Literatura -

Bibliotecas públicas facilitam e democratizam acesso à leitura no DF

Quando foi a última vez que você visitou uma biblioteca? Para muitos, essa pergunta pode evocar memórias distantes, especialmente em uma era em que os livros digitais estão facilmente acessíveis, até mesmo através de dispositivos móveis. No entanto, as bibliotecas físicas continuam a existir e representam opções incrivelmente democráticas, especialmente quando se trata das bibliotecas públicas.

Foto: Reprodução/Internet

Ao todo, o Distrito Federal conta com 24 bibliotecas, sendo 23 em funcionamento. O espaço público de leitura do Cruzeiro foi interditado por causa de danos na estrutura do prédio e espera por reforma há alguns anos. Agora, oferece aos moradores apenas uma sala de estudos, com computadores disponíveis para pesquisas. Ao Metrópoles, funcionários do local disseram esperar que as mudanças sejam concluídas ainda neste ano.

O gerente do espaço, Átila Pessoa, explica que esses locais sobrevivem apenas de doações e que não existe uma verba destinada à compra de livros. Onde ele trabalha, as doações costumam chegar com boa frequência e eles chegam a repassar livros para a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), a quem são subordinados, mas também para a mala do livro — projeto que passeia por regiões administrativas e presídios para deixar obras.

Veja a matéria completa no Metrópoles.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco