou o maior crescimento do país, alcançando índice de 77%.
Durante a apresentação, Rafael Fonteles afirmou que o objetivo agora é manter o estado na liderança da educação brasileira. "A meta agora não é mais chegar ao 1º lugar, mas ficar no 1º lugar isolado. Se temos melhores escolas, temos alunos aprendendo mais e, ao mesmo tempo, sendo mais eficientes na aplicação dos recursos", declarou.
O governador também destacou que o Piauí lidera o ranking nacional de conectividade nas escolas, com o maior percentual de unidades de ensino que possuem velocidade adequada de internet. Segundo ele, os investimentos em tecnologia e gestão têm contribuído para a evolução dos indicadores educacionais.
O secretário estadual da Educação, Rodrigo Torres, atribuiu os resultados ao modelo de gestão adotado pela rede estadual, baseado no ensino em tempo integral, cursos técnicos, uso de tecnologia e acompanhamento contínuo dos indicadores. A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo, reforçou que as ações estratégicas e as avaliações periódicas têm consolidado o ensino médio piauiense como referência nas regiões Norte e Nordeste.








