Atos em sequência -

Agentes controlam 'motim' na Casa de Detenção Provisória de Altos

Os presos do Casa de Detenção Provisória do município de Altos iniciaram na manhã desta quinta-feira (09/11) um motim, que foi controlado por agentes penitenciários.

"A triagem está sendo quebrada no momento, todas as celas estão com ferro, estão tentando abrir os cadeados, a gente já utilizou quase todas as munições de elastômero. A gente solicitou apoio do Rone, só que eles ainda estão se equipando e vai demorar muito, tem que solicitar urgente. Não tem escudo, estão jogando pedra e ferro no plantão", disse o agente Tiago, na hora do motim.

Segundo os agentes de plantão, eles conseguiram controlar a ação dos presos sem apoio da Polícia Militar. O presidente do Sinpoljuspi (Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí), José Roberto, está se dirigindo ao CDP para apurar a situação.

No Piauí há pelo menos uma fuga de presos por semana e esse ano já somam 400 presos que conseguiram sair do sistema penitenciário. Além da falta de estrutura para comportar tantos presos, o sindicado afirma que há poucos agentes para controlar os detidos.

NOTA DA SECRETARIA DE JUSTIÇA DO PIAUÍ
Agentes penitenciários e policiais militares abortaram, na manhã desta quinta-feira (9), um motim ocorrido em uma cela da área de triagem da Casa de Detenção Provisória de Altos.

Ao todo, 20 detentos se amotinaram, às 7h15. Com a atuação da equipe de plantão e o reforço da Polícia Militar, o motim foi contido às 8h. Uma vistoria geral está sendo realizada no presídio.

"A ação rápida dos agentes ajudou a controlar a situação com agilidade", frisa o tenente-coronel Adriano de Lucena, diretor de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco