Doação de equipamento -

Parceria entre Ceir e sociedade civil beneficia 70 crianças com microcefalia

Surpresa. A palavra descreve a emoção que pais e mães de crianças atendidas pela Clínica de Microcefalia do Piauí tiveram nessa segunda-feira (4). Uma parceria entre o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e a sociedade civil organizada beneficiou 70 famílias.

A instituição mobilizou pais e mães para arrecadar um valor simbólico que seria destinado à produção de parapodium, equipamento que auxilia no desenvolvimento da criança com microcefalia que deve ter uso contínuo em casa e não está na tabela de produtos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“No mercado, esse equipamento custa na faixa de mil reais e nós conseguimos o desconto de 75% com um fabricante”, explica Aderson Luz, superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar, organização social que administra o Ceir.

Mas algumas famílias não conseguiram arrecadar o valor. “Eu não tive condições de juntar o dinheiro, mesmo pedindo ajuda a muitas pessoas”, diz Maria Janice Sousa, dona de casa e mãe do Francisco Miguel Alves. Já outras famílias, juntaram as economias, a exemplo dos pais da Mirella Moreira. “Foi um dinheiro suado, que nós corremos para conseguir e só pagamos hoje”, comenta a mãe da criança, Drielly Ferreira.

Para a surpresa dessas mães e pais, um grupo de pessoas se uniu, sendo um exemplo de solidariedade e ação social. Amigos do Ceir, parceiros anônimos da sociedade civil organizada, doaram 70 parapodium e possibilitaram a devolução da quantia arrecadada pelas famílias.

“Nós temos a missão social de cuidar das pessoas, mas esse cuidado não deve ser uma via de mão única. Ao nosso lado, precisamos do poder público e privado e dos mais diversos setores da sociedade. Essa ação é um entendimento de que juntos somos mais fortes, em prol dos mais necessitados”, declara o médico Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar.

Os equipamentos doados serão de uso pessoal das crianças. O momento da entrega também contou com orientações aos familiares.

Fonte: AsCom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco