-

Como manter os funcionários motivados

A motivação é o que nos faz levantar todos os dias da cama e dar o nosso melhor nas nossas atividades diárias. Muito além de ser importante somente no ambiente de trabalho, é a motivação que nos faz acordar cedo e preparar o café da manhã para a nossa família, arrumar a casa, passar um tempo de qualidade juntos ou até mesmo preparar a refeição favorita de quem você ama. 

Se ela é tão importante assim no dia a dia, imagine só o que ela pode fazer por você no ambiente de trabalho? 

A motivação é o que faz os funcionários realmente vestirem a camisa da empresa, se preocupar em dar o seu melhor e realmente ajuda a empresa a alcançar voos maiores. 

Mas, ao mesmo tempo que a motivação é super importante, conseguir manter os funcionários motivados pode não ser uma tarefa tão simples. 

Muitos deles até estão motivados no início, mas com o decorrer dos meses vão se desmotivando até que simplesmente vão trabalhar só para pagar as contas, sem realmente se preocupar se estão entregando um bom trabalho ou não. 

Isso começa a ser mais complicado no momento em que precisamos reter os talentos. Em um mundo que foi totalmente mudado pela pandemia do covid-19 e com as possibilidades de trabalho remoto, reter um talento na sua empresa tem sido algo cada vez mais complicado, afinal, as barreiras geográficas estão sendo totalmente quebradas, o que faz com que um excelente funcionário, no interior da Bahia, por exemplo, possa trabalhar em uma empresa no Rio Grande do Sul sem maiores problemas. 

Sendo assim, é importantíssimo que os empreendedores se preocupem em como manter seus funcionários motivados, buscar reter seus talentos e consequentemente melhorar a empresa e os lucros como um todo. 

 

O que é motivação? 

Quando falamos em motivação é importante esclarecermos que basicamente existem dois tipos de motivação: a motivação intrínseca e a motivação extrínseca. 

Motivação intrínseca

A motivação intrínseca é aquela que vem de dentro de nós, ou seja é aquela sensação de prazer que sentimos ao acordar e sabermos que teremos algo para fazer que realmente sentimos prazer em realizar. 

Pode ser o seu trabalho, ficar com a sua família ou qualquer coisa do tipo. É uma sensação natural, e que pode sim ser em relação ao trabalho também. 

Normalmente essa motivação intrínseca aparece quando o funcionário faz o que ele gosta, está na área de atuação que ele gosta e também está se sentindo valorizado pelo trabalho que ele presta. 

É aquela sensação de: eu faço o que eu amo e estou indo lá para dar o meu melhor todos os dias! 

A motivação intrínseca é algo natural, e portanto não é algo que pode ser moldado. Alguns perfis de funcionários possuem um maior grau de motivação intrínseca, enquanto outros precisam de algum tipo de incentivo para serem motivados, o que nos leva ao segundo tipo de motivação. 

A motivação extrínseca

A motivação extrínseca é tudo aquilo que nos motiva a fazer algo mas não pelo simples prazer de fazer. 

É quando trabalhamos pensando no dinheiro, ou nas férias, ou na qualidade de vida que podemos ter no trabalho que executamos. 

E é aqui que podemos manipular a motivação do funcionário para garantir que ele venha trabalhar todos os dias e dar o seu melhor. 

A motivação extrínseca depende de algo além do prazer pelo trabalho, e portanto é algo que o patrão e o RH das empresas podem pensar juntos. 

É importante ressaltar que cada um se motiva por uma coisa diferente, e é por isso que é importante pensar em várias coisas para motivar seus funcionários, principalmente em equipes muito grandes. 

 

Como motivar os funcionários

Agora que já falamos um pouco sobre os 2 tipos de motivação, vamos falar sobre algumas ações que você pode tomar para motivar os seus funcionários. 

 

Palestras motivacionais

As palestras são muito úteis pois elas dão uma descarga motivacional nos seus funcionários. Ela serve como um ponto de apoio junto com outras técnicas de motivação. Você pode - e deve - contratar palestras motivacionais para empresas várias vezes ao ano para garantir que de tempos em tempos a moral da equipe seja levantada e vocês consigam dar uma descarga de motivação em todos. 

 

Benefícios

Uma das coisas que mais traz resultados para a motivação dos funcionários e retenção de talentos são os benefícios oferecidos pela empresa. 

Nesse caso é importante ressaltar que estamos falando de outros benefícios além dos benefícios mais tradicionais como por exemplo plano de saúde e vale alimentação. Você deve pensar em benefícios que tragam prazer para os seus funcionários. 

Hoje em dia, existem diversos planos de benefícios flexíveis que podem fazer com que os seus funcionários se sintam valorizados e consequentemente mais motivados. 

 

Plano de carreira e bons salários

Uma das principais motivações que fazem o ser humano levantar da cama todos os dias e ir trabalhar é o dinheiro. 

Portanto, oferecer planos de carreira e bons salários para os seus funcionários é uma das maneiras mais efetivas de mantê-los motivados. 

O salário é uma ótima maneira de mostrar como você valoriza os seus funcionários e quando eles se sentem mais valorizados, consequentemente também se sentem mais motivados. 

Sempre que possível, tente mesclar a maioria dessas dicas, tentando oferecer bons salários, plano de carreira, benefícios e palestras motivacionais sempre que possível, dessa forma você conseguirá manter seus funcionários motivados por mais tempo. 




 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco