Vender é fácil, e fidelizar? -

Dicas para o Pós Vendas da sua empresa

Hoje nós estramos cada vez mais trabalhando pela internet. Até lojas físicas estão se adequando ao mercado virtual. Embora a pandemia seja um grande motivo para que isso ocorra, ao final da mesma todas as projeções apontam para que essa tendência continue firme e forte.

Até empresas de nichos que não possuem produto para vender no digital, como a mudanças lisboa, possuem endereço virtual para pelo menos atender melhor os clientes.

Embora isso seja algo extremamente positivo para o vendedor e cliente, há alguns pontos que precisamos discorrer, que é justamente o pós vendas, e também sobre como cobrar dívidas, que querendo ou não, faz parte da pós vendas também.

Não é incomum encontrar clientes insatisfeitos reclamando de empresas na internet. O Próprio site do reclame aqui é um diretório de reclamações. E dificilmente você encontra críticas positivas sobre as empresas, isso porque é natural do ser humano criticar ao não gostar de algo, mas caso ele goste, simplesmente aproveita seu produto ou serviço. Obviamente há poucas exceções a isso.

Mesmo que as críticas dominem as redes virtuais, é possível diminuí-las, e a melhor forma de fazer isso é oferecer um pós vendas  com um ótimo atendimento ao cliente. Ter alguém responsável por este setor que seja cordial, paciente e educado é essencial.

Ninguém gosta de ser mal tratado ao reclamar de um serviço, e isso pode ser decisivo na hora da fidelização.

Há empresas que deixam o cliente a deriva sem qualquer escrúpulos após a venda de seus produtos, e embora a venda já tenha sido realizada, isto evite que haja outras vendas para o mesmo cliente.

Como dissemos, o mercado digital está inflando, e a concorrência é grande. Enquanto uma loja oferece um serviço e atendimento ruim, há inúmeras outras que oferecem o mesmo produto ou serviço, com um atendimento humanizado.

Outro fator interessante é olharmos o lado do vendedor também, pois as vezes a pessoa pode simplesmente cancelar a compra em seu cartão, após ser aprovado no site e o produto ser enviado.

Este problema pode ser resolvido com uma empresa específica, como vivo negociar dividas. Ter um setor responsável para cuidar das dívidas de seus clientes é essencial, principalmente para manter o profissionalismo e cordialidade. As vezes erros podem acontecer e não ser culpa do cliente. E como você lidaria com isso?

É muito difícil manter a cabeça fria quando se envolve dinheiro perdido, isto vale para o cliente na hora de reclamar do produto, e do vendedor que vendeu o produto, entregou e não recebeu por isso.

 

Agora vamos para um último ponto primordial no pós vendas: procurar o cliente e saber de sua satisfação!

Aqui é diferente de você captar o email de seu cliente na hora da primeira compra dele, e depois ficar enviando spam com produtos para ele comprar. Estamos falando de você enviar um email perguntando sobre como está sendo a experiência do cliente com o produto adquirido, procurando saber se ele está satisfeito ou se poderia melhorar.

Dessa forma simples, sutil e educada, você poderá medir o quão sua empresa está satisfazendo a necessidade dos clientes e também irá ajudar na fidelização, pois clientes gostam de se sentir importantes, e isso nunca foi novidade.

Então, gostou da nossa dica? O que você achou? Conte para nós, e leia também nossos outros artigos para entender melhor sobre empreendedorismo.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco