FANZINE · 09/03/2018 - 11h22

Grupo de escritoras lança fanzine no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Projeto lançado no dia internacional da mulher reúne obras de autoras em publicação digital para leitura online

Um grupo de escritoras do Piauí lançou no último dia 8 de março um fanzine especial com textos retratando o universo feminino. A obra “Desembucha, mulher!”, disponibilizada gratuitamente na plataforma digital Issu, traz poemas, crônicas e pensamentos de 13 autoras piauienses que se reuniram para compor a publicação. De leitura curta, os textos retratam de forma artística e poética aspectos do cotidiano feminino, como maternidade, relacionamentos, etc. Em suas 21 páginas, ilustrações exclusivas feitas pela artista Lipe também reforçam toda a temática feminina, além de fazerem a composição visual da obra de forma marcante e provocativa.

    Foto: Reprodução

“A ideia surgiu no final de 2017 como forma trazer à tona mulheres que escrevem e não são valorizadas, ou conhecidas, e com isso abrir novos caminhos”, conta Dani Marques, idealizadora do projeto e uma das autoras do “Desembucha, mulher!”. “Procuramos condensar os textos em uma linguagem clara e direta, para pessoas de todas as idades, até como forma de estimulo à leitura”, completa.

Feitos por mulheres, os textos retratam o assunto de forma delicada, mas também com bastante maturidade e conteúdo. Entre as autoras, por exemplo, duas já são um pouco mais conhecidas do público por possuírem trabalhos publicados. É o caso da Ananda Sampaio e Nayara Fernandes.

De acordo com Dani Marques, a ideia é continuar o projeto trazendo novas autoras em novas edições, também. “Pelo formato de um fanzine ser bem próximo de uma revista, acho que fica um pouco mais fácil reunir um número maior de autores e fazer da publicação algo realmente chamativo e estimulante à leitura. Todo o trabalho visual, os textos, as ideias ganham um aspecto mais interessante e agradável voltado exclusivamente ao tema abordado. Acho que isso é o mais fascinante neste formato”, diz Dani. “A obra não deixa de ser uma forma de ecoar e difundir a escrita feminina”, diz a autora.

Dani informa ainda que pretende dar vida a novas edições de seu fanzine, reunindo novos textos e até novos formatos. “A ideia é expandir o projeto com mais autoras, de outras regiões do país, e até viabilizar uma edição impressa desta edição. Estamos em busca de parcerias para que o projeto possa criar uma base maior de leitores, autores e até editores. Nosso projeto está apenas começando, mas é certo que iremos trazer novidades em breve!”, finaliza

Serviço:

“Desembucha, Mulher!”
Formato: fanzine digital
Numero de Páginas: 21
Autoras: Ananda Sampaio, Cynthia Osório, Dani Marques, Hosana Marques, Jullyane Teixeira, Laís Romero, Lara Matos, Lorena Nery Borges, Malú Porto, Nayara Barros, Nayara Fernandes, Priscila Araújo, Reizimar Muniz.
Idealização: Dani Marques
Ilustrações: Lipe
Link para visualização : https://issuu.com/daniely_mar/docs/zinesegdefcor
Contato: danielymarques1@gmail.com


Fonte: Dani Marques

Comentários