Etapa decisiva da Olimpíada -

Alunos do Programa Cidade Olímpica apresentarão projeto de satélite no Rio Grande do Norte

O programa Cidade Olímpica Educacional conta com a torcida de todos os piauienses para uma etapa decisiva da Olimpíada Brasileira de Satélites. Um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino foi conquistando espaço entre os melhores projetos do Brasil sobre o estudo entre a camada de ozônio e a variação da radiação ultravioleta.
Os estudantes embarcam para o Rio Grande do Norte, na quarta-feira, 31, e participarão da terceira fase da OBS, que reúne os melhores do Brasil e propõe lançamento de foguetes. O projeto desenvolvido pelo grupo estuda a radiação UV e o gás ozônio na atmosfera do Nordeste utilizando um Can Sat, tecnologia utilizada para simular pequenos satélites.

O projeto vem sendo desenvolvido nas aulas de astronomia do Programa Cidade Olímpica Educacional, uma iniciativa da Prefeitura de Teresina a partir da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Os estudantes assistem aulas aos sábados, com aprofundamento em disciplinas específicas. E foi assim que o professor Edward Montenegro estimulou um grupo super entusiasmado em participar de competições a nível nacional.

“Nosso projeto é muito bom. Passamos por etapas extremamente acirradas, com alunos de escolas públicas e privadas, sempre recebendo destaque pela organização, determinação e inovação. Trouxemos algo totalmente novo e o melhor é que os próprios alunos protagonizam a criação. Estamos bastante empolgados”, conta o professor Edward.
A capitã da equipe, Lara Rodrigues, está pronta para explicar passo a passo do processo de estudo e construção do protótipo. Embarcam com ela, os alunos Bruno Manoel e Mikaelly Félix, além dos professores Edward Montenegro, Maria do Desterro e a coordenadora do Cidade Olímpica, Elinalva Barbosa, mais dois representantes da Secretaria.
A programação inclui uma visita técnica ao laboratório de foguetes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e surge como oportunidade para troca de experiências, projetando a rede pública de Teresina como referência.

Receba notícias do 180graus no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal:t.me/noticias180graus.

PostMídia: (86) 9 9547-8622
 

Fonte: PMT

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco