Profissional Competitivo -

Você é um profissional competitivo? Analise você mesmo!

A nova postura profissional exige atitudes diferenciadas de quem almeja a competitividade no mercado. Relaciono, abaixo, algumas perguntas que considero importantes para que façamos a nós mesmos e assim possamos refletir sobre nossas competências e desempenho. Confira:

- Costumo buscar novos rumos em minha vida profissional ou vivo apenas reclamando do meu emprego, do colega de trabalho, do chefe, da cidade onde vivo etc? Vejo sempre problemas nos outros e não em mim?

Profissionais competentes fazem o seu caminho e sabem que são eles os responsáveis por seu sucesso ou fracasso.

- Quando foi a última vez que mudei de projeto ou departamento na empresa na qual trabalho? Sou confundido com o projeto que toco e, caso eu o deixe, tenho certeza que ninguém alcançará meus resultados?

Ficar por períodos intermináveis em apenas um local ou departamento da empresa é mostrar acomodação. A empresa viverá sem você.

- Meu emprego é maior que meus anseios profissionais? Hoje, se eu deixar a empresa na qual trabalho sei que não conseguirei nada melhor?

Acredite mais em seus sonhos e suas metas de vida. A capacitação vai dar a "trabalhabilidade", que é a capacidade de ter trrabalho e não somente emprego.

- Ao orientar um colega de trabalho fico temeroso que ele aprenda mais que eu e acabe por tomar meu cargo? Sou desconfiado com todas as pessoas com que divido espaço?

O medo dos colegas é fruto da incompetência de se destacar e avançar na empresa.

- Há quanto tempo fui designado para uma missão importante dento da empresa? Lembram de mim em ações que exijam o uso da capacidade de articular estrategicamente com parceiros e público ou pensam em meu nome apenas em ações de menor raciocínio?

O chamado para um novo projeto é sinal de sua competência. Seu intelecto deve ser o maior bem da empresa. Se apenas utilizam suas "mãos", ganhará menos.

- Meu maior orgulho dentro da empresa é chegar e sair na hora exata do relógio de ponto?

Sair e chegar na hora não garante eficiência naquilo que você faz.

- Estou alucinado pela hora da aposentadoria? Já abusei tudo o que faço?

Seja feliz agora. Do estagiário ao colaborador próximo de se aposentar, transforme o ambiente no qual trabalha em algo prazeroso. Viva seu trabalho!

Pense e reveja seus posicionamentos. Sua vida profissional vai agradecer. Boa sorte e até a próxima!

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco