Rei dos Sete Mares · 14/11/2017 - 08h00 | Última atualização em 14/11/2017 - 08h58

Especial | Tudo que você precisa saber sobre o Aquaman!


Compartilhar Tweet 1



 

Para muitos, o Aquaman é considerado o alívio cômico da Liga da Justiça (sério mesmo), apenas porque ele é o cara que fala com peixes. Mas o que pouca gente sabe ou não prefere ler, é que o Aquaman é um dos maiores personagens da DC Comics! Criado em 1941 por Mort Weisinger e Paul Norris, Arthur Curry é bem mais poderoso do que você imagina!

Origem

Na história original, Arthur Curry é filho de Atlanna, princesa do reino de Atlanta. Banida por gostar da superfície e se apaixonar por um humano que era guardião de um farol chamado Tom Curry. Tom salva Atlanna em uma noite de tempestade e a leva ao seu farol, cuidando e a alimentando-a, por causa disso os dois acabam se envolvendo num frenético romance que teve como fruto o nascimento de Arthur Curry. Tom não fica sabendo de toda a origem de sua amada e agora esposa, dando-se conta que ela é ‘especial’ quando o pequeno Arthur ao completar dois anos começou a fazer 'coisas' dentro da água como se estive fora dela, como respirar e brincar com os animais marinhos. Anos depois, Atlanna fica doente e falece, revelando antes do fim, que é uma princesa do mundo subaquático Atlântida e que seu filho com Tom é um dos Herdeiros do trono. Assim, Tom, promete no leito de morte de sua esposa que cuidaria e transformaria Arthur em homem capaz de lutar pelo direito de reinar o mundo submarino, o salvador dos oceanos, o Rei dos Sete Mares.

 

Na Era de Ouro

A origem de Aquaman na era de ouro foi apresentada em flashback em sua estreia, narrada pelo próprio personagem:

"A história deve começar com meu pai, um famoso explorador submarino - se eu falasse o nome dele, você iria reconhecê-lo. Minha mãe morreu quando eu era bebê, e ele voltou para o seu trabalho de resolver os segredos do oceano. Sua maior descoberta foi uma cidade antiga, no fundo, onde nenhum mergulhador já havia entrado. Meu pai acreditava que era o reino perdido de Atlântida. Ele construiu uma casa à prova d'água em um dos palácios e viveu lá, estudando os registros e dispositivos de sabedoria maravilhosa da raça. A partir dos livros e registros, ele aprendeu as formas de me ensinar a viver sob o oceano, puxando o oxigênio da água e usando todo o poder do mar para me fazer maravilhosamente forte e rápido. Treinando e uma centena de segredos científicos, me tornei o que você vê - um ser humano que vive e prospera debaixo d'água."

Não dava realmente para levar muito a sério o Aquaman na Era de Ouro. rs
Não dava realmente para levar muito a sério o Aquaman na Era de Ouro. rs 

 

Em suas primeiras aparições na Era de Ouro, Aquaman podia respirar debaixo d'água com brânquias, tinha força sobre-humana que lhe permitiam nadar em altas velocidades e podia se comunicar com vida do mar e mandá-los fazer o que quisesse. Inicialmente, ele falava com as criaturas do mar "na sua própria língua" ao invés de telepatia, e só quando estavam perto o bastante para ouvi-lo. Embora descrito como o "soberano do mar", com as águas do mundo inteiro em seu "domínio" e quase todas as criaturas do mar com seus "súditos leais", o título nunca foi o oficial. As aventuras de Aquaman aconteceram em todo o mundo, e sua base era "um antigo templo na Atlântida perdida, mantido dentro d'água", onde ele mantinha um trono solitário.

Na primeira história do Aquaman, ele já usava o uniforme clássico. As diferenças é que as barbatanas nas pernas dele iam de abaixo das batatas das pernas.
Na primeira história do Aquaman, ele já usava o uniforme clássico. As diferenças é que as barbatanas nas pernas dele iam de abaixo das batatas das pernas. 

 

Durante suas aventuras de guerra (lê-se II Grande Guerra), a maioria dos inimigos do Aquaman eram comandantes nazistas de U-boot e vários vilões do Eixo. O resto de suas aventuras nos anos 1940 e 1950 tinham ele lidando com vários vilões aquáticos, incluindo os piratas dos tempos modernos, como o seu longo arqui-inimigo Jack Black, bem como com as diferentes ameaças à vida aquática, às rotas marítimas e aos marinheiros.

 

Era de Prata

A partir de 1959, o passado de Aquaman foi revisado, com vários novos personagens coadjuvantes e vários ajustes feitos em suas origens, seus poderes e personalidade.

Na Adventure Comics #260 (maio de 1959, republicada no Brasil pela Editora Panini na revista Coleção DC 75 anos # 2 de dezembro de 2010, com o título de "Como Aquaman conseguiu seus poderes!") e quadrinhos posteriores da Era de Prata, foi revelado que Aquaman era Arthur Curry, o filho de Tom Curry, um faroleiro, e Atlanna, uma exilada da cidade que respira embaixo d'água, a cidade submarina perdida de Atlântida. Eventualmente, Arthur decidiu usar seu talento para se tornar o defensor dos oceanos da Terra. Na HQ Superboy #171, janeiro de 1971, revelou que ele tinha, em sua juventude, se aventurado como "Aquaboy" e conhecido Superboy em uma ocasião. Quando Arthur cresceu, ele se chamou de "Aquaman".

 

Mais tarde foi revelado em Aquaman #29 que após a morte de Atlanna, Tom Curry conheceu e casou com uma mulher humana normal e teve um filho chamado Orm Curry, meio-irmão de Aquaman. Orm cresceu como um jovem problemático na sombra de seu irmão, que sempre o socorreu dos problemas com a lei. Ele começou a odiar Aquaman não apenas pelos poderes que ele nunca poderia ter, mas também porque acreditava que seu pai sempre preferiu Aquaman. Orm desapareceu depois de perder a memória e voltaria à tona anos depois como o arqui-inimigo de Aquaman, o Mestre do Oceano.

Até o final dos anos 1950, a capacidade de Aquaman de falar com os peixes tinha sido expandida para a comunicação telepática com criaturas do mar, mesmo a grandes distâncias, mas na Adventure Comics #256 (janeiro de 1959), lhe foi também retroativamente dado uma fraqueza específica semelhante à vulnerabilidade de Superman com a kryptonita ou a vulnerabilidade do Lanterna Verde com a cor amarela: Aquaman tinha que entrar em contato com água pelo menos uma vez por hora, ou ele morreria - antes disso, ele poderia existir dentro e fora da água por tempo indeterminado. Este problema foi mais tarde explicado como uma característica de todos os atlantes.

 

Era Moderna

Depois da série limitada Crise nas Infinitas Terras de 1985, várias séries curtas foram produzidas no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 - começando em 1986, com uma revista de quatro edições (fevereiro-maio de 1986), escrita por Neal Pozner, dando um novo uniforme azul-marinho para o herói. A série também se expandiu em vários detalhes da origem do Aquaman da Era de Prata, bem como a relação de Aquaman com seu meio-irmão, Mestre do Oceano, cuja origem foi recontada em detalhes completos. A série também adicionou elementos místicos para mitologia de Aquaman e reinventou o Mestre do Oceano como um feiticeiro. Aquaman reapareceu em seu traje azul na Aquaman Special #1 (1988).

 

Em finais de 1988, o personagem apareceu no crossover Invasão! co-estrelando com a Patrulha do Destino, novamente no traje laranja e verde

Em todos o retcons do Aquaman, sua chegada no Reino Submerso nunca foi algo amigável, sempre polêmica e conturbada. Mas, passados alguns anos, Arthur foi coroado o rei e casando com Mera, uma habitante de Xebel, uma espécie de realidade subaquática paralela.

 

O Rival

Apesar de uma grande lista de inimigos, o seu principal rival é o Arraia Negra, um cara que abandonou a sua vida como caçador de tesouros para vingar a morte do seu pai. Curiosamente, o pai deste vilão foi o responsável pela morte do pai do Aquaman, Tom Curry... O pai do Arraia Negra acabou sendo morto pelo Aquaman que enfurecido o perseguiu após este ter assassinado o seu pai

A história dos dois está coberta de sangue e vingança, tornando a relação destes dois personagens uma das mais vingativas dos quadrinhos.

Uma versão mais moderna do eterno embate em Aquaman e o ArraiaNegra.
Uma versão mais moderna do eterno embate em Aquaman e o ArraiaNegra. 

 

O fiel sidekick

Assim como o Batman tem o Robin, também o Aquaman tem um fiel sidekick. O seu nome é Aqualad e, da mesma forma que o Aquaman, ele foi acolhido em Atlântida após ter passado toda a sua infância na superfície. Arthur Curry foi o responsável por ajudar o jovem a dominar os seus poderes.

Somente após vários anos é que foi descoberto que o pai de Kaldur'ahm (nome verdadeiro do Aqualad) era o próprio Arraia Negra.

Aqualad teve diversas versões, mas a versão apresentada na animação Teen Titan e depois nos Quadrinhos é mais legal.
Aqualad teve diversas versões, mas a versão apresentada na animação Teen Titan e depois nos Quadrinhos é mais legal. 

 

Seus Poderes, cuidado com o queixo caindo

Arthur Curry é bem poderoso, na realidade existem fãs que defendem que ele não fica nada a dever aos outros heróis da DC Comics.

Apesar de todos os habitantes de Atlântida terem poderes parecidos, os poderes de Arthur são superiores, resultado da sua linhagem real. Vamos listar alguns dos seus super-poderes:

Super-força: O Aquaman possui um nível de força verdadeiramente impressionante, o cara até já conseguiu levantar uma placa tectônica com as suas próprias mãos;

Durabilidade: Para além de ser extremamente resistente, o Aquaman não é afetado por balas, explosões ou outros tipos de impactos;

Fator de Regeneração: Arthur consegue regenerar partes do seu corpo a uma velocidade impressionante;

Super-velocidade: Nem é preciso dizer que nenhum personagem consegue nadar mais rapidamente do que ele;

Reflexos: Os reflexos do Aquaman são muito apurados, melhores até do que o do Exterminador;

Super-salto: É verdade que o Aquaman não consegue voar, no entanto é capaz de saltar bem alto (algo semelhante ao que o Hulk faz);

Telepatia: Arthur consegue se comunicar telepaticamente com todos os seres marinhos;

Bênção de Poseidon: Sabia que o Aquaman também tem poderes mágicos? Isso mesmo! Arthur tem a capacidade de conjurar uma espécie de energia cósmica, capaz de produzir alguns feitos mágicos.

 

O Aquaman do Ivan Reis

Todo esse texto foi escrito por causa do Ivan Reis.

Muita gente, mas muita gente mesmo considera o Aquaman um dos heróis mais ridículos de todos os tempos. Meio que isso foi se transformando num efeito manada. Até mesmo Dan Didio, vice-Presidente da DC, odeia o personagem. Era real deixar o personagem de fora até do Reboot em Os Novos 52 de 2011, mas quem foi o cara por trás da reviravolta do Rei de Atlântida? O brasileiro Ivan Reis. Na época e ainda hoje, ele estava com a moral para desenhar qualquer coisa na DC, pois A Noite Mais Densa e o Dia Mais Claro foram um sucesso editorial (Sério mesmo, é um arco incrível do Lanterna Verde e todo o universo DC). Quando perguntaram para o Ivan qual revista queria desenhar? Ele nem pensou duas vezes: Aquaman. Geoff Johns ficou com o roteiro, Joe Prado na arte final e Rod Reis na coloração, em resumo: uma equipe foda para o cacete.

Ivan Reis
Ivan Reis 

 

Já que é um reboot, a história tenta retratar os primórdios do Aquaman, mas as coisas vão bem além disso. A história se desenvolve com diversas tramas ramificadas, porém focaliza com o aparecimento de uma espécie marinha vinda de um lugar que nem a luz chega, um local que foi aberto, conhecido como Fosso. Esses animais grotescos que não conseguem falar nenhum dialeto humano vão até a superfície em busca de comida e começam a fazer o caos, cabendo então ao Aquaman e à Mera, que agora vivem na superfície, resolverem o problema.

O mais instigante da HQ é a forma misteriosa que as coisas acontecem, que obviamente faz com que a trama fique ramificada e rica, não posso contar já que isso pode tirar a emoção da primeira leitura, porém tenha em mente que é algo grandioso, mas que nos primeiros passos parece algo insignificante.

 

Outro ponto crucial do desenvolvimento do personagem, além da trama principal é como a sociedade o trata como um mero “herói que ninguém o tem como favorito”, vemos a todo momento pessoas tirando sarro dele, desafiando-o, coisa que não fazem ou fariam com Superman, por exemplo. Justamente esta foi a crítica de Johns sobre a antiga fase do personagem e que agora é retratado como um cara EXTREMAMENTE como a palavra permite, BADASS e que aguenta calado todas as piadas e simplesmente ignora. É irônico como as pessoas na HQ odeiam o Aquaman da mesma forma que ele odeia e abdicou o trono de Atlantis.

Graças ao sucesso desse título, Aquaman teve seus status revitalizados e ganhou até uma animação própria chamada Liga da Justiça: Trono de Atlântida.

 

Algumas Curiosidades Que Ninguém Gosta de Saber: 

- 10 Anos antes de Jason Momoa dar vida ao Rei dos Sete Mares em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, outro ator interpretou Arthur Curry.

 

Em Smallville, Alan Ritchson interpretou o Aquaman. O ator apareceu na quinta temporada e reprisou seu papel durante o sexto ano da série.

Hoje, Ritchson dá vida a Raphael nos novos filmes das Tartarugas Ninja, mas, provavelmente, seu papel mais memorável seja como Thad Castle na série Blue Mountain State.

- Quando se fala em Liga da Justiça nomes como Superman, Batman e Mulher Maravilha são os primeiros a vir à cabeça.

Mas muitos se esquecem que Aquaman desempenha um papel fundamental à equipe.Ele estava lá, enfrentando Starro, na primeira aventura do grupo.

Starro as seen on the cover of Brave and the Bold #28 (Feb. – March 1960)
Starro as seen on the cover of Brave and the Bold #28 (Feb. – March 1960) 

 

Também ajudou a derrotar ameaças intergalácticas como Kanjar Ro e Despero, além de ser um dos poucos heróis a escapar do controle mental dos Debris, quando os alienígenas invadiram a Terra e destruíram o satélite da Liga da Justiça.

Aquaman é tão importante que durante muito tempo chegou a liderar a equipe.

- Não é segredo pra ninguém que Arthur Curry perdeu sua mão esquerda. Mas as causas foram diferentes de acordo com a versão da história.

Em 1994, enquanto enfrentava o vilão Caríbdis, Aquaman perdeu sua habilidade de se comunicar com os seres aquáticos. O vilão aproveitou-se disso, e mergulhou a mão esquerda de Arthur em um tanque repleto de piranhas famintas.Sua mão foi devorada, mas Arthur conseguiu se livrar de seu inimigo. Que, ironicamente, acabou devorado por piranhas.

Já no desenho da Liga da Justiça, Aquaman foi capturado por seu irmão, Mestre do Oceano. Para evitar que seu irmão matasse seu filho, o Rei dos Sete Mares teve de cortar sua própria mão para se livrar das correntes que o prendiam e salvar a vida do herdeiro de Atlântida.

- Na época em que Smallville começou a ser produzida, outra série disputava a atenção da Warner.Uma série do Aquaman ganhou seu episódio piloto, no qual Arthur Curry era interpretado por Justin Hartley.

Os produtores não se convenceram com o resultado do primeiro episódio e decidiram apostar apenas na série de Clark Kent.

Mesmo assim, Justin acabou retornando para o universo da DC Comics na pele do Arqueiro Verde de Smallville. E na real: É uma bomba.

Sinta só pelo o trailer:

E depois disso se passaram dez anos até o Jason Momoa assumir o papel, aparecer apenas segundos no Batman Vs Superman e ganhar simpatia de praticamente todo fã do Aquaman. Pelos comentários, até o momento, está roubando as cenas no filme da Liga da Justiça. Seu filme solo só estreia no dia 20 de Dezembro de 2018.

Obrigado se leu até aqui. Isso dá trabalho e sua leitura vale todo o esforço.


Comentários