
Chefe de gabinete de Javier Milei renuncia em meio a investigação patrimonial
O chefe de gabinete do presidente da Argentina, Javier Milei, Manuel Adorni, anunciou a renúncia ao cargo no último sábado (27/06), enquanto é alvo de investigações relacionadas à evolução de seu patrimônio e a gastos pessoais. Em carta publicada na rede social X, ele afirmou deixar o governo com a "consciência tranquila" e disse que a decisão contrariou a vontade do presidente.

Um dos principais aliados de Milei desde o início da gestão, Adorni assumiu a chefia de gabinete em novembro de 2025, após atuar como porta-voz do governo. Nos últimos meses, passou a ser investigado por suspeita de enriquecimento ilícito, envolvendo viagens ao exterior e divergências em declarações patrimoniais. O ex-ministro nega irregularidades, afirma que os bens foram adquiridos antes de ingressar no governo e reconheceu apenas falhas na declaração de cerca de US$ 500 mil às autoridades fiscais.
A saída ocorre em um momento de desgaste para o governo argentino, que enfrenta denúncias envolvendo integrantes da administração e queda na popularidade de Javier Milei. Antes da renúncia, o presidente havia declarado publicamente que mantinha confiança em Adorni e descartava sua saída do governo.








