Atravessa matéria sem ser alterada -

Astrônomos detectam ''partícula fantasma'' de energia recorde no fundo do Mar Mediterrâneo

Astrônomos, utilizando uma vasta rede de sensores em construção no fundo do Mar Mediterrâneo, detectaram o neutrino de maior energia já registrado, uma partícula conhecida como "fantasma" por sua capacidade de atravessar qualquer matéria sem ser alterada.

Foto: Reproduçãofoto

Nomeado KM3-230213A, o neutrino possui energia 30 vezes superior aos anteriores, atingindo 220 milhões de bilhões de elétron-volts, superando em 30 mil vezes a capacidade do Grande Colisor de Hádrons. A detecção foi realizada pelo KM3NeT, um projeto internacional com mais de 360 cientistas, e publicada na revista Nature.

A coautora Rosa Coniglione destacou que neutrinos são "mensageiros cósmicos especiais", possibilitando o estudo de fenômenos extremos como buracos negros e explosões de raios gama. O detector ARCA, parte do KM3NeT, captou o neutrino a 3.450 metros de profundidade, mesmo operando com apenas 10% de sua capacidade.

A descoberta abre novas possibilidades para rastrear as origens de neutrinos, ampliando a compreensão sobre raios cósmicos e eventos astrofísicos, apesar de o ponto exato de origem deste neutrino ainda ser desconhecido.

Fonte: CNN

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco