• TCE-PI divulga relatório preliminar sobre concessões e parcerias com o setor privado

    O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou o relatório preliminar do levantamento sobre concessões e parcerias público-privadas (PPPs) no estado e nos municípios piauienses. O estudo abrange o período de 2016 ao primeiro trimestre de 2024 e tem como objetivo conhecer e avaliar as iniciativas de desestatização e regulação, com foco nas concessões e parcerias entre o setor público e privado.

    Foram identificadas 63 iniciativas no âmbito estadual e 112 em municípios do Piauí, distribuídas em diversos segmentos como saneamento, iluminação pública, mobilidade urbana e eficiência energética. O relatório destaca avanços significativos, mas também aponta um número significativo de projetos inacabados, especialmente no âmbito estadual, onde 56,45% das iniciativas estão suspensas.

    O levantamento servirá de base para futuras auditorias, com o intuito de aprimorar a gestão dos contratos e assegurar a qualidade dos serviços públicos. As informações coletadas visam auxiliar na melhoria da estruturação dos projetos e na gestão das parcerias, contribuindo para um impacto positivo na vida da população.

    As principais fontes de pesquisa incluíram o acesso aos dados do site Radar PPP (mediante autorização) e informações disponíveis nos sites dos governos estaduais e municipais.

    O TCE-PI continuará monitorando e propondo melhorias para aumentar a eficiência e a efetividade das parcerias público-privadas no estado, reforçando seu compromisso com a boa governança e a defesa do erário.

    Clique aqui para ter acesso ao relatório.

  • Advogado Nelson Wilians recebe título de cidadania piauiense na Assembleia Legislativa

    A Assembleia Legislativa do Piauí concedeu, na manhã desta segunda-feira (26/08), o título de cidadania piauiense ao advogado Nelson Wilians Fratoni Rodrigues. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Henrique Pires (MDB). Nelson Wilians, que nasceu em Cianorte, no Paraná, foi reconhecido por suas contribuições ao estado.

    Foto: ALEPI

    A sessão especial foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), que destacou a importância da homenagem e a relevância dos presentes no plenário. Entre os participantes estavam o ex-governador Freitas Neto, os senadores Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB), o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) e outras autoridades. A mesa de honra contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, o procurador Anderson Vieira, representando o Governo do Piauí, o desembargador Haroldo Rehem, representando o Tribunal de Justiça do Piauí, e o vereador Victor Linhares, representando a Câmara Municipal de Teresina.

    A advogada Morgana Denardin Pinto fez as saudações ao homenageado, destacando sua dedicação à valorização das equipes locais e à geração de emprego. Em seu discurso, o deputado Henrique Pires enfatizou a influência do trabalho de Nelson Wilians em todo o país, enfatizando sua defesa por projetos educacionais.

    Durante seu pronunciamento, Nelson Wilians relembrou sua origem humilde como filho de agricultores do interior do Paraná. “Muito cedo eu descobri que a caneta é mais leve do que a inchada. Comecei minha carreira praticamente sozinho, mas sempre tive oportunidades dadas por pessoas que me apoiaram”, afirmou. Ele também destacou a missão de seu escritório, o NWGroup e NWADV, o maior da América Latina, de ser reconhecido como um defensor em todos os estados onde atua: “A sociedade e o povo me veem como agregador, como defensor. E onde eu estiver o Piauí terá um defensor”, concluiu.

  • Banco do Nordeste participa do 2º Festival Melão e Mel em Canto do Buriti no Piauí

    O aguardado Segundo Festival Melão e Mel, organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), acontece nesta terça-feira (23/07) em Canto do Buriti, Piauí. O evento tem como objetivo celebrar a cultura, promover o empreendedorismo e fortalecer as cadeias produtivas da fruticultura irrigada na região.

    Foto: 180graus

    A feira atraiu uma ampla participação da população do Centro Sul do Piauí, destacando-se pela diversificada programação cultural e a presença de renomados artistas regionais. Entre os destaques musicais estão os shows de Iguinho e Lulinha, além de Túlio Milionário com sua música "Os Casca de Bala".

    Durante o evento, a SEMARH realizou importantes iniciativas, como a entrega de 10 mil mudas pelo programa PRO Verde Piauí e 550 caixas de abelhas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.

    Foto: 180graus

    Honório, gerente da agência do Banco do Nordeste, de São Raimundo no Nato, que atende os 18 municípios da região da Serra da Capivara, incluindo Canto do Buriti, comentou sobre a importância do evento para os pequenos produtores. "A gente está hoje aqui na feira com assinaturas de meio milhão de reais em contratos, com os pequenos produtores da região, inclusive de atividades voltadas para a apicultura, que é o motivo da feira hoje, da feira do mel e do melão. É um crédito muito específico, os produtores têm acesso a crédito de até 12 mil reais, esse crédito eles pagam com 40% de desconto e é utilizado na parte produtiva da agricultura", afirmou Honório.

    Ele destacou ainda que a agência de São Raimundo, no ano de 2023, liberou 163 milhões de reais em créditos na região. "Desse volume, 80% a 90% foi para micro e pequenos produtores. O restante foi nas áreas comerciais e agronegócio. A importância da agência é justamente isso: conseguimos colocar o recurso dentro dos municípios", explicou Honório.

    Honório também enfatizou a importância do crédito rural para os pequenos produtores. "Todo o micro produtor rural que a gente tem, que é o menorzinho, que é atendido pelo AgroAmigo, está tendo acesso a crédito, que antes ele não tinha. Ele vai à agência, abre conta, que é uma coisa que ele não tinha, porque geralmente não tem renda. E aí ele começa a pegar o crédito, pode começar pequeno, com 10, 12 mil reais, e pode chegar a mais de 100 mil reais dentro do Pronaf. É um crescimento muito grande, é uma oportunidade muito grande que o banco dá", concluiu.

    O evento tem se mostrado um importante momento de valorização e fortalecimento das atividades rurais e empreendedoras da região, proporcionando oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável para os pequenos produtores.

    Foto: 180graus
    Foto: 180graus

  • Associação Miau participa do 2º Festival Melão e Mel em Canto do Buriti no PI

    Acontece no município de Canto do Buriti, nesta terça-feira (23/07), o segundo Festival Melão e Mel, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), o evento atraiu uma ampla participação da população do Centro Sul do Piauí, que se reuniu para desfrutar de uma programação diversificada e a presença de artistas regionais.

    Foto: 180graus

    Uma das iniciativas marcantes do festival foi a participação da Associação Miau, representada por Divina, criadora da ONG dedicada ao cuidado de animais de rua na região. Com dois anos e meio de existência, a associação tem como missão resgatar, cuidar e promover a adoção responsável de animais abandonados. "Nós não tínhamos nada voltado aos animais de rua quando cheguei em Canto do Buriti. Por isso, criei a Associação Miau para cuidar desses seres vivos que merecem amor e respeito", explicou Divina.

    Atualmente, a associação enfrenta desafios para conseguir um espaço próprio e realiza bazares e rifas durante eventos como o Festival Melão e Mel para arrecadar fundos. "Temos um gatil e mais de 35 gatos resgatados aguardando adoção. Queremos mostrar à comunidade a importância de cuidar dos animais como membros da família, com carinho e responsabilidade", destacou Divina.

    Foto: 180graus

    O Segundo Festival Melão e Mel não apenas fortaleceu as cadeias produtivas da fruticultura irrigada, mas também promoveu a conscientização sobre a proteção animal, demonstrando como iniciativas locais podem impactar positivamente a comunidade.

  • Itaueira Agropecuária participa do 2º Festival Melão e Mel em Canto do Buriti no Piauí

    O aguardado Segundo Festival Melão e Mel, organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), acontece nesta terça-feira (23/07) em Canto do Buriti - PI. O evento tem como objetivo celebrar a cultura, promover o empreendedorismo e fortalecer as cadeias produtivas da fruticultura irrigada na região.

    Foto: 180graus

    A feira atraiu uma ampla participação da população do Centro Sul do Piauí, destacando-se pela diversificada programação cultural e a presença de renomados artistas regionais. Entre os destaques musicais estão os shows de Iguinho e Lulinha, além de Túlio Milionário com sua música "Os Casca de Bala".

    Durante o evento, a SEMARH realizou importantes iniciativas, como a entrega de 10 mil mudas pelo programa PRO Verde Piauí e 550 caixas de abelhas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região.

    Foto: 180graus

    Damião Mora es Pinheiro, engenheiro agrônomo e gerente da Itaueira Agropecuária em Canto do Buriti e Pajeú do Piauí, destacou a importância da empresa na economia local: "A Itaueira Agropecuária está presente no Piauí há quase 41 anos, focando inicialmente na produção de caju e, atualmente, no cultivo de melão. Nossa área plantada de 1.120 hectares no estado gera cerca de 33.600 toneladas de frutas selecionadas anualmente, distribuídas nacionalmente."

    Quando questionado sobre o principal produto da empresa, Damião respondeu: "O melão amarelo rei é nosso principal produto."

    Sobre a localização da maior produção, ele esclareceu: "A maior área plantada está em Canto do Buriti, com aproximadamente 600 hectares, seguido por Pajeú com pouco mais de 500 hectares."

    Foto: 180graus

  • Prefeitura de Esperantina informa suspensão temporária das redes sociais em respeito à legislação

    A Prefeitura de Esperantina comunica que irá desativar as redes sociais oficiais e restringir a comunicação institucional, a partir deste sábado (06/07), em respeito à Legislação Eleitoral.

    Tendo em vista as Eleições Municipais de 2024 e os prazos previstos na Legislação Eleitoral, órgãos da Administração Direta e Indireta de todo o país ficam proibidos de realizar propaganda institucional nos três meses que antecedem o pleito.

    Desta forma, respeitando a Lei Federal Nº 9.504/97 (Artigo 73), a partir deste sábado, dia 06 de julho, a Prefeitura de Esperantina, por meio da Coordenação de Comunicação, informa que irá desativar temporariamente as redes sociais oficiais (Facebook, Instagram e Youtube), bem como o campo de “Notícias” do Portal Oficial, até o fim dos trâmites das eleições deste ano.

    Vale ressaltar que as áreas de serviços úteis e informações de interesse público essenciais continuarão disponíveis no site oficial, www.esperantina.pi.gov.br para conhecimento da população.

    O mesmo vale para redes sociais institucionais de secretarias e departamentos ligados ao Poder Executivo, que também serão suspensas, visando resguardar o papel informativo sem caráter político-partidário e respeitar as restrições impostas pela legislação.

    Após o período eleitoral, todo o conteúdo será novamente disponibilizado no site e as redes sociais serão reativadas.

  • Codevasf investe R$ 2,7 milhões em patrulhas agrícolas para 14 municípios do Piauí

    A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta segunda-feira (01/07), a entrega de patrulhas agrícolas a 14 municípios piauienses. Ao todo, foram investidos mais de R$ 2,7 milhões na ação, que proporciona mão-de-obra mecanizada e possibilidade de incremento de renda ao homem do campo. Estima-se que cada trator doado às comunidades rurais equivale ao trabalho de 150 homens.

    Entre os itens entregues estão tratores, grades, carretas e arados. Foram contempladas prefeituras e associações dos seguintes municípios: Barras, Capitão de Campos, Colônia do Gurgueia, Corrente, Dom Inocêncio, Francisco Macedo, Massapê, Paes Landim, Patos, Picos, Santa Cruz dos Milagres, Santa Rosa, São Raimundo Nonato e Sigefredo Pacheco. 

    Localizada no município de São Raimundo Nonato, na região Sul do estado, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Lagoa dos Torrões projeta aumento de produção ainda neste semestre. “São mais de 30 famílias que vivem do cultivo de mandioca, feijão, milho, mas também da apicultura há mais de três décadas. Os tratores ajudam nossos associados na preparação do solo para plantio e as carretas atuam na distribuição destes produtos. Sentiremos os benefícios desse maquinário já nos próximos meses”, disse o presidente da entidade, José Carlos da Silva Rocha

    No ano passado, a Companhia investiu, por meio da Superintendência Regional no Piauí, cerca de R$ 50 milhões na estruturação das atividades produtivas e fomento da mecanização no campo, sobretudo por meio da doação de veículos, máquinas e equipamentos. 

    O superintendente da Regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destaca a importância das doações para o fortalecimento da agricultura familiar no estado. “A Companhia tem fomentado a mecanização das atividades agrícolas, que é a grande aptidão do nosso povo, em todo território piauiense, com o intuito de proporcionar maior força de trabalho, mais renda e novos mercados. É o campo mostrando sua força”, avalia.

    Confira:

  • Agricultura Familiar e carne de caprino como destaque na merenda escolar de Joaquim Pires

    O município de Joaquim Pires, localizado no interior do Piauí, encontrou uma maneira inovadora de impulsionar sua economia local enquanto oferece uma merenda escolar mais saudável e nutritiva. Em 2023, o município incorporou produtos da agricultura familiar ao cardápio das escolas municipais, totalizando 19.943,60 kg de alimentos, como arroz, banana, cheiro verde, farinha de mandioca, fécula de mandioca, feijão, macaxeira, ovos, pimentão, polpa de fruta e tomate. Além disso, foram incluídos 2.320 kg de carne de caprino, um produto de grande importância econômica para a região, totalizando um valor de 195.986 reais para produtores rurais que fornecem para merenda escolar.

    Foto: Ascom

    Essa iniciativa mostra como a administração municipal pode apoiar os agricultores familiares e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da alimentação escolar. A carne de caprino, por exemplo, foi incorporada ao cardápio das 17 escolas do município, que atendem desde a educação infantil até o ensino fundamental anos finais. Além disso, os produtos agrícolas de produção local, como arroz, banana, feijão e tomate, foram integrados para diversificar e enriquecer a merenda escolar.

    A colaboração entre a prefeitura e os produtores locais é fundamental para o sucesso do projeto. A inclusão da carne de caprino na merenda escolar contribui para fortalecer a economia local, criando uma demanda consistente para os produtores, enquanto os alimentos da agricultura familiar trazem variedade e valor nutricional para as refeições escolares.

    A nutricionista do município garante que o cardápio seja equilibrado, incluindo uma variedade de produtos da agricultura familiar e da pecuária local para atender às necessidades das diferentes faixas etárias. Essa abordagem equilibrada promove uma alimentação saudável e apoia o desenvolvimento dos estudantes.

    Pais e professores elogiam a qualidade da merenda escolar e destacam como a variedade dos alimentos mantém os alunos mais interessados nas refeições. A iniciativa também reforça o compromisso da administração municipal com a promoção de hábitos alimentares saudáveis e com o apoio aos agricultores locais, fortalecendo a economia rural e a qualidade de vida na comunidade.

    O prefeito de Joaquim Pires expressou sua satisfação com o projeto, afirmando: "Estamos comprometidos em apoiar nossa comunidade local e oferecer uma merenda escolar de qualidade para nossas crianças. Valorizar a produção local é uma forma de investir no futuro do município."

    A abordagem de Joaquim Pires pode ser um modelo para outras cidades que buscam melhorar a merenda escolar e, ao mesmo tempo, apoiar a agricultura familiar e os produtores locais. O sucesso do projeto mostra como a colaboração entre setor público, agricultores e comunidade escolar pode gerar benefícios duradouros para todos.

  • Evento Piauí + Amor promove autocuidado e saúde emocional em Teresina

    A capital do Piauí, Teresina, nesta terça-feira (30/04), será palco do evento Piauí + Amor, que busca abordar temas cruciais como saúde emocional e autocuidado. Com início às 17h, o encontro contará com a participação de renomados palestrantes, incluindo a psicóloga Anahy D’Amico, o escritor Fabrício Carpinejar, a especialista em desenvolvimento de pessoas Celina Tourinho, o padre Luiz Eduardo Bastos, a psicóloga Thais Araújo Lôbo e o psicólogo Carlos Aragão Neto.

    Celina Tourinho, ressaltou a importância de se abordar esses temas nos dias atuais: “A existência hoje precisa desse olhar, tanto da saúde mental como da fé, da família, das relações e principalmente, entendemos que devemos abordar o assunto.”

    O encontro acontecerá na Arena Verdão, localizada no Centro Norte de Teresina. Os ingressos solidários estão sendo vendidos por R$ 20,00, além da doação de um quilo de alimento.

    Padre Luiz Eduardo também enfatizou a relevância do evento, destacando a presença constante de questões como ansiedade e depressão em diversas esferas da vida: “Esses aspectos da ansiedade, depressão são muito presentes em nossas vidas, todos estamos envolvidos e passamos por essas situações, seja nos locais de trabalho, nas famílias, na dimensão do clero, isso é uma realidade também.”

    Confira:

  • Juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima é homenageado com título de cidadão teresinense

    O juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima, reconhecido por sua dedicação e serviço exemplar como titular da 1ª Vara Criminal de Teresina, foi agraciado com o título de cidadão teresinense em uma cerimônia especial realizada nesta quinta-feira (25/04) na Câmara Municipal de Teresina. A honraria foi proposta pela vereadora Thanandra Sarapatinhas e entregue pelo vereador Bruno Vilarinho.

    Natural de Monsenhor Hipólito (PI), o juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima tem uma trajetória marcada por sua competência e comprometimento com a justiça. Sua posse na vara criminal teresinense completou 11 anos em janeiro deste ano, período no qual demonstrou serenidade, zelo à função e alta produtividade. Anteriormente, o magistrado atuou na Comarca de Jaicós, onde também deixou sua marca de excelência.

    A solenidade de entrega do título de cidadão teresinense foi marcada pela presença de familiares, amigos e colegas de profissão, que celebraram não apenas as conquistas, mas também sua contribuição para a sociedade e sua dedicação ao serviço público.

    Confira:

Carregar mais
Trabalhe Conosco