Campeão no sertão -

Voa Piauí apresenta as belezas de Juazeiro do Piauí ao tricampeão brasileiro de paramotor

Em abril de 2013, um grupo de amigos pilotos de paramotores decidiu pegar a estrada com o objetivo de conhecer, do alto, as belezas do Cânion do Rio Poty. Com base em algumas informações colhidas dias antes da viagem, eles optaram por fixar base em Juazeiro do Piauí, município localizado às margens da PI 115 - que liga Campo Maior a Castelo do Piauí - há 160 km da capital Teresina.

Como um verdadeiro oásis, surgiu no meio da vasta vegetação e das várias formações rochosas, características da região, um amplo e plano campo de onde os pilotos poderiam decolar e pousar com segurança. Eles tinham encontrado o Campo do Bonzão, localizado na comunidade Bom Jardim, há cerca de 2 km da sede de Juazeiro.

Com os equipamentos checados, o primeiro a decolar foi Igo Carvalho que, após um breve voo de reconhecimento, voltou deslumbrado com a paisagem. “Vocês não têm noção: é simplesmente espetacular... Lindo... Tem umas formações rochosas que parecem umas agulhas de pedra, altas e finas... Vocês vão ver do que eu estou falando”, disse Igo.

Chegou, então, a hora de Lourival Veloso, Francílio Rodrigues e Alberto Monteiro decolarem. Entretanto, um pequeno descuido interrompeu os planos de Rodrigues que, ao deixar de abortar a decolagem devido à grande oscilação do velame durante sua corrida, quebrou um dos eixos do Paratrike, inviabilizando uma nova tentativa. Problema de “bios”, segundo ele!

Mas o grupo ainda tinha uma missão a cumprir! Assim, Veloso e Alberto decolaram e, juntamente com Igo, puderam fazer imagens belíssimas desse verdadeiro tesouro, “meio que escondido, na pontinha do Cânion do Rio Poty”.

Quatro meses depois, dois desses pilotos resolveram voltar ao local que tanto encantou ao grupo. Só que agora, Alberto e Igo estavam acompanhados de Márcio Aita Jr., atual tricampeão brasileiro de Paramotor.

Chegando ao mesmo local de onde o grupo havia decolado meses antes, a paisagem que o trio encontrou foi impactante: antes, o que existia era um extenso pasto verde; agora, tudo estava seco, amarelado e acinzentado. Aquele cenário chocou a equipe que, pode ver de perto como a seca estava castigando essa região.

Apesar disso, o lugar revelou uma beleza diferente, única. O nascer e o por do sol na caatinga piauiense retratava o verdadeiro sertão, produzindo uma explosão de cores que deslumbraram Márcio Aita. “Esse é um cenário diferente. Já voei em locais bastantes secos, como a expedição da qual participei na Mongólia, em pleno deserto, mas voar no sertão, com essa coloração diferenciada, é uma emoção muito grande”, afirmou Márcio.

 

 

CONHEÇA JUAZEIRO DO PIAUÍ

O nome da cidade “Juazeiro” deve-se à existência de um pé de Juá onde os comboios, que por ali passavam, usufruíam de sua sombra. Era apenas uma leve parada, para descanso, ao destino incerto (ou quase incerto), daqueles que cruzavam o sertão de forma heroica a procura de novas terras para manter sua subsistência. Comboios que, acredita-se, tinham como destino a então cidade de Marvão, antiga Rancho dos Patos, hoje batizada Castelo do Piauí.

Juazeiro do Piauí é rica em cachoeiras: são mais de 20 delas dentro da área do município, cada uma com sua beleza ímpar e peculiar, cânions e significativas pinturas rupestres, que nos dão preciosos relatos da vida dos primeiros habitantes das terras juazeirenses.

Quem visita Juazeiro do Piauí também pode se deslocar cerca de 12 km pela PI 115 rumo à cidade de Castelo do Piauí, e visitar uma das maiores belezas naturais do estado: a Pedra de Castelo (que faz parte do território Castelense, mas que a população juazeirense há muito tempo goza de sua beleza e do seu valor cultural e religioso).

Nas primeiras décadas dos anos de 1900, a Pedra de Castelo era utilizada pelos filhos de Juazeiro como cemitério, muitos dos finados eram levados em redes por um “comboio” de pessoas, que cruzavam veredas estreitas rezando e pedindo as pessoas para unissem-se ao grupo. Muitos dos “comboios” partiam da Ipueira do Brasão, povoado localizado a 12 km da sede de Juazeiro do Piauí, às vezes até mais longe. Ou seja, eram mais de 20 km de caminhada.

Em dias atuais, a Pedra de Castelo é frequentada todas as Sextas Feiras Santas, por fieis que acompanham a Caminhada da Paz, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Estado. Na caminhada, os fieis se deslocam da igreja matriz de São Francisco das Chagas, situada no centro de Juazeiro do Piauí, a pé, até o local sagrado.

Durante o mês de abril acontecem os festejos do padroeiro São Francisco das Chagas. É nesse período que o ponto turístico castelense recebe o maior número de turistas e visitantes, a maioria juazeirense que vem de outras cidades visitar sua terra natal, e aproveitam para contemplar a beleza proeminente da Pedra de Castelo.

A história de Juazeiro, no entanto, é bem mais ampla; lá são contadas histórias de escravos, de guerras; até mesmo de mortes bárbaras, como a da escrava Teresa e de seu cúmplice que, juntos, mataram sua Sinhá. Teresa acabou sendo condenada e morta na forca de imediato.

Poucos pessoas sabem, mas no local onde hoje é o Bairro e Balneária Pimenta existiu uma forca (local onde Teresa foi executada) e uma grande senzala onde viviam muitos escravos de Clarindo de Macedo, um rico fazendeiro da época.

Uma grande riqueza da região, o quartzito, atualmente é extraído com o auxílio de máquinas: as lajes, uma vez retiradas dos “barreiros”, são beneficiadas e comercializadas nacional e internacionalmente o que gera emprego e uma renda considerável para a população local.

Juazeiro do Piauí possui um potencial turístico muito amplo, porém, muitas de suas belezas naturais ainda são desconhecidas até mesmo pela população local. Belas formações rochosas adornam aquelas paisagens áridas, verdadeiros monumentos da natureza.

Fontes:

http://portaljuazeiro.com/

http://180graus.com/juazeiro-do-piaui/equipe-de-parapente-motorizado-sobrevoou-o-rio-poty-entre-castelo-e-juazeiro

ACOMPANHE O VÍDEO:

Acompanhe o Voa Piauí, também, nas redes sociais:

YouTube: http://www.youtube.com/voapiaui

Facebook: https://www.facebook.com/voapiaui

O quadro Voa Piauí é exibido todas as sextas, a partir das 15h30m, no Programa Super Top, na TV Meio Norte; já o Programa Voa Piauí é exibido também às sextas, a partir das 19h30m (com reprise aos sábados, às 13h), na TV Assembleia.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco