Liberdade de Imprensa -

Entrevista: os pedidos do Ministério Público para calar, a intervenção da Justiça e ações da Polícia

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_____________

- Os bastidores que envolvem o Blog Bastidores...

___________________________

 

SE O ESTADO DEIXAR...

Neste dia 3 de maio, quando se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o Blog Bastidores, alvo de muitas investidas por parte do Ministério Público, da Justiça e da Polícia, e que vem tentando conscientizar autoridades, com remessa de informações para órgãos como o Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público, entrevista um dos criminalistas destacados para defender o titular do blog, o advogado Gilberto Ferreira. 

A entrevista aborda de um tudo, com perguntas relacionadas a casos concretos, como os pedidos do Ministério Público para calar:

Blog Bastidores: "Por dever, na abertura dessa entrevista devo informar que um dos membros do Ministério Público do Piauí tem pedido a censura do Portal 180grause do Blog Bastidores, em caso em que tentam me incriminar” (Veja o restante durante a entrevista).

Criminalista Gilberto Ferreira: "A Postura do promotor de Justiça está em desacordo com a Constituição da República" (Veja o restante durante a entrevista).

O direcionamento da entrevista tenta explicar porque o Blog Bastidores tem sido tão atacado, inclusive, com o uso de TV e portais e trata sobre a Liberdade de Imprensa. 

Mais: o caso dos empreiteiros envolvidos no Caso Idepi, que movem o Estado para tentar incriminar o titular do blog.

Também: o estranho indiciamento da polícia por suposta prática de Fake News, e as investidas da instituição para criminalizar o jornalista. 

Ainda será tratado sobre o fato de advogados atuarem contra a própria Constituição.

__________

Blog Bastidores: O senhor pediria a retirada de um portal de notícias do ar, como já fizeram em relação ao Portal 180graus, após publicações do Blog Bastidores envolvendo o Caso Idepi, tal qual como foi pedido por dois advogados e empreiteiros, após um suposto bolão para calar - como teria informado um dos empreiteiros do grupo investigado?

Criminalista Gilberto Ferreira: "Um dos compromissos do advogado é não advogar contra o Direito".

________________________

A entrevista em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa terá sua primeira parte divulgada nesta sexta-feira e a segunda na próxima segunda-feira. 

Isso, claro, SE O ESTADO DEIXAR. 

As perguntas que relatam fatos concretos levam em consideração os seguintes posicionamentos. 

- Decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Melo, que já votou favorável ao Blog Bastidores: "O Estado não tem poder sobre a palavra, sobre as ideias e as convicções"

- Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, que também é presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, para onde o Blog Bastidores já enviou sugestão de que fosse criado, aos moldes do CNJ, uma comissão para analisar os casos de pedidos de censura feitos por promotores de Justiça em todo Brasil: "Toda vez que ficamos diante de algum mecanismo que vise calar um jornalista, um comunicador, estamos diante de uma ação contra a Democracia".

Ministro Celso de Mello:
_Ministro Celso de Mello: "O Estado não tem poder sobre a palavra, sobre as ideias e sobre as convicções" (Foto: STF) 

Então, SE O ESTADO DEIXAR, você leitor vai poder conferir a entrevista em duas partes e estar por dentro de quão o aparelho estatal é usado para censurar e intimidar no Piauí. É uma convicção de quem sente isso na pele!

Também saberá os percalços que passam os integrantes de um simples blog para ofertar informação aos governados, em detrimento dos governantes. 

A ação faz parte de medidas que estão sendo adotadas em defesa da liberdade de expressão e contra as jogatinas para incriminar jornalistas, por simplesmente perguntarem e escreverem. 

Então, não perca, claro, SE O ESTADO DEIXAR (ou seja, se não pedirem uma 'liminarzinha' na Justiça). 

A entrevista será permeada com menções a casos concretos, frisa-se.

Comentários

Trabalhe Conosco