Multas de até R$ 1,5 milhão -

IMEPI verifica mais de 450 balanças no Piauí: 10 reprovadas e 28 apreendidas

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) conduziu uma operação de verificação em mais de 450 balanças de pesagem, abrangendo 11 municípios do interior do estado e Teresina, a capital. A fiscalização resultou na reprovação de 10 balanças e na apreensão de outras 28, que não possuíam o modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

As cidades visitadas foram Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolínia, Landri Sales, Marcos Parente, Canto do Buriti, Itaueiras, Flores do Piauí, Pavussu, Rio Grande do Piauí e Teresina. A ação, que teve início ainda em março, foi especialmente direcionada para a Semana Santa, período em que há uma demanda significativa por produtos típicos e, consequentemente, por balanças de pesagem, especialmente de pescados.

Foto: Reprodução/Governo do Estado do Piauí - Notícias

Patrícia Leal, diretora geral do Imepi, enfatizou a importância da fiscalização, destacando que as balanças apreendidas eram importadas e careciam de selo de aprovação, o que as tornava inaptas para transações comerciais e prejudicava os consumidores. Ela ressaltou que as multas para essas irregularidades podem chegar até R$ 1,5 milhão.

Em caso de irregularidades percebidas pelos consumidores, a Ouvidoria do Imepi está disponível para denúncias, dúvidas, reclamações e sugestões por meio do WhatsApp no número (86) 99456-1921.

Foto: Reprodução/Governo do Estado do Piauí - Notícias.

Fonte: Reprodução/Governo do Estado do Piauí - Notícias

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco