Saúde masculina -

Novembro azul: mês da conscientização e prevenção ao câncer de próstata

Novembro  é um mês voltado para a saúde masculina. O câncer de Próstata é a doença em destaque desse mês por ser uma enfermidade considerada o segundo câncer mais comum na população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele.

“O câncer de próstata consiste em um tumor maligno. Isto é,  há o crescimento desordenado de célula com capacidade de invadir outros órgãos, esse tumor acontece na próstata no órgão masculino que é uma glândula que faz parte do sistema urinário masculino” explica o estudante de medicina Rafael Magalhães.

O termo novembro azul surgiu devido a um grupo de amigos na Austrália que em 2003, juntaram-se para fazer uma campanha para chamar atenção da população masculina para doenças mais frequentes e com isso da importância do diagnóstico e do tratamento adequado. Essa ideia foi levada ao conhecimento, surgindo o que chamamos de novembro azul, essa campanha voltada para conscientização da população masculina a respeito dessas doenças que entre elas se encontra o câncer de próstata.

Francisco Pires, de 70 anos, aluno da Universidade aberta à Terceira Idade (UNATI), destaca a importância de realizar exames de prevenção, o mesmo diz que já passou por uma cirurgia parcial, foi realizada uma raspagem, devido ao crescimento da próstata. Já se passaram seis anos desde a cirurgia e atualmente seu Francisco não apresenta nenhum problema. O mesmo realiza exames de seis em seis meses para se prevenir de qualquer doença.

O acadêmico de medicina, Rafael Magalhães, informa que o diagnóstico de câncer de próstata é realizado através de exames. “É necessário que seja realizada a biópsia, que é a retirada de fragmentos dessa glândula para que seja analisada no microscópio e assim possa constatar o câncer” afirma.

O principal fator de risco é a idade. O câncer de próstata tem maior prevalência na população acima de 65 anos. Rafael Magalhães,  destaca a importância de passar a informação para os alunos do Núcleo de Atividades para a Terceira Idade (NUTI), visando a importância de falar sobre a doença, comum da velhice.

Prevenção
As recomendações são em geral da maioria dos outros tipos de câncer. Consiste em uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas, o mais importante está no diagnóstico precoce no rastreamento de câncer de próstata que é feito através de dois (2) exames: o toque retal e o PSA. Através desses métodos é possível diagnosticar precocemente o câncer  e fornecer o tratamento adequado, muitas vezes com possibilidade de cura.

O tratamento de câncer de próstata vai depender do estágio que se encontra a doença. A cirurgia, quimioterapia e a radioterapia são algumas possibilidades de tratamento. A decisão pelo método depende do estágio que aquela doença se encontra no paciente.

Fonte: UESPI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco