
Alepi homenageia 40 anos de fundação da Uespi
Nesta segunda-feira (10/08) a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, uma sessão solene em comemoração aos 40 anos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A sessão homenageou a trajetória da universidade, reconhecida por sua contribuição para a democratização do ensino superior, a formação de profissionais, a produção científica e a interiorização da educação no estado.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Professor Paulo Henrique, frisou a importância da parceria entre a universidade e a Assembleia Legislativa do Piauí. “A Uespi já nasce de mãos dadas com o Poder Legislativo estadual. Queremos agradecer à Alepi que atende nossas demandas quando é preciso, como o Programa de Gestão Especial da Oferta (PGEO) que foi aprovado em 30 dias e é destinado a zerar a demanda de disciplinas sem professores na instituição.”, disse o reitor.
Representando o governo estadual, o secretário de Administração do Estado do Piauí, Samuel Pontes, projetou o futuro da instituição. “Esses 40 anos foi apenas o começo. Tenho certeza de que cada um dos presentes e aqueles que também não puderem vir têm a consciência da grandeza dessa instituição e estão dedicados a construir muito mais anos de Uespi”, disse o secretário.
O presidente da Alepi e um dos autores do requerimento de homenagem, Severo Eulálio (MDB), destacou a importância da instituição para o Piauí. “Não existe desenvolvimento verdadeiro sem educação. A Uespi levou o ensino para mais perto da população piauiense e vem formando pessoas, produzindo conhecimento, gerando um Piauí mais justo e com mais oportunidades há décadas. Que a Uespi continue crescendo, chegando cada vez mais longe, educando e mudando vidas”, comentou o parlamentar.
Já o vice-presidente da Alepi e o outro autor do requerimento, Francisco Limma (PT), abordou as melhorias que vêm sendo realizadas na universidade. “Os investimentos em infraestrutura, a modernização dos campi, a ampliação da pesquisa e da pós-graduação, o fortalecimento das atividades de ensino e extensão demonstram que a instituição continua olhando para o futuro, sem perder de vista o caminho trilhado pelo passado e muito menos sem perder a essência de universidade pública, inclusiva, gratuita e comprometida com o desenvolvimento do Piauí”, completou o deputado.
Uma das professoras que está desde o início da Uespi é Cleide Arraes, do Curso de Pedagogia. Durante a sessão solene, ela frisou sua relação de carinho com a instituição. “Vejo a Universidade Estadual do Piauí como uma filha, que vi crescer e dar frutos. Sinto pela minha instituição um amor indescritível. Esse ano, inicio meu processo de aposentadoria, olho para a Uespi de 1986 e vejo que se tornou hoje uma instituição bela, grandiosa e que faz jus a grandiosidade que merece”, disse a professora.
Emocionado por representar os técnicos administrativos da Uespi, Valdir Ferreira dos Santos, que entrou no órgão em 1985, falou sobre sua longa trajetória dentro da universidade. “Vejo o desenvolvimento desde antes de ela existir como Uespi. Trabalho no mesmo lugar desde que entrei e agradeço que durante esse tempo pude me formar em geografia e fazer minhas pós-graduações, me qualificando ainda mais. Agradeço imensamente à Alepi por essa homenagem”, disse o técnico.








