Operações no norte do Estado -

Fazenda no PI é autuada por desmatar 1,5 mil hectares em área de preservação

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deu início, nesta segunda-feira (6), à Operação Cerrado Vivo, com o objetivo de combater o desmatamento ilegal na região Sul do Piauí.

Foto: Reprodução

A equipe é composta por quatro auditores da Semarh, quatro policiais civis e conta com o apoio da Polícia Militar. No primeiro dia da operação, uma fazenda em Bom Jesus foi autuada, onde uma área desmatada de 1.500 hectares foi identificada, com base em alerta emitido pelo MAPBiomas, monitorado pelo CGEO.

De acordo com o auditor da Semarh, Renato Nogueira, o saldo da operação está sendo positivo no sentido de coibir atividades que violam as leis de desmatamento. "No primeiro dia de operação, a equipe de fiscalização encontrou duas áreas desmatadas. Parte de uma delas está localizada dentro da área de preservação da Mata Atlântica. A soma das duas áreas resulta em cerca de 1.500 hectares. Durante a operação, foram apreendidos dois tratores de esteira e correntão. Os trabalhadores foram conduzidos para prestar depoimento na delegacia regional de Bom Jesus, sob a responsabilidade do Delegado Willame Moraes", destaca.

Em 2023, foram realizadas 8 operações Cerrado Vivo e para o ano de 2024 estão previstas 19 operações. Esse número representa o dobro das operações realizadas no ano anterior, e o aumento tem como objetivo alcançar a meta 12 dos compromissos estabelecidos pelo governo da pasta.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco