Coleção Gente Querida · 16/04/2018 - 09h56 | Última atualização em 16/04/2018 - 10h16

Maria da Inglaterra ganha livro em quadrinhos desenhado pelo cartunista Jota A


Compartilhar Tweet 1



Uma entrevista da cantora piauiense Maria da Inglaterra, publicada em 2002, no jornal Correio Corisco é o tema do livro Maria da Inglaterra em quadrinhos, que será lançada, nesta quinta-feira, 19 de abril, no restaurante Baião de Dois. Vários artistas da música piauiense irão se apresentar e realizar um show com entrada gratuita em prol da artista, patrimônio vivo da cultura do nosso Estado.


A ideia do livro partiu do professor Wilson Seraine, “Comprei um livro em quadrinhos de Jackson do Pandeiro, e vi que tinha outras publicações no mesmo estilo de grandes nomes da cultura paraibana, como Ariano Suassuna, João Pessoas, Augusto dos Anjos, então pensei porque não fazer também dos piauienses? Procurei o Cineas Santos, mostrei o projeto e a partir daí a história passou a ser contada. Maria da Inglaterra em quadrinhos é o primeiro volume da coleção “Gente Querida, que irá trazer outros nomes importantes da cultura piauiense.  

 


Com ilustrações e diagramação do cartunista Jota A, a publicação teve tiragem de mil exemplares, e sua venda será revertida em prol da cantora.

 

Maria da Inglaterra é um patrimônio vivo da cultura piauiense. A música “O Peru rodou” tornou-se uma das canções mais populares do Piauí. Uma figura que honra e dignifica nossa cultura. Como na canção de Milton Nascimento e Fernando Brant, “Maria é um dom, uma certa magia/uma força que nos alerta...”  Longa vida à “rainha das canções do Piauí”, ensina o professor Cineas Santos no prefácio do livro.

 

Para mim foi uma grande honra participar desse projeto e homenagear uma figura tão interessante como Maria da Inglaterra. Já conhecia um pouco de sua música e história e durante o período que estava desenhando os quadrinhos ficava ouvindo suas músicas para absorver ao máximo suas melodias e repassar isso aos desenhos. Acho que a história da Maria daria um bom filme, pois é cheia de magia, reviravoltas, ensinamentos e personagens fantásticos” diz o cartunista Jota A.

No lançamento do livro, com entrada franca, os cantores Gonzaga Lu, Zé Roraima, Soraya Castelo Branco, Edvaldo Nascimento, Júlio Medeiros, Geraldo Brito, Lázaro do Piauí, Wagner Ribeiro e as bandas As Fulô do SertãoCaju Pinga Fogo cantarão músicas da compositora. Maria da Inglaterra também estará presente e fará uma participação especial.


Com 78 anos, Maria da Inglaterra mora na periferia de Teresina, enfrenta muitos problemas de saúde e vive com a ajuda dos filhos e de alguns amigos. Compositora de mais de 2 mil músicas, mesmo sem saber ler e escrever, lançou seu primeiro CD em 2002, “O Peru Rodou”. 


Duas das músicas desse disco foram parar no CD do projeto Rumos do Itaú Cultural, uma coletânea de músicas de 50 artistas populares brasileiros. O seu segundo disco “Alegria de Viver”, foi lançado em 2009 e teve apoio da lei de incentivo à cultura A. Tito Filho. Neste disco se destaca a música “Baião do Cajueiro”, “Pancada da Ponte” e “Piripiri”.


 O estilo adotado para o disco foi bem variado indo do xote ao samba, recebe um apoio dos músicos Júlio Medeiros (baixo), Geraldo Brito (violão), Anderson Nóbrega (violão) e Jeová (zabumba). Com a participação de Lázaro do Piauí e de João Claudio Moreno.

Confira algumas imagens:

 


Fonte: Jota A

Comentários