• MEC oferece 255 cursos online gratuitos para qualificação profissional em diversas áreas

     A plataforma Aprenda Mais, do Ministério da Educação (MEC), disponibiliza um total de 255 cursos de curta duração no formato de cursos abertos, online e massivos (Mooc), abrangendo várias áreas do conhecimento. Esses cursos são elaborados pelas instituições que fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e visam ampliar o acesso da população a esse tipo de formação.

    Foto: Reprodução/Metrópolesfoto

    Em abril, foram lançados 22 novos cursos nas seguintes áreas: Informação e Comunicação; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Produção Alimentícia; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Recursos Naturais; Ambiente e Saúde; Segurança; Infraestrutura; Idiomas, Línguas e Literatura; e Ciências Exatas.  

    Alguns dos cursos disponíveis incluem: Estrutura de Dados; Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores; Gestão Financeira em Cooperativas; Microbiologia de Alimentos; Roteiros Turísticos; Biomas Brasileiros; Ecologia; Legislação Cooperativista; Planejamento e Organização do Turismo; Recursos Naturais e Florestais; Administração Pública; Cálculo Técnico; Economia Solidária; Lei de Responsabilidade Fiscal; Orçamento Público; Cooperativismo: Gestão e Implementação; Inglês; Saúde da Mulher e do Recém-Nascido; Saúde e Segurança no Trabalho; Educação Cooperativista; Gestão Ambiental de Cidades; e Materiais de Construção: aglomerantes e concretos.  

    Como participar:
    Os cursos estão acessíveis na plataforma Aprenda Mais e oferecem certificado de conclusão. O ensino é realizado online e não há limite, permitindo que os interessados se inscrevam em quantos cursos desejarem.  

  • Mulheres Mil abre 450 vagas no Piauí com bolsa e formação profissional gratuita

    A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou a abertura de 450 vagas para cursos presenciais do programa Mulheres Mil. A iniciativa, voltada à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, é parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e segue com inscrições abertas até o dia 7 de maio.

    Foto: Reprodução/Seduc

    O programa é voltado para mulheres indígenas, quilombolas, ribeirinhas, atendidas pela Casa da Mulher Brasileira ou com baixa renda e escolaridade. As candidatas precisam ter, no mínimo, 16 anos e apresentar documentação específica no ato da matrícula.

    Os cursos disponíveis são de Horticultora Orgânica, Artesã de Biojoias, Maquiadora e Salgadeira. As formações acontecerão em 12 municípios: Teresina, Lagoa de São Francisco, Piripiri, Oeiras, Santa Cruz do Piauí, Esperantina, Matias Olímpio, São Miguel do Tapuio, Amarante, Valença, Paquetá e Jerumenha.

    Cada participante receberá uma bolsa de R$ 480, paga em duas parcelas — a primeira no início do curso e a segunda ao final, após a conclusão da carga horária. A ajuda de custo é um estímulo financeiro para que as alunas possam se dedicar integralmente à formação.

    “Só a Educação é capaz de romper ciclos de pobreza e abrir novos horizontes. Por meio do Mulheres Mil, essas mulheres não apenas aprendem um ofício, mas se conectam a uma rede de apoio que valoriza suas histórias e fortalece seu protagonismo”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

    Além do conhecimento técnico, o programa aposta no desenvolvimento pessoal e na inclusão social. As formações geram certificado e ampliam as chances de inserção no mercado de trabalho, inclusive por meio do empreendedorismo.

    Edições anteriores

    O programa Mulheres Mil já beneficiou mais de 900 mulheres no Piauí desde sua implantação e contribuiu diretamente para o aumento da autonomia financeira dessas participantes que passaram a empreender ou conseguiram o primeiro emprego após a formação.

    Como se inscrever

    As interessadas devem procurar os locais indicados no edital (Link edital) com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade e, no caso de indígenas ou quilombolas, autodeclaração da identidade étnica. Menores de idade precisam apresentar autorização dos responsáveis.

    O resultado das matrículas homologadas será divulgado em 15 de maio. As aulas começam no dia 3 de junho.

    Para mais informações acesse o edital

  • Detran inicia ação de educação no trânsito com foco nos jovens de Teresina

    Nesta terça-feira (22/04), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promoveu uma palestra sobre educação e segurança no trânsito para alunos do ensino médio do Centro Estadual de Educação Profissional Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, localizado na zona Norte de Teresina. A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), faz parte de uma série de iniciativas voltadas para a conscientização dos jovens, com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e segurança nas ruas.

    Durante o encontro, os educadores do Detran abordaram tópicos cruciais, como o uso adequado dos equipamentos de segurança e a importância de seguir as leis e normas de trânsito. A atividade incluiu a exibição de vídeos educativos e dinâmicas interativas, que incentivaram os estudantes a refletirem sobre comportamentos que podem contribuir para a segurança no trânsito e salvar vidas.

    Os estudantes também foram informados sobre as ocorrências mais comuns no trânsito, com um foco especial nos acidentes envolvendo motocicletas. As ações educativas promovidas pelo Detran têm sido fundamentais para a redução de acidentes e mortes nas ruas e rodovias do Estado, contribuindo para a criação de uma cultura de segurança e responsabilidade. Além disso, essas iniciativas reforçam as políticas públicas que visam reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

    Foto: Governo do PiauíDetran leva educação para o trânsito aos jovens de Teresina

  • Fies abre inscrições para vagas remanescentes do primeiro semestre

    Estudantes interessados em concorrer às vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025, podem fazer a inscrição a partir desta terça-feira (22/04), por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O prazo segue até 29 de abril.

    De acordo com o edital, o resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 6 de maio, constituído de chamada única e de lista de espera.

    “Caso seja pré-selecionado, o estudante deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior (IES) nos dias 7 e 8 de maio, no horário de atendimento da IES, para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição”, informou o Ministério da Educação (MEC).

    Foto: Marcello Casal Jr/ Agência BrasilFies - Financiamento Estudantil

    Entenda

    As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Elas são destinadas a estudantes que tenham condições de atingir a frequência mínima exigida para concluir o primeiro semestre letivo de 2025 na opção de curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram.

    Ainda conforme o edital, 50% das vagas remanescentes serão reservadas para candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme determinam as regras do Fies Social.

    Já para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, serão reservadas vagas em percentual de acordo com a proporção da população na unidade da Federação onde está instalada a instituição de ensino, tendo como base o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    “Pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições. Eles serão identificados automaticamente pelo Fies Seleção a partir de base de dados do CadÚnico, fornecida ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome”, completou o MEC.

    Podem se inscrever no processo seletivo os candidatos que, cumulativamente, atendam às seguintes condições:

    - ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições;

    - ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;

    - não ter participado do Enem como treineiro;

    - possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;

    - possuir, obrigatoriamente, condições de atingir a frequência mínima exigida para o semestre letivo referente ao primeiro semestre de 2025, no curso, turno e local de oferta da instituição de ensino superior para o qual se inscrever.

    Vagas

    Em 2025, o MEC vai ofertar mais de 112 mil vagas para o Fies. Dessas, 67.301 foram disponibilizadas no primeiro semestre. As demais serão oferecidas no processo seletivo do segundo semestre – inclusive aquelas eventualmente não forem preenchidas após o final da convocação das vagas remanescentes do primeiro semestre.

  • Prêmio Alfa-10 reconhece 104 escolas e reforça protagonismo do Piauí na Alfabetização Infantil

    Solenidade de premiação da 4ª Edição do Prêmio Alfa-10 e aniversário do Pacto pelas Crianças do Piauí

    Data: 23 de abril (quarta-feira)

    Horário: 14h

    Local: Centro de Convenções de Teresina – CCT

    Em um momento marcado por celebração, reconhecimento e compromisso com o futuro da educação, o Governo do Piauí premia, nesta quarta-feira (23), 104 escolas que se destacaram pelos avanços na Alfabetização de crianças na Idade Certa. A solenidade acontece no Centro de Convenções de Teresina e integra a 4ª edição do Prêmio Alfa-10, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Coordenadoria do Pacto pelas Crianças.

    O evento também marca os dois anos de criação do próprio Pacto, que vem mobilizando municípios, escolas e profissionais da educação em torno de um objetivo comum: garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever até os 7 anos de idade.

    São esperados cerca de 1.500 convidados, entre Prefeitos, Primeiras-damas, Gestores Municipais de Educação, Professores, lideranças escolares e representantes de instituições parceiras.

    Avanços que merecem ser celebrados

    Criado para valorizar boas práticas e estimular a melhoria dos índices de aprendizagem, o Prêmio Alfa-10 reconhece escolas públicas, estaduais e municipais, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (IDEPI-Alfa). Em 2023, 78 escolas foram premiadas. Este ano, o número subiu para 104.

    Mas o prêmio vai além do reconhecimento. As escolas contempladas tornam-se referência dentro da rede e assumem um papel ativo na cooperação técnico-pedagógica com outras unidades que enfrentam maiores desafios. É uma forma de espalhar boas práticas e fortalecer uma rede solidária de aprendizagem em todo o estado.

    “O Prêmio Alfa-10 é a prova de que estamos construindo uma nova história para a educação do Piauí. Alfabetizar na idade certa vai além de uma meta pedagógica — é um compromisso ético, de Estado, com o presente e o futuro das nossas crianças. Ao premiar essas escolas, reconhecemos o trabalho coletivo de gestores, professores, estudantes e famílias que estão fazendo a transformação acontecer onde tudo começa: na alfabetização”, destaca o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

    Educação como prioridade

    O Prêmio Alfa-10 integra o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa e tem como objetivos:

    • Melhorar os indicadores de leitura, escrita e letramento matemático no Ensino Fundamental;

    • Estimular a cooperação entre escolas;

    • Oferecer apoio pedagógico e financeiro a unidades com menores desempenhos;

    • Engajar os profissionais da educação no compromisso com a alfabetização até os 7 anos.

    Durante a cerimônia, também serão entregues as medalhas de Prata e Bronze do Selo Nacional Compromisso Criança Alfabetizada. O Piauí, que já se destaca nacionalmente, foi reconhecido em janeiro com o Selo Ouro, entregue pelo Ministério da Educação, em Brasília — uma conquista que reforça o protagonismo do estado no cenário da alfabetização.

    “O que estamos vivendo é uma verdadeira Revolução, que parte da base e alcança todos os cantos dos 224 municípios piauienses. E a chave para isso tem nome: Educação. Com ela, abrimos as portas para mais e melhores oportunidades”, conclui Washington Bandeira.

  • Universidade de Floriano promove evento educativo sobre o transtorno do espectro autista

    Durante o mês de conscientização sobre o autismo, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promoverá, nos dias 29 e 30 de abril, o evento “Pensar e Incluir: Desafios do TEA e Políticas Públicas”. A iniciativa, organizada pelo Curso de Pedagogia, busca fomentar o diálogo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e debater como as políticas públicas podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva.

    Sob a coordenação das professoras Evelyne Carvalho e Sheila Soares, a programação reunirá especialistas, profissionais da saúde e membros da sociedade civil. O objetivo é ampliar o repertório de conhecimentos sobre o TEA, estimular práticas de cidadania e reforçar a necessidade de respeito aos direitos das pessoas autistas.

    Evelyne Carvalho, do curso de Psicologia, destaca a relevância social e acadêmica do encontro, ao tratar de temas que afetam estudantes e famílias em todo o país. Ela explica que as atividades explorarão o ponto de vista das “mães atípicas” e de alunos universitários autistas, evidenciando suas vivências e dificuldades. A discussão também abordará a identificação precoce do transtorno e a importância do suporte multiprofissional para um prognóstico mais favorável.

    Foto: Governo do PiauíUespi de Floriano promove evento para fortalecer conscientização sobre o transtorno do espectro autista

    Para Sheila Soares, é crucial conhecer e atender às necessidades específicas das pessoas com TEA. Segundo ela, o ambiente universitário deve ser acolhedor e capacitado para receber esses alunos, aprendendo formas adequadas de trato e oferecendo conforto emocional para favorecer seu desenvolvimento acadêmico e social.

    Além disso, Soares reforça que a disseminação de informação é ferramenta essencial na luta pela igualdade. Ela alerta que a falta de conhecimento leva à exclusão e à invisibilidade das pessoas autistas. “É preciso reconhecer sinais do espectro e qualificar todos para lidar com essa realidade, pois convivemos diariamente com pessoas que têm TEA”, conclui a professora.

  • Piauí se prepara para as Paralimpíadas Escolares com inscrições abertas e foco no esporte adaptado

    A Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi) abriu, até 12 de maio, as inscrições para as Paralimpíadas Escolares Piauienses 2025 (Meeting Paralímpico). Técnicos, dirigentes, supervisores e diretores devem cadastrar seus atletas presencialmente na Diretoria de Desporto Escolar, no Centro Administrativo de Teresina, Av. Pedro Freitas, s/nº, Bloco G, 2º andar.

    Os participantes serão registrados pela Secepi no site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), responsável pela fase nacional da competição. Podem se inscrever alunos com deficiência, com idades entre 11 e 17 anos, regularmente matriculados e com laudo médico comprobatório de deficiência. A seletiva estadual está marcada para 12 de julho, reunindo bocha, natação, atletismo e, pela primeira vez, tênis de mesa. Os classificados representarão o Piauí na etapa nacional, prevista para novembro, em local a ser definido pelo CPB.

    Foto: Governo do PiauíSecepi abre inscrições para as Paralimpíadas Escolares e reforça a descoberta de novos talentos do esporte adaptado no Piauí

    Desde 2023, sob orientação da secretária Josiene Campelo, as Paralimpíadas foram oficialmente incorporadas aos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), fortalecendo a inclusão e ampliando a visibilidade de jovens atletas com deficiência. A iniciativa já revelou talentos como João Pedro, tricampeão mundial escolar em 2025.

    Para o coordenador Ranilson Gonçalves, o êxito da competição deve‑se à parceria entre Secepi, Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seid), APAEs e Seduc. Ele lembra que esse trabalho em rede tem atraído atenção nacional e internacional, oferecendo novas oportunidades a jovens para se destacarem no esporte adaptado.

  • Programa Black STEM oferece até R$ 35 mil em bolsas para estudantes negros no exterior

    O programa Black STEM, que seleciona estudantes negros para concorrer a bolsas de estudo no exterior, está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês. Pelo programa, os selecionados podem receber até R$ 35 mil em bolsas para cursos nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês). A iniciativa é do Baobá – Fundo para Equidade Racial, com apoio da B3 Social e parceria do Brasa, uma associação de estudantes brasileiros no exterior.

    A lista com os resultados dos estudantes classificados será divulgada dia 11 de julho, no portal Baobá.

    O Baobá é um fundo voltado para o incentivo à promoção da equidade racial para a população negra e ações de combate ao racismo no Brasil. 

    Na primeira edição do Black STEM, cinco estudantes foram selecionados: Camilla Ribeiro, de Vitória, que está em Portugal cursando pilotagem; Diovanna Stelmam, de São Paulo, que faz na China o curso de computação; Melissa Simplício, do Rio de Janeiro, que estuda ciência da computação nos Estados Unidos; Rilary Oliveira, de Diadema, São Paulo, que faz medicina na Argentina; e Eric Ribeiro, de Caieiras, São Paulo, aluno de engenharia aeroespacial e física na Universidade de Notre Dame, em Indiana, Estados Unidos.

    Foto: Frame Histórias de Sucesso IsmartPrograma que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição até dia 30


    Eric Ribeiro (foto) ficou sabendo do programa de bolsas por meio de uma analista do Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos - Ismart. Ele conta que ter suporte da família foi fundamental nesse processo. 

    “Minha família sempre apoiou muito minha conexão com o Baobá – eles se envolveram bastante no processo, encantados com a proposta do programa e tudo o que ele representa”, disse o estudante, que enfrentou dificuldades com o clima e a saudade da família. “A adaptação é um processo longo. O clima, a comida e a distância da família foram os maiores desafios. Acredito que neste semestre já esteja mais acostumado ao frio de Indiana e à falta do arroz e feijão de casa – coisas que, com o tempo, vão pesando menos, à medida que encontramos novos amigos e nos adaptamos à culinária local.

    "No entanto, a saudade continua sendo um ponto difícil. A distância é uma constante: não dá para contornar, só para encurtar – e isso só acontece de meses em meses, quando tenho a chance de voltar", afirmou o estudante.

    Por outro lado, os pontos positivos têm sido incríveis, destacou Eric. "Estar em um campus onde todas as minhas atividades acontecem me permite criar laços profundos. Acredito que os amigos que fiz aqui são para a vida toda, pelo tempo e intensidade que vivemos juntos. E, além disso, a proximidade com os professores e a chance de aprender com eles no dia a dia têm sido fundamentais para o meu crescimento acadêmico e profissional.”

    Além da bolsa de estudos, o estudante conta com iniciativas de suporte proporcionadas pelo Fundo Baobá e pela Associação B3 Social. “Tmbém recebo suporte neoemocional e psicológico, o que tem sido essencial para minha saúde mental longe de casa. As mentorias, as oportunidades de networking e a rede de apoio formada por outros bolsistas também fazem diferença. Sentir que não estou sozinho na jornada e que há um coletivo torcendo por mim transforma toda a experiência”, afirmou.

    O estudante escolheu estudar engenharia aeroespacial e física nesta universidade por se identificar depois de ter contato com alunos. “Sobre a Universidade Notre Dame, foi uma escolha que uniu coração e estratégia. Desde as primeiras conversas com alunos e professores, percebi que era um lugar onde eu poderia crescer em todas as dimensões – acadêmica, pessoal e social. E foi exatamente isso que encontrei aqui.” A presença negra na ciência é relevante para a humanidade

    Em nota, a diretora de Programa do Fundo Baobá, Fernanda Lopes, explica o propósito do Black STEM e de que forma o projeto pode apoiar estudantes negros no propósito de entrar e permanecer em instituições de ensino superior. 

    "Por isso, afirmamos que o Black STEM não é ‘apenas’ um programa de bolsas complementares para apoiar a permanência de estudantes negros em cursos de graduação completa em instituições estrangeiras. Por exemplo, a primeira médica da história da humanidade era uma egípcia; o pai da engenharia no Brasil, André Rebouças, foi um homem negro. O Baobá, ao instituir o Black STEM recupera a memória das contribuições negras para a ciência e tecnologia mundial e reitera que, no futuro, grandes descobertas e avanços também poderão ser protagonizados por pessoas negras”, explica.

  • Seduc divulga resultado preliminar da primeira etapa do Seduckathon 2025

    A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulga o resultado preliminar classificatório da prova objetiva para o Seduckathon 2025, nas categorias Empreendedorismo e Seduckathon TI. O resultado final será divulgado no dia 23 de abril.

    Foto: Reprodução/Seduc

    A seletiva Seduckathon TI oferta 100 vagas destinadas a estudantes da rede estadual matriculados nos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais. Já a seletiva Empreendedorismo disponibiliza 10 vagas para alunos matriculados no componente curricular Projeto de Vida.

    Acesse os resultados na página oficial do Seduckathon 2025

    A segunda etapa do processo seletivo inicia no dia 23 de abril. Os classificados na primeira etapa terão até de 16 de maio para submeter seus projetos de programação ou de empreendedorismo, conforme a categoria.

    Os aprovados nas duas etapas participarão da Maratona Seduckathon, que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Teresina. 

    O Secretário de Estado da Educação, Washigton Bandeira, destacou que o Seduckathon se consolidou como uma política pública inovadora que abre portas para os jovens e incentiva o protagonismo estudantil.  “Tivemos um recorde de inscritos e com a ampliação do programa, de 50 para 130 intercambistas, mais alunos terão acesso a uma experiência educacional única no exterior, fortalecendo a educação pública e a formação de futuros profissionais”, finalizou o Secretário.

    Confira o calendário:

    22 de Abril - Interposição de recurso ao resultado classificatório das Provas Objetivas

    23 de Abril - Divulgação do resultado dos recursos ao resultado classificatório das Provas Objetivas

    23 de Abril a 09 de Maio - Período para submissão de Projetos

    09 a 16 de Maio - Período de análise dos Projetos

    19 de Maio - Divulgação do resultado classificatório dos Projetos

    20 de Maio - Recursos contra o resultado classificatório dos Projetos

    22 de Maio - Resultado dos recursos contra o resultado classificatório dos projetos e resultado final classificatório dos projetos

    04, 05 e 06 de junho - Realização da Maratona Seduckathon

    06 de junho - Divulgação do Resultado Final da Maratona Seduckathon

  • Piauí é o 1º do Brasil na Educação Profissional e com maior crescimento no Ensino de tempo integral

    O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo INEP, confirma o destaque do Piauí em indicadores estratégicos da Educação Básica. O estado se consolidou como referência nacional na oferta de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica e na expansão do Ensino Médio em Tempo Integral. 

    Foto: Reprodução

    Com 43,77% dos alunos da rede estadual matriculados em cursos técnicos, o Piauí ocupa o primeiro lugar no Brasil, mais de 26 pontos percentuais acima do segundo colocado e quase seis vezes a média nacional (7,5%). Em 2023, o índice era de 26,01%.

    No Ensino Médio, 52,4% dos alunos estão fazendo cursos técnicos, também o maior percentual do país.

    Em 2024, o Piauí foi o 2º estado do país em percentual de matrículas de ensino médio em tempo integral nas redes estaduais, alcançando 58%. O Piauí foi o estado que teve o maior crescimento de matrículas de tempo integral entre 2022 e 2024 das redes estaduais, com um aumento de mais de 160%.

    Considerando os ensinos fundamental e médio, o Piauí é o segundo lugar em percentual de matrículas de tempo integral na rede pública, com 31,4%. Somando-se o Ensino Infantil, também ocupa a segunda colocação, com 37,4%.

    Com a universalização do tempo integral nas escolas de ensino médio da rede estadual em 2025, esses números do Piauí serão ainda maiores no próximo Censo.

    Fundamental e Infantil também avançam

    No Ensino Fundamental, 44,7% dos alunos da rede pública estudam em tempo integral, o 2º maior percentual do país. Na Educação Infantil, 25,8% das matrículas da pré-escola são em tempo integral, segundo maior índice do Brasil.

    Educação de Jovens e Adultos (EJA) também no topo

    O Piauí lidera em proporção de matrículas da EJA na rede estadual, com 21,2% e é o 2º estado com o maior percentual de EJA integrado à Educação Técnica, com 29,4%, superando novamente a meta do Plano Nacional de Educação de 25%.

    100% de Inclusão na Educação Especial

    O estado mais uma vez teve 100% de inclusão de alunos com deficiência na Educação Especial no Ensino Médio e na Educação Infantil. Na rede estadual, o percentual de estudantes com deficiência matriculados cresceu cerca de 20% entre 2023 e 2024. 

    Distorção idade-série em queda

    O Piauí reduziu a distorção idade-série no Ensino Fundamental da rede estadual de 21,8% em 2023 para 18,9% em 2024 — o segundo menor índice do Nordeste. No Ensino Médio, caiu de 28,9% para 25,7%.

    Superchoque Educacional

    “O resultado do Censo Escolar 2024 é reflexo da Revolução que estamos promovendo na Educação Pública do Piauí, com metas ousadas de Alfabetização de Crianças, de Educação de Jovens e Adultos, de universalização das Escolas de Tempo Integral com ensino Profissional, de educação digital e tecnológica, e de inclusão”, afirmou o Governador Rafael Fonteles. “O desenvolvimento do Piauí passa diretamente pela Educação, e hoje já somos referência nacional e até internacional”, complementou.

    Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, os resultados do Censo 2024 mostram que o Piauí está no caminho certo. “Somos líderes nacionais em Educação Profissional, referência em Tempo Integral e Educação Especial, avançamos na EJA e reduzimos a distorção idade-série. Isso é fruto de uma gestão estruturada, organizada, técnica e acelerada, com Profissionais qualificados e comprometidos, e com foco na aprendizagem, na inclusão, na equidade e na preparação integral dos nossos jovens para o presente e para o futuro”, disse.

Carregar mais
Trabalhe Conosco