Começou hoje no Brasil -

Netflix e outros serviços de streaming começam a reduzir qualidade de sua transmissão de vídeo

 

    Reprodução

 

Na semana passada, a Netflix e o YouTube reduziram a qualidade de transmissão depois de a Comissão Europeia ter pedido às plataformas de streaming para adaptarem os serviços ao aumento da procura em altura de isolamento social pelo surto de covid-19 (confira aqui).

Durante o dia, 23,  as gigantes tecnológicas preocupadas com o estado da Internet, tomaram medidas para prevenir um ‘apagão’. Dessa forma, a Apple, a Amazon e o Youtube estão decidindo reduzir a qualidade de transmissão de vídeo, ‘poupando’ assim o tráfego de streaming de um maior gasto.

No Brasil, Netflix, Prime Video e Youtube já começaram a reduzir a qualidade transmissão hoje, segundo o Estadão. A meta é evitar sobrecarga na rede, com tráfego 25% menor de dados. As empresas informarão aos seus usuários em no máximo dois dias.

Com as medidas, que inicialmente serão válidas por 30 dias para todo o território nacional, a Netflix, junto de outros sites de vídeo, como Amazon Prime e YouTube,  é uma das maiores responsáveis pelo fluxo de informações na rede atualmente. 

Iniciativas

Aqui no Brasil, outras empresas também decidiram adotar a redução de qualidade de vídeos para evitar a sobrecarga da infraestrutura de internet. No domingo, 22, a Globo anunciou que vai cortar as transmissões em 4K e Full HD dos seus serviços de streaming, incluindo Globoplay, Globosat Play, Globoesporte.com, GShow e o site G1. Todos os vídeos serão exibidos apenas em alta definição (720p), buscando gerar economia de tráfego – segundo a empresa, isso significa uma economia de 52% no tráfego de dados em um capítulo de novela de 60 minutos que era transmitido originalmente em Full HD. 

Quem também entrou na mesma linha foram Facebook e Instagram, sem detalhar suas medidas, e o serviço de streaming Looke, que tem catálogo de filmes e também aluguel de lançamentos do cinema. 

 

 

 

 

 

Fonte: Estadão

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco