Termo de cooperação · 26/10/2021 - 12h23

SAAD Leste celebra parceria com CAU-PI para promover concurso de projetos urbanos


Compartilhar Tweet 1



Os espaços públicos têm papel determinante na sociedade urbana e estão diretamente relacionados à dignidade e à cidadania. Tendo ciência disso, a Superintendência das Ações Descentralizadas Leste (SAAD-Leste), realizou nesta terça-feira (26/10), uma reunião para celebrar a parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí – CAU/PI. Foi firmado um termo de cooperação que lançará um concurso público para a escolha de projetos arquitetônicos das praças da zona Leste. O encontro contou com a participação de autoridades da SAAD-Leste, como também de Gerardo Fonseca, conselheiro Federal da CAU/BR, Wellington Camarço, presidente do CAU/PI e demais representantes da área.

“Essa parceria é muito importante, pois estamos inaugurando a modalidade de um concurso público para projetos arquitetônicos de nossa cidade, inicialmente, com as praças da zona Leste. Vamos pensar Teresina da melhor forma possível. Depois de firmado esse termo de cooperação, será montado um cronograma de atividades, ainda este mês de novembro”, comemorou Ernani Freitas, secretário executivo da SAAD-Leste.

    Ascom

De acordo com Wellignton Camarço, presidente Federal do CAU/PI, o conselho pode contribuir com o pensar da cidade, através do urbanismo, e não somente em praças, como em diversas outras áreas.

“Ficamos empolgadíssimos e isso para nós é fantástico! Neste momento, estamos pensando em trabalhar as praças, torná-las mais acessíveis, mais seguras, mais humanas. Devolver a praça para quem é de direito: o cidadão. A praça já foi utilizada por muito tempo, fazendo parte da nossa cultura, e nos dias atuais, sua importância se perdeu para a insegurança, para a ausência de equipamentos públicos, para uma iluminação adequada, dentre outros percalços.

Então, a Prefeitura está com essa ideia fantástica de desenvolver premiações e o CAU tem essa expertise, de convocar os colegas arquitetos e fazermos um concurso público para projetos de praças. Os arquitetos vão concorrer ao melhor projeto para o aval de uma comissão coordenada pela Prefeitura de Teresina”, enfatizou Camarço.


Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários