
O compromisso se concentra nos deputados: para senador, o eleitor está livre
Uma mudança de comportamento das lideranças municipais começa a chamar atenção na reta final da eleição no Piauí: os compromissos políticos estão se concentrando nas candidaturas a deputado estadual e federal, enquanto o voto para o Senado vem sendo liberado nas bases.
Mesmo lideranças que mantêm alianças e receberam benefícios políticos de candidatos ao Senado estariam evitando transformar esses compromissos em uma cobrança direta aos seus eleitores.
A prioridade é eleger os deputados ligados ao grupo local. Com isso, a campanha para o Senado ganha uma dinâmica diferente. O prefeito pode apoiar um candidato, o vereador outro, e o eleitor terminar escolhendo dois nomes completamente diferentes.
Nos bastidores, a percepção é de que o tamanho da lista de prefeitos e vereadores apoiadores pode valer menos do que aparenta. Para deputado, prevalece o compromisso da liderança. Para senador, cada vez mais, prevalece a escolha do eleitor.











