• Governador Rafael Fonteles e secretário Washington Badeira inauguram reforma da 2ª GRE em Barras

    O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram, nesta quinta-feira (28/09), a obra de reforma, expansão e mordenização da sede da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE), em Barras.

    Com investimento de R$ 1.631.173,51, as novas instalações da Gerência Regional de Barras contemplam os seguintes ambientes: auditório, dormitórios, sala de informática, coordenação de gestão, setor financeiro, sala de ensino e aprendizagem, protocolo, secretaria, sala de nutrição, administração, censo escolar, prestação de contas e banheiros.

    "A nova sede da GRE trará mais conforto e qualidade ao trabalho dos servidores. Tudo isso é para que a equipe administrativa da 2ª GRE possa fazer o seu trabalho de modo mais, eficiente para levar as melhorias pedagógicas e estruturais às 39 escolas estaduais dos 14 municípios dessa 2ª regional. Dessa forma poderemos avançar na qualidade da educação do nosso estado e levar o Piauí a ser essa referência nacional de Educação”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

    A 2ª GRE abrange 39 escolas e 22 anexos rurais, em 14 municípios situados no Território dos Cocais dentre eles: Barras, Madeiro, Joca Marques, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Luzilândia, Esperantina, São João do Arraial, Matis Olímpio, Campo Largo do Piauí, Batalha, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e Cabeceiras.

    “Temos a obrigação de prestar um bom serviço à população. Nosso governador Rafael Fonteles tem apostado em um modelo de gestão baseado em dados, evidências e muito planejamento. Faz parte do nosso trabalho garantir que as GREs e escolas tenham estrutura necessária para realizar todas as ações e cumprir as metas proposta. O novo prédio da GRE é mais uma entrega do programa de modernização da estrutura física da rede que está sendo executado pela Seduc desde o início do ano”, declarou o secretário Washington Bandeira.

    Durante a solenidade, o governador e o secretário foram recepcionados pelos estudantes do 2º e 3° ano do Ensino Fundamental que fazem parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa e estudantes da rede estadual medalhistas de Olimpíadas do Conhecimento.

  • Grêmio do CETI Dionísio Nogueira promove o Protagonismo Estudantil

    A determinação de contribuir para aprimorar o ambiente escolar inspirou os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dr. Dionísio Rodrigues Nogueira, situado em Corrente, a estabelecer o grêmio estudantil e a promover diversas atividades pedagógicas.

    Este protagonismo foi constatado durante a visita do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, à escola. A comissão estudantil recepcionou o gestor estadual e apresentou o trabalho desenvolvido como as gincanas, banda de fanfarra e estimulo ao protagonismo da vida acadêmica.

    Entre os destaques, estudantes do CETI que conquistaram a medalha de prata nos Jogos Escolares Estaduais, medalha de prata do Torneio Estadual de Matemática e a participação nos projetos Pré-Saeb, Avalia+ e Recomposição da Aprendizagem da Seduc.

    "Estamos estimulando o protagonismo dos estudantes por meio do grêmio escolar, espaço democrático em que os estudantes são ouvidos por suas demandas. Pela conversa que tivemos com os estudantes percebemos como este estímulo ao aluno se integrar no cotidiano escolar faz a diferença e resulta em bons índices de aprendizagem. Os alunos me entregaram suas reivindicações de ampliação da escola e que iremos atender para poderem executar o Tempo Integral e Educação Profissional com a melhor estrutura", reforçou o secretário Washington Bandeira durante conversa com os estudantes.

    Ainda na conversa com os estudantes, o secretário Washington Bandeira levou as reivindicações da comunidade estudantil visando melhorias na infraestrutura como a entrega de kit aluno e o início do processo de climatização da escola.

    Yasmin Fernandes, aluna da 3ª série só Ensino Médio integrado ao curso técnico de informática, foi uma das representantes do grêmio escolar que conversou com o secretário Washington Bandeira. Ela integra o projeto de Monitoria Estudantil da escola e reforçou o papel ativo dos estudantes no cotidiano escolar.

    "Achei a visita do secretário da Educação muito importante, pois é necessário que a gestão escolar junto com o governo do estado alinhe suas ações em prol do nosso desenvolvimento. Mostramos o nosso trabalho com o grêmio escolar e como os estudantes se comprometem com o dia a dia da escola", comentou.

    A escola atende 616 estudantes ofertando o Ensino Médio em Tempo Integral, PROEJA e EJATEC. Para estas modalidades, cursos técnicos em administração, gerência em saúde, informática, serviços jurídicos, segurança do trabalho.

  • Secretário Washington Bandeira alinha metas com gestores escolares da 15ª GRE em Corrente-PI

    Com o objetivo de aprimorar a gestão da educação em todo o estado do Piauí, o secretário de Estado de Educação (Seduc), Washington Bandeira, esteve na manhã da última quarta-feira (27/09) cumprindo agenda administrativa no município de Corrente, a 943 quilômetros da capital, Teresina.

    Washington Bandeira se reuniu com gestores escolares da 15ª Gerência Regional de Educação (GRE). A reunião foi realizada no Auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

    Entre os temas detalhados, o secretário Washington Bandeira explicou as situações das escolas da região envolvendo as áreas da infraestrutura, demanda de pessoal, atividades pedagógicas, bonificação e a mobilização dos profissionais da educação engajados nas ações da Seduc. 

    "Estaremos mais presentes com a aplicação dos programas da Seduc nos municípios. A 15ª GRE está nas prioridades para receber a atenção de infraestrutura, de quadro pessoal e de ações pedagógicas para visar a equidade enquanto Rede. Teremos uma atenção maior para a resolução das demandas a curto, médio e longo prazo", disse o gestor.

    A gerente regional Fabiana Nunes destaca que o encontro permitiu estreitar as relações entre os diretores das 28 unidades escolares, que atende a 9.312 estudantes, dos 14 municípios do território da Chapada das Mangabeiras.

    "Estavam todos ansiosos com a vinda do secretário Washington Bandeira que trouxe boas notícias para as escolas da região. Estamos, aqui também, nesse trabalho de fortalecimento das ações com o Saeb, Enem, Saepi, visando as metas estabelecidas pelo governador Rafael Fonteles. Acreditamos que vamos conseguir colocar a educação do nosso estado em destaque nacional", afirmou Fabiana Nunes.

    O gestor lembrou que os diretores das escolas e os profissionais da educação são os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. "A Seduc sede e GRE trabalham no intuito de ofertar as melhores condições para que a escola desempenhe as ideias coordenadas. Ouvimos os gestores com o objetivo de revisar os projetos das escolas e demandas como aquisição de materiais, de projetos de obras, climatização e atividades de ensino. O nosso trabalho é dialogar e acelerar os processos para prestar um bom serviço de ensino aos estudantes", comentou Washington Bandeira.

    No encontro, a comunidade escolar do CETI Fausto Lustosa, localizado em Gilbués, esteve representada pela coordenadora pedagógica, Ivete Oliveira, e o gestor escolar, Leandro Andrade. O gestor pontuou as demandas necessárias pela comunidade estudantil. " Parabenizo nosso secretário Washington Bandeira por se reunir com os gestores para ver as realidades e particularidades das nossas demandas. O entusiasmo dele nos motiva e estamos aguerridos para que as nossas escolas possam continuar dando certo. Temos uma equipe preparada para estes novos desafios e no atendimento dos 519 estudantes", enfatizou.

  • Estudantes nordestinos despertam sua criatividade com o projeto 'Conhecimento Através das Telas'"

    O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora do Patrocínio, situado no município de Pio IX, está promovendo o projeto "Conhecimento Através das Telas"  Por meio de pinturas em tela, os alunos foram desafiados a recriarem as mais diversas imagens, desde a fauna, a flora, os geossítios, a cultura e a religião da região do Cariri.

    Para o estudante da 2ª série do Ensino Médio da escola, Antônio Carlos, a realização do projeto o deixou muito empolgado. “Este projeto foi de suma importância para o nosso aprendizado porque nos desperta um novo dom e também outra maneira de ver as coisas pelo lado artístico. Me animei muito com essa atividade que desenvolvemos pois era algo diferente do que fazemos no Ensino Médio”, conta o adolescente.

    “Esse trabalho foi muito bonito e interessante. Com eles, nós despertamos o interesse pela valorização das nossas culturas e tradições. É sempre importante realizar projetos que destaquem isso”, completou o estudante Talison Morais.

    Os alunos do centro educacional tiveram a oportunidade de conhecer conteúdos do turismo cultural, ecológico, de aventura, religioso e social da região do Cariri através de pinturas de telas e pedras. Durante o desenvolvimento foram feitas aulas expositivas nas aulas com apresentação de slides e vídeos de tudo que a região engloba.

    De acordo com o professor Roberto Viana, o projeto foi desenvolvido pelas disciplinas de Artes e Sociologia, áreas de conhecimento que contribuem para a formação humana do aluno, para ajudar a entender de forma crítica a sociedade que o rodeia e a cultura. “O projeto de pinturas e imagens que retratam a região do Cariri surgiu da necessidade de eles conhecerem essa região, então levamos algo que eles pudessem estar vendo e recriando e, ao mesmo tempo, aprendendo. Foi muito bom para eles aprenderem dessa forma, saindo um pouco da rotina teórica”, explicou o professor.

    Foto: Reprodução/Seduc

  • Fortalecendo o Futuro: IV seminário descentralizado da primeira infância no SUAS no Piauí

    Promovendo a cultura artística dos estudantes, bem como conhecimentos nordestinos, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora do Patrocínio, localizado no município de Pio IX, desenvolveu o projeto “Conhecimento Através das Telas". 

    O evento, que acontece na Casa da Cultura do município, nos dias 27 e 28, mobilizou os 24 municípios do território da Chapada das Mangabeiras e contou com a presença da secretária da Sasc, Regina Sousa; do secretário da Saúde, Antonio Luiz; e da coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.

    A agenda faz parte dos oito seminários que serão realizados nos Territórios de Desenvolvimento do Piauí.

    "A Seduc está participando do Pacto pelas Crianças por meio do nosso Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que expandimos para a primeira infância, dentro do pacto. São mais de 10 milhões de reais investidos nessa expansão, incluindo a formação de professores para creches, envio de material didático, envio de kits-creche. Por isso estamos participando desses seminários, por que Secretaria da Educação está muito presente no pacto e nesse caminho de construção do Plano Estadual da Primeira Infância", afirmou o secretário Washington Bandeira.

    Os seminários consistem em chamamento público para a realização de um trabalho voltado para crianças de 0 a 6 anos, no âmbito da assistência social.

    No evento os gestores discutem a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância no Suas, abordando a importância da primeira infância no contexto das políticas públicas e a intersetorialidade da assistência social com a educação e a saúde.

    "Os seminários são momentos importantes para irmos aos municípios ouvir demandas e ofertar oficinas nas áreas de assistência social, saúde e educação. A partir daqui, desse encontro, nós iremos elaborar o plano estadual do governo que vai ser muito importante para avançarmos nas políticas públicas da primeira infância com o Pacto pelas Crianças do Piauí", declarou a coordenadora Isabel Fonteles.

    Os técnicos participam ainda de oficinas de trabalho para definir as contribuições de cada município na elaboração do Plano.

    Em dezembro, será realizado, em Teresina, o Seminário Estadual para concretização e apresentação do Plano Estadual da Primeira Infância no Suas, consolidando as propostas elaboradas durante os seminários territoriais.

  • Estudantes do IFPI conquistam medalhas nas competições de atletismo dos JIF Nordeste

    Estudantes do Instituto Federal do Piauí conquistaram, nesta terça (26/09), três medalhas em provas de atletismo nos Jogos do Instituto Federal (JIF) - Etapa Nordeste. A competição está acontecendo em Natal (RN), no período de 25 a 30 de setembro, com a participação de estudantes de cursos técnicos e superiores.

    Foto: DivulgaçãoEstudantes do IFPI conquistam medalhas nas competições de atletismo dos JIF Nordeste
    Estudantes do IFPI conquistam medalhas nas competições de atletismo dos JIF Nordeste

    Neste primeiro dia de competição, as medalhas do IFPI foram conquistadas pelos seguintes estudantes: 

    Rickelme de Lima Gonçalves - Campus Floriano (ouro) - salto triplo

    Luiza Keilane Sousa da Silva - Campus Floriano (bronze) - salto triplo

    Paulo Ricardo Lopes Vieira - Campus Floriano (bronze) - 800 m rasos

    Além das provas de atletismo, também foram realizadas as competições de natação e partidas da fase de grupos de futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia e basquete.

    A cerimônia de abertura aconteceu na noite na noite da última segunda-feira (25/09), no campo de futebol do Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. 

  • Saepi 2023: Avaliação de 230 mil estudantes no Piauí

    No período de 2 a 6 de outubro, um total de 233.195 alunos matriculados nas escolas estaduais e municipais do Piauí estarão participando da aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), entre os dias 2 e 6 de outubro. O objetivo da avaliação é diagnosticar o desempenho dos estudantes dos 224 municípios piauienses, com o propósito de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais que contribuam ativamente para a melhoria da qualidade da educação no Estado.

    Contemplando os estudantes regularmente matriculados no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, das rede municipais, e os estudantes do 2º, 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede estadual, as provas do Saepi envolvem os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio de questionários contextuais.

    De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Saepi é também um instrumento importante de preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). “É muito importante a participação de todos os estudantes da rede pública nessa avaliação para trabalharmos cada vez mais a melhoria do ensino e aprendizagem. Essa prova também será uma preparação para o Saeb”, destacou o secretário.

    A avaliação terá, ainda, um papel fundamental na execução do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e na aplicação do ICMS Educação, instituído pela Lei nº. 7429/2020, que tem como objetivo implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa. O ICMS Educação é um mecanismo que destina parte da distribuição do ICMS aos municípios com base nos resultados da aprendizagem dos estudantes consolidados pela avaliação do SAEPI.

    Foto: Reprodução/Instagram

    Confira o cronograma de aplicação das provas:

    Data: (02/10)

    Rede Municipal: 9° ano do Ensino Fundamental
    Rede Estadual: 6° e 9° ano do Ensino Fundamental

    Data: (03/10)

    Rede Municipal: 2° ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa)
    Rede Estadual: 2° ano do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa) e 1ª série do Ensino Médio

    Data: (04/10)

    Rede Municipal: 2° ano do Ensino Fundamental (Matemática)
    Rede Estadual: 2° ano do Ensino Fundamental (Matemática) e 2ª série do Ensino Médio

    Data (05/10)

    Rede Municipal: 5° ano do Ensino Fundamental
    Rede Estadual: 5° ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio

    Data (06/10)

    Rede Municipal e Estadual: Aplicações de contingência, derivadas da necessidade de agendamento

  • Governador Rafael Fonteles e secretário Washington Bandeira inauguram modernizada 2ª GRE em Barras

    O governador Rafael Fonteles, juntamente com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, estarão presentes na cerimônia de inauguração da obra de reforma, ampliação e modernização da sede da 2ª Gerência Regional (GRE) em Barras, que ocorrerá na próxima quinta-feira (28/09), às 8h30.

    Com investimento de R$ 1.631.173,51, as novas instalações da Gerência Regional de Barras contemplam os seguintes ambientes: auditório, dormitórios, sala de informática, coordenação de gestão, setor financeiro, sala de ensino e aprendizagem, protocolo, secretaria, sala de nutrição, administração, censo escolar, prestação de contas e banheiros.

    Segundo Washington Bandeira, a nova sede da GRE trará mais conforto e qualidade ao trabalho dos servidores. “Temos a obrigação de prestar um bom serviço à população. Nosso governador Rafael Fonteles tem apostado em um modelo de gestão baseado em dados, evidências e muito planejamento. Faz parte do nosso trabalho garantir que as GREs e escolas tenham estrutura necessária para realizar todas as ações e cumprir as metas proposta. O novo prédio da GRE é mais uma entrega do programa de modernização da estrutura física da rede que está sendo executado pela Seduc desde o início do ano”, informou o secretário.

    A 2ª GRE abrange 39 escolas e 22 anexos rurais, em 14 municípios situados no Território dos Cocais dentre eles: Barras, Madeiro, Joca Marques, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Luzilândia, Esperantina, São João do Arraial, Matis Olímpio, Campo Largo do Piauí, Batalha, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e Cabeceiras.

    Foto: Reprodução/Seduc




    Serviço:

    Entrega da reforma da sede da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE)
    Data: Próxima quinta-feira (28/09)
    Horário: 8h30
    Endereço: Rua Marechal Pires Fernandes, S/N, Barras.

  • Alunos do AABB Comunidade são selecionados para exposição de artes na Itália

    Uma grande conquista para a Rede Municipal de Educação de Teresina. Três alunos do Programa Integração AABB Comunidade foram selecionados para expor suas obras de arte em Florença, na Itália, no Projeto Children Coloring The World, nos dias 12 e 13 de outubro. No Piauí, ao todo, foram escolhidas sete crianças provenientes de escolas públicas que participaram de um processo seletivo.

    Foto: DivulgaçãoAlunos do AABB Comunidade são selecionados para exposição de artes na Itália
    Alunos do AABB Comunidade são selecionados para exposição de artes na Itália

    “Ficamos sabendo desse projeto por meio da Luciana Severo e o ateliê dela. A professora Cleudia Xavier e eu escolhemos os melhores trabalhos, com técnicas variadas: pinturas, desenhos, alguns figurativos, outros abstratos. Criamos um mini portfólio, inscrevemos dez alunos do 7° e 8° ano e submetemos à inscrição. Três estudantes, um do turno da manhã e 2 da tarde, foram selecionados”, conta o professor de Artes do Programa AABB Comunidade, Carlos Henrique.

    Além das orientações dos professores do AABB Comunidade (Teresinha Fortes, Cleudia e Carlos), os alunos participaram de um curso preparatório durante três semanas em um ateliê de Teresina para confeccionar suas obras, com ajuda de monitores. As crianças trabalharam com temas regionais.

    “Será uma grande oportunidade que os alunos terão de expor seus trabalhos fora do país, vai contribuir bastante para o desenvolvimento das habilidades artísticas e a construção do currículo”, conclui o professor Carlos Henrique.

    Confira a lista dos alunos piauienses selecionados no Projeto Children Coloring The World:

    Athos Gabriel Rodrigues Soares (13 Anos) – Teresina (AABB Comunidade)
    Geórgia Cecília Carvalho Leite (13 Anos) – Teresina (AABB Comunidade)
    Maria Rebeca Santiago Neri (13 Anos) – Teresina (AABB Comunidade)
    Pâmela Victoria Neiva (15 Anos) – Teresina
    Francisca Valéria Ferreira Siqueira (11 Anos) – Teresina
    João Elyo Araújo Castro (13 Anos) – Esperantina
    Yure Gabriel Nascimento Leite (10 Anos) – Campo Maior

  • Secretário da educação Washington Bandeira participa IV seminário da Primeira Infância no Piauí

    O IV Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) contará com a participação de Washington Bandeira, Secretário de Estado da Educação, na próxima quarta-feira (27/09) O evento, que acontece na Casa da Cultura do município de Corrente, a partir das 8h da manhã, visa a discussão e mobilização dos municípios do Estado para a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, norteando ações voltadas para as crianças.

    Com uma programação de 2 dias, o seminário contará com diálogos sobre a importância da primeira infância no contexto das políticas públicas no estado e a sua intersetorialidade pelas áreas da educação, saúde e assistência social, além de oficinas temáticas de trabalho, apresentação de discussões e debates sobre a contribuição dos municípios para a construção do Plano Estadual da Primeira Infância. O evento terá a presença da Primeira-Dama e Coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Dra. Isabel Fonteles; da Secretária da Sasc, Regina Sousa, gestores e técnicos dos municípios.

    O secretário Washington Bandeira afirma que investir na educação das crianças é garantia de retorno em aprendizagem com qualidade, saúde, segurança, economia de gastos públicos, desenvolvimento social e econômico. “Estaremos apoiando a construção desse belíssimo plano para fortalecer a educação das nossas crianças e garantir que elas sejam alfabetizadas na idade certa, trazendo um grande desenvolvimento ao aprendizado delas”, declarou o secretário.

    O Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Suas é uma realização do Pacto pelas Crianças do Piauí, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesapi), Defensoria Pública do Piauí (DPE) e as Secretarias Municipais de Assistência Social.

Carregar mais
Trabalhe Conosco