
Votação termina às 17h em todo o Brasil; Lula e Flávio pediram prorrogação até as 19h
A votação do segundo turno das eleições presidenciais de 2026 chegou ao horário previsto para encerramento às 17h deste domingo (25/10), em todo o Brasil, pelo horário de Brasília. As campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Flávio Bolsonaro (PL) apresentaram pedidos à Justiça para ampliar o período de votação até as 19h.
A campanha de Lula solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação do horário em todo o território nacional. O ministro Cristiano Zanin foi sorteado para analisar o pedido, motivado por denúncias de dificuldades no transporte público em diferentes estados.
Segundo o presidente, problemas na circulação de ônibus prejudicaram o deslocamento de eleitores em cidades como São Paulo, Salvador, Feira de Santana, Recife, Teresina e João Pessoa.

Lula afirmou que quase 40% dos ônibus da capital paulista foram retirados de circulação e acusou prefeitos de dificultarem o acesso da população às urnas.
Já a campanha de Flávio Bolsonaro apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de ampliação do horário em municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, alegando que fortes chuvas, alagamentos e bloqueios de vias dificultaram o deslocamento dos eleitores.
Mesmo com o encerramento do horário regular às 17h, os eleitores que já estavam nas filas até esse momento têm o direito de votar. Quem chegou após o horário estabelecido não pode ingressar na fila, salvo eventual determinação judicial que autorize a prorrogação.
Até as informações apresentadas, não havia confirmação de autorização para ampliar a votação até as 19h. Os pedidos das duas campanhas dependem de decisão da Justiça.











