Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.001 votos e 46,62% dos votos válidos.

Para o Senado, Ciro Nogueira obteve 1.128 votos e 28,71% dos votos válidos. Marcelo Castro teve 1.055 votos e 35,39% dos votos válidos.

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Júlio César com 594 votos e 26,41% dos votos válidos.

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Zé Santana com 507 votos e 21,67% dos votos válidos.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira a matéria completa aqui

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Aroazes, a 227 km de Teresina, realiza a Cavalgada da Missão, de 27 a 29 de setembro de 2018. A população de todo o Piauí está convidada, especialmente, do município de Barra d’Alcântara.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

A cavalgada traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos se instalaram no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Clique aqui e confira a programação


 

 

Comentar

O município de Barra D´Alcântara entrou na lista de municípios que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições. O reforço na segurança foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber tropas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas.

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

Confira a lista completa aqui.

 

 

Comentar
Sessão no plenario · 23/06/2017 - 15h21 | Última atualização em 23/06/2017 - 19h47

Prefeito Claudison Brito participa de sessão no plenário do TCE na capital


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Barra d'Alcântara, Claudison Brito , esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus
Prazo até dia 31 de maio · 24/05/2017 - 03h00

Prefeituras são alertadas pelo TCE sobre envio do IEGM


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Na quinta-feira (18/05), por volta das 19:00hrs, a guarnição do GPM efetuou a prisão em flagrante do homem identificado como Edilson Rogrigues do Nascimento, residente do município de Barra D'Alcantara.

Com o homem foram encontrados uma certa quantidade de entorpecentes, como cocaína e uma quantia em dinheiro de aproximadamente R$ 1800,00.

A guarnição composta pelo 1º sargento Abeniz juntamente com os CBS Ednilson e Allan, conduziu o suspeito para a delegacia regional de Elesbão Veloso para os procedimentos cabíveis.

Fotos: Ascom

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom
Recadastramento do título · 11/04/2017 - 17h17 | Última atualização em 11/04/2017 - 17h18

Município de Barra d'Alcântara inicia revisão eleitoral obrigatória


Compartilhar Tweet 1



Os eleitores de Barra D'Alcântara, Tanque do Piauí e Várzea Grande, que integram a 82ª Zona Eleitoral do Estado do Piauí, estão sendo convocados para realizarem a revisão de suas inscrições eleitorais, com coleta de dados biométricos, no período de 03/04 a 03/07/2017.

O recadastramento biométrico é obrigatório nos três municípios, sob pena de cancelamento da inscrição dos eleitores que não atenderem à convocação dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Caso deixe de comparecer, o eleitor terá o seu título cancelado pela Justiça Eleitoral e não poderá: votar, ser nomeado e tomar posse em concurso público, obter passaporte e CPF, obter empréstimos em instiuições bancárias, renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, dentre outros impedimentos.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Chapada Grande
Projetos e desenvolvimento · 10/04/2017 - 14h24 | Última atualização em 10/04/2017 - 16h07

Prefeito de Barra d'Alcantara falou sobre seus projetos de melhoria na cidade


Compartilhar Tweet 1



O 180graus esteve representado por Lorenna Ribeiro e Elton Baptista na cidade de Barra d’Alcântara nesta semana.

Na oportunidade, ambos foram recepcionados pelo prefeito Claudison Brito que falou sobre seus projetos de melhoria na cidade e que sua prioridade é retirar o município da inadimplência, bem como organizar os projetos para que a cidade receba emendas parlamentares já que passou os últimos 4 anos sem receber nenhum investimento devido tal situação financeira.


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



O PP elegeu Claudison Brito para prefeito na cidade de Barra D'Alcântara. Ele obteve 1.532 votos, ou 55,93%.

Ele derrotou Raimundo do Firmo (PT), que teve 1.207 votos (44,07%)

A cidade tem 3.413 eleitores. Foram 13 votos brancos e 103 votos nulos.


Compartilhar Tweet 1



Até às 17h39, do dia 24 de agosto de 2016, no site do TSE, na página do DivulgaCandContas, Barra d’Alcântara conta com dois candidatos a prefeito e 31 a vereador. Todos aguardando julgamento do TSE.

O comerciante Claudison Brito (PP), é candidato à prefeito. O empresário Mardônio Soares (PMDB) concorre como seu vice pela coligação "Com a mudança Barra d’Alcântara avança".

O trabalhador rural Raimundo do Firmo (PT), ex-prefeito, também é candidato à prefeito, com o vereador Donin (PSB) como vice, pela coligação "Com a força do povo o trabalho continua".

(Redação Teresina)

PT, PSB e PSDB · 23/07/2016 - 11h05 | Última atualização em 25/07/2016 - 08h23

Será realizado no domingo (24/07) convenções municipais em Barra D'Alcântara


Compartilhar Tweet 1



Os partidos PT, PSB e PSDB do município de Barra D'Alcântara convida a todos os filiados convencionais para as convenções municipais do referidos partidos no domingo (24/07) a partir das 10h no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Deixamos espaço aberto para as outras coligações enviarem seus convites.

(Redação Teresina)

Caminhões Itinerantes · 06/07/2016 - 10h55 | Última atualização em 06/07/2016 - 11h43

Barra d'Alcântara recebe programa Setre nos Municípios


Compartilhar Tweet 1



O Programa Setre nos Municípios, que leva qualificação profissional a comunidades de todo o Piauí, chegou aos municípios de São José do Divino e Barra D’Alcântara. O projeto é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre).

Nessa segunda-feira (04), foi realizada a abertura do curso de qualificação profissional em embelezamento e corte e costura na cidade de São José do Divino. O evento contou com a participação de todos os alunos inscritos e professores do curso e ocorreu na colônia de pescadores Z49.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom Setre

Compartilhar Tweet 1



Uma criança de quatro anos, morreu engasgada com macarrão instantâneo enquanto jantava em sua residência, localizada no bairro Tanque, na cidade de Barra D’Alcântara, que fica a 226 km ao sul de Teresina.

Segundo a dona de casa Diana Muniz, tia da vítima, a criança que tinha costume de se alimentar com macarrão, começou a passar mal e morreu imediatamente.

A princípio, pensou-se que a criança teria sofrido uma crise de vômito e o líquido teria voltado para o organismo, no entanto, exames no Instituto Médico Legal (IML), confirmaram que o menino morreu engasgado.


Fonte: Com informações do Portal Grande Rede

Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa


Compartilhar Tweet 1



A Seduc participará como agência co-executora e esse trabalho se dará com base em Acordos Específicos de Implementação, assinados entre a Unidade de Gestão do Projeto – UGP e cada uma delas. Estes acordos, gerais e em bases anuais, estabelecerão os programas de trabalho de cada agência co-executora, as metas a serem atingidas e a contribuição financeira do Projeto para cada agência executar as atividades acordadas.

O projeto abrangerá 4 dos 11 territórios nos quais o estado se divide. Estes territórios ocupam a maior parte da região semiárida do Piauí e inclui 89 municípios. Os territórios incluídos são: Vale do Sambito (15 municípios); Vale do Rio Guaribas (39 municípios); Vale do Rio Canindé (17 municípios); e Serra da Capivara (18 municípios).

Clique aqui e leia matéria completa


Fonte: Seduc\PI
Irregulares quanto ao cadastro · 19/02/2015 - 18h20

Barra d'Alcântara deixará de receber repasses do Ministério da Saúde


Compartilhar Tweet 1



O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de recursos financeiros para 42 municípios do Piauí por irregulares quanto ao cadastro dos serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e por não alimentaram regularmente o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS).

Barra D'Alcântara foi penalizadas em relação ao SCNES. A portaria com a suspensão dos repasses foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).

A suspensão se dará a valores de janeiro a abril de 2015, mas pode atingir os demais meses do ano caso as prefeituras não atualizem os dados necessários que foram solicitados pelo ministério da saúde.


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



O valor do repasse de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de dezembro está estimado em R$ 3,470 bilhões, que deverá ser creditado para todas as prefeituras até o dia 10, adianta o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. No Piauí o valor chega a R$ 92.112.649,00 milhões representando um aumento de 12,1% em relação ao ano passado.

O município de Barra d'Alcântara receberá, em dezembro, R$ 248.272,04 a mais.

O presidente da CNM lembra que o 1% - pago sempre no mês de dezembro - é uma conquista da CNM e do movimento municipalista aprovado pelo Congresso Nacional em 2007, através da Emenda Constitucional 55. O FPM no ano de 2014 somando o 1%, deverá alcançar R$ 81,5 bilhões, em valores brutos.

Veja a matéria completa aqui

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascon

Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Barra d'Alcântara, foram: Rubem Martins com 782 votos; Zé Santana com 518; e Limma com 314 votos.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.466 votos e 69,41% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 630 votos, sendo 29,83% dos votos válidos.

Wilson Martins venceu a disputa ao Senado em Barra d'Alcântara com 1.111 e mais de 54% dos votos válidos. Já Elmano Férrer teve 915 votos e 45,05%.

Os três primeiros colocados para Deputado Federal , em Barra d'Alcântara, foram: Átila Lira com 825 votos; Marcelo Castro com 562; e Assis Carvalho com 400 votos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Os três primeiros colocados para Deputado Federal , em Barra d'Alcântara, foram: Átila Lira com 825 votos; Marcelo Castro com 562; e Assis Carvalho com 400 votos.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.466 votos e 69,41% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 630 votos, sendo 29,83% dos votos válidos.

Wilson Martins venceu a disputa ao Senado em Barra d'Alcântara com 1.111 e mais de 54% dos votos válidos. Já Elmano Férrer teve 915 votos e 45,05%.

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Barra d'Alcântara, foram: Rubem Martins com 782 votos; Zé Santana com 518; e Limma com 314 votos.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Wilson Martins venceu a disputa ao Senado em Barra d'Alcântara com 1.111 e mais de 54% dos votos válidos. Já Elmano Férrer teve 915 votos e 45,05%.

Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.466 votos e 69,41% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 630 votos, sendo 29,83% dos votos válidos.

Os três primeiros colocados para Deputado Federal , em Barra d'Alcântara, foram: Átila Lira com 825 votos; Marcelo Castro com 562; e Assis Carvalho com 400 votos.

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Barra d'Alcântara, foram: Rubem Martins com 782 votos; Zé Santana com 518; e Limma com 314 votos.

(Redação Teresina)

Acompanhe o seu candidato · 06/10/2014 - 01h21 | Última atualização em 06/10/2014 - 01h24

Resultado das Eleições 2014 para Governador em Barra d'Alcântara - Piauí


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 1.466 votos e 69,41% dos votos válidos. Zé Filho recebeu 630 votos, sendo 29,83% dos votos válidos.

Wilson Martins venceu a disputa ao Senado em Barra d'Alcântara com 1.111 e mais de 54% dos votos válidos. Já Elmano Férrer teve 915 votos e 45,05%.

Os três primeiros colocados para Deputado Federal , em Barra d'Alcântara, foram: Átila Lira com 825 votos; Marcelo Castro com 562; e Assis Carvalho com 400 votos.

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Barra d'Alcântara, foram: Rubem Martins com 782 votos; Zé Santana com 518; e Limma com 314 votos.

(Redação Teresina)