Enfrentamento ao suicídio · 17/09/2021 - 18h29

Sesapi publica Cartilha de Posvenção ao suicídio durante Setembro Amarelo


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de Saúde Mental, disponibiliza para a sociedade, a partir desta sexta-feira (17/09), em seu site a “Cartilha de Posvenção do Suicídio”. O Material trás uma serie de orientações para a população sobre como lidar com o momento após o suicídio, uma vez que estudos mostram que um caso pode afetar diretamente até 14 pessoas de maneira direta na questão de sua saúde mental.

A Cartilha PE divulgada ainda no mês do Setembro Amarelo, mês de ação que reforça ainda mais o enfrentamento ao suicídio e a valorização da vida. Neste ano, desde o último dia 15 vem realizando ações virtuais para reforçar a importância de manter os cuidados com a saúde mental. No entanto, é necessário destacar quer os cuidados com a saúde mental devem ser levados a serio em todos os momentos do ano, e não somente durante o mês de Setembro.

Socorro Milhomem, técnica de referência da gerência de atenção a saúde mental e coordenadora do grupo de trabalho interinstitucional de prevenção ao suicídio, fala que a cartilha trás orientações importantes que podem ajudar as pessoas a passarem pelo momento do luto pós suicídio da melhor forma possível.

“Nós decidimos elaborar essa cartilha com orientações para aquelas pessoas que perderam entes queridos para o suicídio. Entre os vários pontos que esse material aborda, temos orientações sobre como lidar com o momento do luto, além da importância da busca de ajuda com serviços e profissionais especializados”, destaca a técnica.

Os cuidados são essenciais uma vez que o impacto causado por um suicídio de um ente querido pode afetar diretamente a saúde mental das pessoas. A cartilha está disponível na aba de Avisos e informes da pagina online da Secretaria de Estado da Saúde.

Comentários