• Projeto da Semec vai potencializar experiências e construção de saberes em escolas

    Alunos de escolas municipais como protagonistas de ações que impactam tudo ao seu redor. Esse é o propósito de um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) para unidades de ensino com adolescentes. Nesta quarta-feira (29/03), uma equipe de Ensino da Secretaria apresentou o projeto Experiências e Construção de Saberes para a Escola Municipal Marcílio Flávio Rangel de Farias.

    A escola, localizada na Vila Santa Bárbara, é uma das quatro unidades que vão receber a ação inicialmente. A proposta é aprofundar o estudo acerca de problemas e temáticas emergentes de situações vivenciadas no contexto escolar. A partir disso, apresentar propostas para superar esses desafios, de forma que os próprios alunos interfiram diretamente na dinâmica da rotina escolar.

    De acordo com a gerente de Ensino Fundamental da Semec, Geane Alves, algumas temáticas como bullying/cyberbullying, meio ambiente e violência doméstica são pertinentes para nortear o projeto, mas as escolas devem definir os assuntos de maior necessidade de acordo com suas realidades.

    “Os professores e alunos sabem quais são os principais desafios da comunidade escolar, o que deve ser discutido como prioridade. Estruturamos, assim, o projeto em etapas para orientar essa iniciativa, tendo como público alvo as turmas de 8º ano. O ideal é que toda a escola se envolva, integrando as disciplinas e alcançando também as demais turmas. Estamos totalmente à disposição para acompanhar o andamento do projeto na escola”, explica Geane.

    Para a diretora da E. M. Marcílio Rangel, Maria da Solidade Oliveira, a ideia soma com o planejamento da unidade de ensino, abrindo portas para novos debates. Sol acaba de assumir a gestão da escola, que atende alunos do 3º ao 9º ano em regime de tempo integral. “Estamos animados para colocar em prática. Vamos convidar os alunos para protagonizar cada etapa do projeto, construindo juntos. Acredito que trará bons frutos”, declara a gestora.

    No final do ano, os trabalhos produzidos a partir das discussões serão compilados em um livro. Também vão participar da ação as escolas municipais Cristina Evangelista, José Gomes Campos e Parque Itararé.

  • Projeto coordenado por jornalista da UFPI é super finalista de prêmio da Rede Globo

    O Educar Nestante, plataforma educacional que tem a coordenação pedagógica da jornalista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Graciele Barroso, é super finalista do Prêmio LED – Luz na Educação, da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. Os ganhadores serão conhecidos em programa especial da Rede Globo, no dia 26 de abril, após a novela das nove.

    Jornalista da UFPI, Graciele Barroso
    Jornalista da UFPI, Graciele Barroso

    A plataforma é uma extensão da pesquisa de doutorado realizada pela servidora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI, com a orientação do professor João Batista Lopes. O Educar foi desenvolvido pelo Instituto Ubíqua, sob a coordenação de Jessé Barbosa, com o objetivo de promover educação de qualidade para estudantes sem acesso ou com acesso deficiente à internet. É baseado na metodologia dos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua e funciona on-line e off-line, sendo necessário acesso à internet apenas uma vez para a troca de ciclo.

    Ciclos de aprendizagem Ubíqua
    Ciclos de aprendizagem Ubíqua

    “O Educar Nestante operacionaliza a metodologia dos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua. É uma metodologia que agrega outras metodologias ativas, como a sala de aula invertida, gameficação, aprendizado por problema e ensino híbrido. A aprendizagem ubíqua é essa que acontece em todo tempo e lugar e por diferentes meios, onde o estudante assume o protagonismo do seu aprendizado”, explica Graciele.

    O desenvolvimento do Educar Nestante teve a participação de estudantes de escolas do Semiárido piauiense e da região da grande Teresina. Pesquisas feitas com professores e estudantes mostraram que o uso do Educar Nestante ajuda a assimilar os conteúdos escolares; o conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora, mesmo sem conexão com a internet; torna a aprendizagem mais lúdica e divertida; melhora o desempenho integral na escola; ajuda o estudante a se concentrar para estudar; o estudante é avaliado pelo seu desempenho integral; e otimiza o processo de ensino-aprendizagem.

    Prêmio LED – Anualmente, o Movimento LED do Grupo Globo e Fundação Roberto Marinho lança o edital de um prêmio para iniciativas que já estão inovando no setor educacional e que estejam engajadas em promover transformações reais que acelerem novas formas de ensinar e aprender. Em 2023, foram mais de 2 mil iniciativas inscritas e o Educar Nestante chegou a super final concorrendo com mais dois projetos na Categoria Organizações Inovadoras.

    A plataforma de ensino Educar Nestante foi criada com apoio da Swiss Solidarity e Brücke Le Pont e parcerias institucionais da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (FUNDED) e Rede Ponte.

  • Enem 2023: prazo para solicitar isenção da taxa será de 17 a 28 de abril

    Os alunos interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 17 e 28 de abril. Segundo o Ministério da Educação, o processo pode ser feito pela Página do Participante, que também estará recebendo a justificativa de ausência da edição de 2022. As informações são do SBT News.

    Podem solicitar a isenção o participante que esteja cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública. Também tem direito ao benefício o inscrito que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

    A isenção pode ser solicitada ainda pelo participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Neste caso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e apresentar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

    O resultado do pedido será divulgado no dia 8 de maio. Caso a solicitação seja negada, o estudante poderá apresentar um recurso entre os dias 8 e 12 de maio. Posteriormente, entre os dias 5 e 16 de junho, o candidato deverá realizar a inscrição oficial no exame, também por meio da Página do Participante. 

  • Seduc articula curso de formação para o atendimento de comunidade Indígena no Piauí

    Está sendo realizada, em Teresina, a Formação para proteção e atendimento da população Indígena Refugiada e Migrante Warao. O evento visa aprimorar e alinhar os trabalhos relacionados ao refúgio e à migração da população indígena, sobretudo em prol da comunidade indígena da etnia Warao. A Formação teve sua aberta nesta segunda-feira (27/03) e segue até esta terça-feira (28/03).

    Foto: AscomEducação Indígena: profissionais participam de formação para atendimento de comunidade no Piauí
    Educação Indígena: profissionais participam de formação para atendimento de comunidade no Piauí

    O curso de formação tem como público-alvo os servidores e gestores que trabalham diretamente com atendimento e proteção dos indígenas venezuelanos Warao. Durante dois dias de programação, os gestores irão participar com o compartilhamento de boas práticas e da oferta de ferramentas e metodologias utilizadas em contextos emergenciais. As práticas têm como base as experiências internacionais e nacionais sobre respostas humanitárias adaptadas interculturalmente.

    Segundo o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Paulo Henrique Pinheiro, detalhou a situação da população venezuelana, que representa 18% dos refugiados do mundo e a contribuição da educação neste processo.

    “Segundo a determinação do secretário da Educação, Washington Bandeira, tem-se o compromisso de contribuir nesse processo de inserção dos Warao na sociedade piauiense, no âmbito da Educação do Estado. Nesta concepção de inserção dos Warao, que já estão no Piauí, temos a perspectiva de trabalhar o processo de alfabetização e a perspectiva é realizar cursos para capacitação profissional visando a inserção no mercado de trabalho”, comentou.

    O educador Warao, Giovini Eulálio Torres Branco, destacou a iniciativa com diversas instituições para o pleno atendimento da população indígena no Piauí. “Este é um momento de formação importante por reunir instituições do município, Estado e Governo Federal para facilitar o acesso e a comunicação de toda a comunidade Warao, pois busca-se compartilhar os desafios. É um espaço que temos voz para falar das necessidades que toda comunidade Warao passa e, também, sobre as ações que iremos aproveitar para a área da educação”, pontuou o representante da comunidade.

  • CMEI João Batista Brito de Melo estimula boas práticas alimentares

    A alimentação saudável é fundamental para um bom processo de aprendizagem, sendo parte importante da rotina dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Divisão de Nutrição, realiza vistorias e atividades diárias com o intuito de conscientizar os estudantes e responsáveis/familiares sobre a importância da alimentação saudável e o impacto que este bom hábito proporciona na saúde e bem-estar

    O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Batista Brito de Melo, localizado na zona norte, atende alunos do Maternal II, 1º Período e 2º Período, com o total de 220 alunos, vem se destacando por trabalhar bem o tema.
     

    A diretora do CMEI, Débora Facchinetti, conta à Semec que o Centro diariamente enfatiza a importância da alimentação saudável. “Aqui, os alunos se alimentam de forma saudável e bastante nutritiva. Assim, percebemos que elas ficam mais dispostas a estudar, aprender e brincar”, declara a diretora.
     

    Débora complementa que a temática de conscientização alimentar é recorrente, “pois sabemos que a criança tem melhor desenvolvimento e assim acontece avanços na aprendizagem e no ensino”.

    .

  • Escolas estaduais de Floriano serão ampliadas e modernizadas, anuncia secretário da Educação

    O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, visitou o município de Floriano neste sábado (25/03) para anunciar investimentos e melhorias na rede estadual de ensino da região. Acompanhando a agenda do governador Rafael Fonteles, o secretário dialogou com a gestão da 10ª Gerência Regional de Educação (GRE) e percorreu a Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchôa, onde ouviu demandas do corpo discente e da equipe de gestão pedagógica.

    Foto: ReproduçãoEscolas estaduais de Floriano serão ampliadas e modernizadas, anuncia secretário da Educação
    Escolas estaduais de Floriano serão ampliadas e modernizadas, anuncia secretário da Educação

    Durante a visita, Washington Bandeira anunciou que a escola ganhará a ampliação e modernização de sua estrutura. Além disso, outras escolas jurisdicionadas à Regional também receberão investimentos, como a construção do prédio que abrigará a 10ª Gerência Regional e a entrega da infraestrutura de modernização dos Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Fauzer Bucar e Bucar Neto, ambas em Floriano.

    Outros municípios jurisdicionados à 10ª GRE também serão contemplados com a modernização e revitalização completa de suas escolas, como é o caso da Unidade Escolar Dr. José Pinheiro Machado, em Landri Sales, e da Unidade Escolar Mário Coelho Filho, em São Francisco do Piauí.

    A gerente regional da 10ª GRE, Glauce Barros, celebrou a visita do secretário da Educação e destacou a importância do diálogo com os estudantes e equipe pedagógica para ouvir as demandas e anunciar melhorias. "Prontamente houve o encaminhamento pelo secretário no sentido de melhorias. Ele também visitou um espaço escolar, conversou com os alunos e foi receptivo a toda equipe de gestões escolares que fizeram-se presentes", finaliza a gerente.

    Com investimentos na modernização e ampliação das escolas da região, a educação de Floriano e municípios jurisdicionados à 10ª GRE ganha um importante reforço para garantir uma educação de qualidade para os estudantes.

  • Rafael Fonteles inaugura escolas em São Raimundo Nonato e visita a Eta do Garrido

    O governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, esteve presente na inauguração das reformas das Unidades Escolares José Leandro Deusdará e Edith Nobre Castro, em São Raimundo Nonato, região Sul do estado, no último sábado (25/03). Durante o evento, o governador anunciou que a expansão das escolas de tempo integral no Piauí deve seguir em ritmo acelerado, com a meta de que até 2026 todas as cinco escolas estaduais de São Raimundo sejam de tempo integral.

    Foto: ReproduçãoGovernador Rafael Fonteles inaugura escolas em São Raimundo Nonato
    Governador Rafael Fonteles inaugura escolas em São Raimundo Nonato

    Para Fonteles, o ensino integral é uma oportunidade para que os jovens possam desenvolver suas habilidades e terem um desempenho melhor na vida e no mercado de trabalho. “Não é um ensino integral qualquer. É um ensino que tem o ensino tecnológico integrado, no qual o aluno fica manhã e tarde. E, além de reforçar as matérias básicas, ele tem também o treinamento profissional na área da tecnologia da informação", afirmou o governador.

    A estudante Erica Soares, em nome das comunidades estudantis beneficiadas com as novas estruturas escolares no município, fez uma fala destacando os investimentos para além das obras físicas. “Ficamos felizes com as inaugurações, pois no futuro iremos mostrar como estes investimentos não dizem respeito somente à estrutura escolar, mas de toda a comunidade e envolve nossa educação e o desenvolvimento social de todos”, celebrou a aluna.

    Foto: Reprodução

    A diretora da U.E. Edith Nobre Castro Nobre, Alides Galvão, agradeceu em nome do corpo escolar a reforma. “Ter uma infraestrutura de qualidade é essencial para que os alunos consigam ter um melhor desempenho”, disse.

    O secretário de educação, Washington Bandeira, destacou que em breve outras escolas da região passarão a ser tempo integral, com ensino profissional e técnico. “É nesse ritmo acelerado que queremos avançar no sentido modernizar a educação do nosso Piauí”, enfatizou.

    Além das inaugurações das escolas, o governador também realizou uma visita técnica às obras de ampliação da ETA do Garrincho, que vai incrementar a produção de água em 360 mil litros/hora, beneficiando a população de São Raimundo Nonato e atendendo outros seis municípios. “Vamos dobrar a capacidade e diminuir solucionar o problema de falta de água em toda a região”, afirmou Rafael Fonteles.

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

  • Rafael Fonteles e Washington Bandeira visitam escola e homenageiam alunos de Castelo do Piauí

    Os expressivos resultados da Rede Estadual de Educação em Castelo do Piauí, que fica a 185 km de Teresina, foram celebrados durante agenda do governador Rafael Fonteles nesta sexta-feira (24/03), no município.

    Acompanhado do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o chefe do Executivo verificou o andamento da obra no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso. A escola recebe atualmente investimentos orçados no valor de R$ R$ 1.839.147,57.

    Foto: Reprodução Rafael Fonteles e Washington Bandeira visitam escola e homenageiam alunos de Castelo do Piauí
    Rafael Fonteles e Washington Bandeira visitam escola e homenageiam alunos de Castelo do Piauí

    A escola está em fase final de obras, que incluem ampliação da quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, laboratório de ciência e informática e refeitório.

    O governador Rafael Fonteles afirmou que a escola tem resultados brilhantes pelo engajamento da comunidade escolar e agora tenderá a ampliar esses resultados diante da reforma que está sendo executada.

    “Vamos colocar o ensino técnico integrado com o ensino regular. Os alunos vão aprender as disciplinas básicas e da área de tecnologia da informação que são essenciais para o desenvolvimento do estado. Ao longo dos próximos quatro anos, vamos chegar a 200 escolas de tempo integral, pois este investimento é o passaporte para o futuro do Estado com o ensino integral e técnico”, declarou Rafael Fonteles.

    O secretário Washington Bandeira destacou a intenção de entregar a reforma e ampliação da escola no prazo de 60 dias, para que os estudantes tenham ainda melhores resultados com a nova estrutura.

    “Esta é uma escola referência e inspiração e isso se deve à gestão escolar, professores e, em especial, aos alunos protagonistas dessas transformações que conseguimos realizar por meio da educação. O Ceti Cônego Cardoso é uma escola com excelência, vide os resultados do Francisco Rafael, aprovado em Medicina na UFPI. Temos certeza de que virão resultados mais significativos com a reforma e a ampliação. Fico feliz por participar desse momento de celebrar a excelência dos estudantes que têm potencial incrível, e com a estrutura adequada, podem sonhar grande”, incentivou o secretário.

    Transformado em escola de tempo integral em 2016, o Ceti Cônego Cardoso possui 299 alunos matriculados no Ensino Médio e tem nota 5,0 no IDEB.

    A diretora da escola, Socorro Soares, celebrou a visita dos gestores estaduais que foram até a instituição de ensino para também homenagear seus estudantes.

    “É um momento de homenagear os alunos pelo desempenho em vestibulares e olimpíadas. Outro fato a comemorar é a tão sonhada obra de reforma do Cônego Cardoso, que está sendo quase finalizada. Então, a comunidade ganha, os alunos ganham, a cidade como um todo ganha”, observou a diretora, que destacou o regime de tempo integral, que traz todo um diferencial na preparação do aluno.

    Premiação dos estudantes

    As conquistas dos estudantes foram destaque com a entrega de medalhas e troféus durante a visita do governador Rafael Fonteles e do secretário da Educação, Washington Bandeira. Sete estudantes foram homenageados pelos resultados positivos em olimpíadas do conhecimento em 2022.

    Entre os nomes homenageados está Francisco Rafael Gomes Lima. O aluno concluiu o Ensino Médio na escola e acaba de ser aprovado em primeiro lugar no curso de Medicina, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

    Francisco Rafael recebeu as premiações por ser duas vezes medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2021 e 2022; medalhista de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); medalhista de prata na Olimpíada Piauiense de Química (OBQ-PI) e medalhista de bronze no Torneio de Educação Financeira.

    “Para alcançar bons resultados, sempre precisamos da estrutura adequada disponibilizada pela escola. Tem alunos que são talentosos em diversas áreas e ter este incentivo para todo o estado fará a diferença. Eu também fico feliz pelo reconhecimento dos meus estudos”, disse Francisco Rafael.

    Outro estudante agraciado com menção honrosa na OBMEP foi David Reron. O estudante conquistou aprovação no curso de Física na Universidade Aberta do Piauí (UAB/UFPI) e Matemática na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ele também celebrou a nova estrutura da escola que está em andamento.

    “É muito importante esse reconhecimento dos alunos pela escola, para que seja um incentivo aos próximos, pois sabendo que eles conseguirão chegar a essa marca, eles vão ter um reconhecimento tanto dos pais quanto da escola, ter uma boa premiação e isso é importante também para formação profissional deles. A estrutura da escola é muito importante para incentivar a estudar, porque um local adequado, querendo não, traz mais incentivo para que eles possam ingressar na carreira profissional,” detalhou David Reron.

  • MEC e Inep anunciam pesquisa para avaliar alfabetização de crianças

    O ministro da Educação, Camilo Santana, lançou nesta quarta-feira (22/3) o programa Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma política nacional de alfabetização de crianças. O evento contou também com a presença do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios.

    A iniciativa será implementada por meio de uma pesquisa realizada pelo Inep a partir de abril, com professores de redes municipais de educação. O objetivo é estabelecer um entendimento nacional de quais são os conhecimentos e habilidades desejados em uma criança alfabetizada, ao fim do segundo ano do ensino fundamental.

    Em um primeiro momento, 341 professores de crianças em idade de alfabetização serão consultados entre os dias 15 e 23 de abril. Os representantes de 291 municípios serão ouvidos em cinco capitais, uma de cada região: São Paulo, Brasília (DF), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Belém (PA).

    “O que significa estar com uma alfabetização completa em cada estado era muito discrepante”, explicou Manuel Palácios. “Vamos avaliar leitura, escrita e fluência à leitura, promover um grande entendimento nacional sobre o que esperamos ao fim do segundo ano do ensino fundamental.”

    Informações do Metrópoles

  • Calouro de 62 anos dá exemplo contra etarismo em faculdade de Limeira

    Hostilidade e discriminação não combinam com a história do carioca Vinícius Lanzoni Gomes, 62 anos. Ele dá exemplo na luta contra o etarismo. Acaba de conquistar uma vaga no curso de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira, interior de São Paulo. As informações são do Metrópoles.

    Foto: Reprodução/Unicamp

    O servidor público federal pratica esportes desde os 16 anos e já conquistou vários títulos nacionais, sendo o mais recente como bicampeão brasileiro máster de salto em altura, em 2022.

    “Meu sonho sempre foi cursar algo na área de Educação Física quando me aposentasse, pelo simples prazer de aprender mais a respeito, pois sempre tive uma prática intensa em diferentes esportes. Entrar na Unicamp foi uma vitória pessoal muito grande, que trouxe nesta altura da minha vida uma enorme sensação de dever cumprido”, disse Gomes em entrevista ao site da Unicamp.

    O agora calouro, em sua terceira graduação, vai enfrentar uma rotina puxada entre o home office, faculdade, treinos como atleta e cuidados com a família.

    “Pensei em me preparar o melhor possível para mais essa importante ‘competição’ em minha vida. Afinal, pela primeira vez eu competiria, sem condições de igualdade, com ‘adversários’ em idade para serem meus netos”, argumenta.

    Casado e pai de um médico e uma advogada, Gomes sente-se realizado em poder cursar uma universidade aos 62 anos. “Quase desisti do curso por conta do investimento financeiro e da logística necessários, mas a ajuda dos professores da FCA está sendo fundamental para prosseguir”, declara animado.

    A mais recente conquista de Gomes reforça a luta contra o preconceito e vai na contramão do vídeo feito por três estudantes de biomedicina de Bauru (SP) zombando de uma colega de curso de 44 anos.

    Nessa segunda-feira (20/03), Patricia Linares, alvo do deboche por causa da idade, registrou um boletim de ocorrência contra as jovens por injúria e difamação.

Carregar mais
Trabalhe Conosco