Bençãos de N. S. da Conceição · 01/10/2018 - 15h12 | Última atualização em 01/10/2018 - 15h13

Cavalgada da Missão revive a história da formação da sociedade piauiense


Compartilhar Tweet 1



Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

“A instalação da Missão Jesuítica de Aroazes, sob as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição, compõe um dos mais importantes aspectos da formação do que é hoje o Piauí. Daí, a importância de pesquisarmos e divulgarmos estes processos e acontecimentos, pois conhecer nossa História é o primeiro passo para compreender a sociedade que somos hoje. Por isso, tenho a grande honra de colaborar e participar da Cavalgada da Missão”, afirmou o desembargador federal Dr. Carlos Brandão, um entusiasta do movimento.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

 


Comentários