Piauí conquista 44 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros e bate recorde na competição
A delegação do Piauí fez história nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2024, realizados em Recife, entre os dias 21 de setembro e 3 de outubro. O estado conquistou um total de 44 medalhas, sendo 6 de ouro, 14 de prata e 22 de bronze.
Em comparação com a participação do ano passado, quando foram conquistadas 34 medalhas, o Piauí registrou um aumento de 29,4% no total de premiações. “Esse crescimento reflete o desenvolvimento contínuo do esporte no estado e o empenho dos nossos atletas e equipes”, ressalta a secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo.
Além dessas premiações, a equipe também trouxe para casa dois troféus de campeões e alcançou colocações inéditas, com um 4º e um 7º lugar no atletismo.
Outro ponto de destaque foi mencionado por Reginaldo Fonseca, chefe da delegação do Piauí. Ele ressalta a importância das colocações inéditas no atletismo. “Pela primeira vez, conquistamos medalhas de 4º e 7º lugares nessas categorias de 3km e marcha atlética. Eles participam de uma prova diferente, que não tem premiação de ouro, prata ou bronze, mas essas posições nos mostram que estamos no caminho certo e competindo em alto nível”, explica o coordenador.
A secretária dos Esportes do Piauí destacou o avanço na performance da delegação. “Estamos extremamente orgulhosos do que nossos atletas conquistaram este ano. Este aumento no número de medalhas demonstra o resultado de investimentos consistentes e a inclusão de novas modalidades, que trouxeram novas vitórias para o nosso estado. Esse sucesso é fruto do esforço de cada um dos nossos atletas e da equipe técnica”, afirma Josiene Campelo.
Último grupo formado por atletas piauiense embarca para os Jogos Escolares em Recife
O último grupo da delegação piauiense embarcou para participar dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, em Recife (PE), na tarde desta segunda-feira (30/09). O grupo é composto por 27 pessoas, entre técnicos, dirigentes e atletas, que representarão o Piauí nas modalidades de natação, ciclismo e ginástica artística.
Os atletas classificados para os JEBs se destacaram nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), maior evento do esporte estudantil do Piauí, organizado pelo Governo do Estado em uma parceria entre a Secretaria dos Esportes (Secepi), a Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Dos 27 integrantes, 19 são atletas da natação, quatro da ginástica artística e quatro do ciclismo.
Um dos destaques da equipe é Juliana Soares, de apenas 10 anos, a mais jovem da delegação, que vai competir na ginástica artística
“Vou completar 11 anos amanhã, já estarei em Recife, nos Jogos Escolares”, disse a jovem atleta celebrando a oportunidade de competir no dia de seu aniversário.
O técnico da equipe de natação, Emanoel Menezes, também está otimista. “As perspectivas de medalhas são boas. Intensificamos os treinamentos nos últimos 20 dias para que nossos atletas consigam dar o melhor de si”, disse.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, falou da expectativa com o último grupo que embarcou para Recife. “Estamos confiantes que esse grupo trará resultados expressivos, assim como os outros atletas piauienses. E com certeza teremos mais piauienses nos pódios na capital pernambucana”, destacou.
Os Jogos Escolares Brasileiros 2024, que começaram em 20 de setembro, seguem até o dia 3 de outubro e reúnem jovens atletas de todo o país em diversas modalidades.
Estudante piauiense garante prata no karatê durante os Jogos Escolares em Recife
Os estudantes participantes da rede pública estadual de ensino do Piauí brilharam mais uma vez nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-14 2024, que estão sendo realizados em Recife (PE). Amanda Raquel Pereira, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães, conquistou a medalha de prata, na série bronze de karatê, nesta quinta-feira (26).
Foto: DivulgaçãoEstudante piauiense garante prata no karatê durante os Jogos Escolares em RecifeLevando o Piauí ao topo do pódio no karatê, a estudante atleta Amanda Raquel disputou a categoria kumitê sub-14 (-42kg). O jovem integra o Time Piauí ao lado de seis estudantes da rede municipal e privada, que já conquistaram uma medalha de ouro, na série ouro, e um bronze, na série prata.
Em sua jornada nos JEBs, ela desenvolveu uma postura agressiva para vencer a adversária do Mato Grosso do Sul em sua primeira luta. Na segunda luta, um estudante teve uma reviravolta ao perder para um atleta maranhense. Amanda progrediu em busca da vitória ao derrotar os atletas de Mato Grosso, Goiás e Ceará. Na última luta, o atleta de São Paulo venceu o piauiense. Um estudante volta para casa com mais uma medalha no JEBs, agora de prata. Ela já tinha conquistado a medalha de bronze, na série bronze, na edição anterior.
"No meu segundo ano de JEBs, consegui a minha segunda medalha. Esta foi uma prata na série bronze e estou muito feliz pela minha conquista. Todos na minha escola apoiaram e viver essa oportunidade de competir é uma experiência incrível", disse emocionada.
Com uma história recente de conquistas na modalidade, o jovem já ocupou a posição de segunda reserva da seleção brasileira, vaga obtida em julho.
“É mais um resultado mostrando como os investimentos em esportes fazem a diferença na vida dos estudantes. Além das medalhas, esses jovens voltam com muitas vivências que os Jogos Escolares Brasileiros conseguiram”, disse o secretário da Educação, Washington Bandeira.
O Time Piauí, formado por estudantes das escolas municipais, estaduais e privadas, conquistou 29 medalhas nas séries ouro, prata e bronze, além de troféus por equipes.
A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), garantiu o transporte aéreo para 132 estudantes atletas da rede estadual, além de custear as passagens dos alunos das redes municipais e privadas, dos dirigentes e técnicos . Os demais custeios são da organização do evento, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-14 serão realizados até o dia 3 de outubro, reunindo jovens atletas de todo o país, com idades entre 12 e 14 anos, para competir em 18 modalidades olímpicas, tanto no masculino quanto no feminino.
Circuito Brasileiro de Vôlei acontece na Arena do Teresina Shopping
Atletas de todo Brasil estão participando do Circuito Brasileiro de Vôlei (CBV) na Arena do Teresina Shopping. O evento começou na quarta-feira (25/09) e vai até domingo, dia 29 de setembro, com entrada gratuita. A competição retorna a Teresina após 15 anos da última edição e reforça que a capital piauiense está em uma crescente no segmento esportivo, contando, inclusive, com duplas femininas e masculinas do Piauí também inscritas no torneio.
“Nós ficamos muito felizes em receber esse grande evento de esporte na Arena do Teresina Shopping. Somos um Shopping que incentiva o esporte e o lazer e convidamos todos a assistirem aos jogos e torcerem pelos seus favoritos”, disse o gerente de marketing do Teresina Shopping, Alberto Moura.
A etapa nacional também conta com a presença de atletas olímpicos, como é o caso da dupla Evandro e Arthur, que disputaram os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Eles também participarão de uma sessão de autógrafos na quinta-feira (26), às 15h30, no Teresina Shopping.
O evento é gratuito e o voucher de entrada é gerado através do site https://eventos.voleibrasildigital.com.br/. Os jogos também são transmitidos através do canal do Youtube Vôlei Brasil, da Confederação Brasileira de Vôlei.
Confira a Programação:
Quarta-feira (25): Qualifying – 8h às 14h / 16h às 20h.
Quinta-feira (26): Fase de grupos e oitavas de final do Aberto – 14h às 22h30.
Sexta-feira (27): Fase de grupos do Top 16, quartas de final e semifinais do Aberto – 14h às 23h30.
Sábado (28): Finais e disputas pelo bronze do top 16 – 17h às 20h.Estudantes da rede estadual conquistam medalhas no Judô e Wrestling nos JEBs 2024
As estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Júlia Nunes, Lunara Krisley, do Judô, e Júlia Vitória, do Wrestling, garantiram medalhas para o Time Piauí nos Jogos Escolares Brasileiros JEBs Sub-14 2024.
Lunara competiu pela primeira vez e conquistou a medalha de bronze na série prata. A jovem integra o Time Piauí na modalidade Judô, que encerrou sua participação, nesse domingo (22/09), com 9 medalhas, após dois dias de disputas nos Jogos.
A faixa laranja entrou no tatame em quatro oportunidades e figurou entre as campeãs do feminino na categoria -58 kg.
A jovem não esconde a felicidade pela conquista. "Eu me dediquei muito para essa competição e receber a medalha foi uma conquista enorme. Esse é o meu primeiro JEBs e enfrentei fortes adversárias. No fim, foi uma experiência muito boa e estou feliz pela minha colocação. Vou me esforçar mais para conseguir o primeiro lugar", disse a aluna sorridente ao guardar sua medalha.
Na modalidade de Wrestling, outra aluna da rede estadual conquistou medalha. A estudante Júlia Vitoria Oliveira Sousa, do Ceti Gayoso e Almendra, em Batalha, ganhou a 2ª colocação na série prata (62kg).
A medalha da estudante atleta soma-se a outras duas medalhas conquistadas pelas estudantes da rede municipal: Thainara Maria, bronze na série prata (50kg); e Elvira Maria Sales, bronze na série prata (-58kg) na modalidade Wrestling.
A vitória de ambas se junta a outras medalhas conquistadas pela equipe formada por estudantes das escolas estaduais, municipais e privadas.
O Time Piauí avançou nas modalidades coletivas e conquistou medalhas no atletismo.
Foram seis coroações até o momento, com medalhas para Emerson Victor, bronze no salto em distância (série bronze), e mais uma medalha para Francisco Victor, no arremesso de peso (série bronze). O ouro veio para Roberta Ysis Silva, com a medalha na série ouro nos 80 m com barreiras, e Max Jafé, medalha de prata na série ouro nos 100 m com barreiras.
Os estudantes tiveram sua participação assegurada pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria dos Esportes.
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-14 serão realizados até o dia 3 de outubro, reunindo jovens atletas de todo o país, com idades entre 12 e 14 anos, para competir em 18 modalidades olímpicas, tanto no masculino quanto no feminino.
Atlético Piauiense mantém domínio na segundona com vitória sobre o Caiçara
Na tarde deste domingo (22/09), o Atlético Piauiense (CAP) conquistou mais uma vitória no Piauiense Série B, derrotando o Caiçara por 1 a 0, em partida realizada no estádio do adversário. Com um gol de Luís Fernando, que se destacou ao balançar as redes duas vezes durante o confronto, o CAP se consolidou na liderança da competição, agora com 13 pontos e cada vez mais próximo do acesso à elite do futebol piauiense.
Foto: Reprodução/Atlético PiauienseO jogo começou com o Caiçara tentando impor seu ritmo em casa, mas foi o CAP quem abriu o placar com um cabeceio preciso de Luís Fernando, após cobrança de falta. Apesar da pressão do Caiçara na segunda etapa, o time não conseguiu converter a posse de bola em oportunidades claras de gol, mantendo o domínio do Atlético.
Após a partida, Luís Fernando expressou sua alegria pela vitória e pela contribuição ao time: "Fazia tempo que eu não fazia um golzinho. Graças a Deus, saímos com a vitória", declarou o jogador. A derrota deixou o Caiçara na quarta posição, com apenas 4 pontos, e seu técnico, Alexandre Lima, reconheceu a necessidade de melhorar a finalização.
O próximo desafio do CAP será contra o Comercial no sábado (28/09), enquanto o Caiçara enfrentará o Flamengo-PI na próxima quarta-feira (25/09).
Em formato inédito, Champions League estreia sem as lendas Messi e CR7
Com um novo formato e duelos clássicos, a 70ª edição da Champions League estreia nesta terça-feira (17/09). A todo, 36 times disputam a primeira fase do torneio, que será realizada de forma inédita em formato de liga e se estende até o início de 2025. A grande final da competição está marcada para o dia 31 de maio, em Munique, na Alemanha.
Já nesta terça-feira (17/09), a Champions contará com a rodada de abertura recheada de “clássicos”. O atual campeão Real Madrid enfrenta o Stuttgart, no Santiago Bernabéu. Na Itália, Milan e Liverpool fazem reedição do “milagre de Istambul” já na estreia da competição. Confira a agenda de jogos abaixo.
Fim de uma era
Primeira edição do torneio em 21 anos sem a presença de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, a Champions Legue pode assistir o início do fim de uma dinastia hegemônica nos recordes individuais da competição.
Juntos, o argentino e o português dominam as estatísticas de mais gols e assistências na história do torneio. Além disso, Messi e CR7 dominaram, por 12 anos consecutivos, a artilharia da competição, com 6 anos na ponta para cada lado.
Recentemente, no entanto, Mbappé e Haaland assumiram o protagonismo nos números es estatísticas da Champions League. Agora no Real Madrid, o francês chega como a cereja no bolo do atual campeão da competição e como promessa de gols para uma equipe que estava sem centro-avante.
Já o norueguês vem de uma temporada tímida com o Manchester City e pretende voltar ao título da competição com a equipe de Guardiola, campeã da Champions em 2023.
Hegemonia
Em estatísticas, o Real Madrid sobra na competição. Atuais campeões do torneio, o clube espanhol é, também, o dono do maior número de títulos da Champions League. Ao todo, Los Blancos levaram a taça para casa em 15 edições do campeonato, mais do que o segundo e terceiro colocados juntos.
Além disso, o Real Madrid também domina o maior número de gols marcados no torneio, com 1075 tentos, e o maior número de participação no torneio e jogos disputados.
Confira os jogos desta terça-feira (17/9):
Juventus x PSV- Juventus Stadium- 13h45 (horário de Brasília)
Young Boys x Aston Villa- Stade de Suisse- 13h45 (horário de Brasília)
Real Madrid x Stuttgart- Santiago Bernabéu- 16h (horário de Brasília)
Bayern de Munique x Dínamo Zagreb- Allianz Arena- 16h (horário de Brasília)
Sporting x Lille- Estádio de Alvalade- 16h (horário de Brasília)
Milan x Liverpool- Giuseppe Meazza- 16h (horário de Brasília)Delegação piauiense conquista 10 medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem
Atletas piauienses de canoagem ganharam 10 medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem em Lagoa Santa, Minas Gerais, que encerrou no último domingo (15/09). São duas medalhas de ouro, sete de prata e uma de bronze. O apoio do Programa Piauí no Pódio, da Secretaria dos Esportes (Secepi), proporcionou aos atletas a viagem até à cidade mineira para as disputas.
No primeiro dia do campeonato, vieram as primeiras três medalhas de prata com Maria Eduarda Alexandre e João Pedro Silva no C1 1000m, na categoria Cadete. Ana Marcela Araújo trouxe a medalha no C1 1000m, na categoria Menor Feminino.
A primeira medalha de ouro veio no segundo dia da delegação piauiense em Lagoa Santa. Maria Eduarda Alexandre e Isabelle Oliveira foram as campeãs no C1 1000m, na categoria Cadete. E a dupla formada por João Pedro Silva e Luís Neto trouxe prata no C1 1000m, Cadete.
Já no terceiro dia, nossos atletas ganharam o maior número de medalhas e de todas as cores. Mais uma vez, as atletas Maria Eduarda Alexandre e Isabelle Oliveira conquistaram o ouro, desta vez no C2 500m. As medalhas de prata vieram com João Pedro Silva no C2 500m, a dupla João Pedro Silva e Luís Neto no C2 500m e com Maria Eduarda Alexandre no C2 200m. A conquista do bronze foi da canoísta Ana Marcela Araújo no C1 5000m, na categoria Menor. Ao todo, 19 atletas representaram o Piauí, sendo 14 da Associação Iporanga de Canoagem, de José de Freitas, e cinco da Associação Parnaibana de Canoagem.
Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a continuidade do apoio à modalidade esportiva e comentou o excelente desempenho da delegação do Piauí na competição. “ O fato de trazermos 10 medalhas de um campeonato brasileiro, no local onde foram realizadas as maiores disputas de canoagem do país, com grandes clubes nacionais, é extraordinário. A Escola Iporanga e a cidade de José de Freitas estão de parabéns”, disse.
O presidente da Associação Iporanga de Canoagem, Edivan Lopes, atribuiu o resultado da participação dos seus atletas ao apoio recebido, à preparação dedicada e à superação de desafios. "Conseguimos superar nossa perda, garantimos a segurança dos atletas com um barco a motor e focamos muito nos treinos. Nossa expectativa era trazer medalhas e trouxemos 10", declarou.
Tribunal argentino adia julgamento pela morte de Maradona
O julgamento que envolve os acusados pela morte do ídolo do futebol argentino, Diego Armando Maradona, foi adiado para março de 2025. Oito profissionais de saúde são acusados de terem cometido “homicídio por negligência”.
De acordo com o jornal La Nación, o tribunal de San Isidro acatou a solicitação de três dos oito acusados para que o julgamento, que deveria ocorrer no dia 1º de outubro, fosse adiado. Vale lembrar que esta é a segunda vez que houve o adiamento do juízo para definir a responsabilidade pela morte de Maradona, que inicialmente, estava marcado para 4 de junho.
Entre os acusados pela morte da lenda do futebol argentino, estão o seu neurocirurgião, um psicólogo, um psiquiatra e enfermeiros. A pena máxima que os acusados podem pegar é de até 25 anos de cadeia.
Diego Maradona faleceu no dia 25 de novembro de 2020, aos 60 anos, por insuficiência cardíaca após uma cirurgia no cérebro, realizada poucos dias antes de sua morte.
FFP divulga tabela de jogos do segundo turno da Série B do Piauiense
A Federação de Futebol do Piauí (FFP) acaba de divulgar a tabela oficial dos jogos do segundo turno do Campeonato Piauiense Série B. A competição, que movimenta os clubes em busca de uma vaga na elite do futebol estadual, entra em sua fase decisiva, prometendo confrontos acirrados e muitas emoções para os torcedores.
Foto: reproduçãoCom grandes equipes do futebol piauiense, o segundo turno será importante para definir quem segue firme na briga pelo título e pelo sonhado acesso à Série A do Campeonato Piauiense em 2025. Times que tiveram um bom desempenho no primeiro turno buscam manter o ritmo, enquanto outras equipes querem virar o jogo e surpreender nesta reta final.
Os torcedores que desejam acompanhar de perto cada rodada podem conferir a tabela completa do segundo turno diretamente no site oficial da FFP. A tabela eletrônica está disponível com informações detalhadas sobre as datas, horários e locais dos jogos.