
Onda de calor deixa cerca de mil mortos na França em apenas três dias
A França registrou um excedente de cerca de mil mortes em apenas três dias em meio à intensa onda de calor que atinge a Europa. Segundo o Ministério da Saúde francês, os dados ainda são preliminares, mas indicam um aumento significativo da mortalidade desde a última quarta-feira (24/06), período marcado por temperaturas recordes em diversas regiões do país.

Na última terça-feira (23/06), os termômetros chegaram a 44,3°C na cidade de Pissos, tornando o dia mais quente já registrado na França desde o início das medições, em 1947. De acordo com o governo, cerca de 85% das vítimas tinham 65 anos ou mais, e o aumento das mortes foi observado em hospitais, casas de repouso e residências, onde os óbitos cresceram cerca de 40%. As informações são do Metrópoles.
Especialistas apontam que o fenômeno foi provocado por uma "cúpula de calor", que reteve uma massa de ar quente vinda do norte da África sobre o país. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a intensidade das ondas de calor tem relação com a crise climática, agravada pelas emissões de combustíveis fósseis. Apesar de uma leve redução das temperaturas neste domingo (28/06), as autoridades seguem monitorando a situação.








